Você sabe o que é comunicação violenta? Observa a seguinte oração:
“Esse relatório que você me enviou está péssimo, incompleto, confuso. Você já trabalha aqui há mais de um ano e até hoje não sabe fazer um relatório decente?”.
As aspas acima são uma forma de se expressar que pode levar ao desgaste das relações no ambiente de trabalho e tornar o clima bastante hostil.
Adotar esse tom para se dirigir a colegas de trabalho e a subordinados é um exemplo de comunicação violenta, capaz de enfraquecer o desempenho individual e coletivo.
Muitas empresas já entenderam o quão nocivo esse comportamento pode ser e estão incentivando o uso da comunicação não violenta (CNV) entre seus colaboradores.
Se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, então te convidamos a prosseguir com a leitura deste conteúdo.
Nos próximos parágrafos, vamos explicar o que é CNV, como ela surgiu e por que é importante dedicar esforços para extinguir a comunicação violenta no dia a dia da sua empresa.
Além disso, você também vai conferir 10 dicas de como colocar em prática a comunicação não ofensiva.
Leia também: Exemplos de falha na comunicação em empresas: confira os 7 principais e saiba como evitá-los
O conceito de o que é comunicação não violenta foi desenvolvido na década de 1960 pelo psicólogo Marshall Rosenberg.
Naquela época, os Estados Unidos vivia forte tensão social provocada pela segregação racial.
Rosenberg, criou a metodologia de comunicação não violenta para ajudar escolas que queriam dar fim a essa realidade de discriminação.
Para isso, era preciso adotar uma postura mais apaziguadora com vista a melhorar a convivência entre brancos e pessoas negras.
Esse método de comunicação não defensiva se pauta na capacidade de ouvir o outro sem fazer juízo de valor e na busca por um meio termo entre as partes.
Leia mais: Gestão da comunicação empresarial: confira 6 dicas para se conectar com seus colaboradores
Com base no que acabamos de ver no tópico anterior, é possível definir o que é comunicação não violenta como uma maneira de se expressar sem que seja necessário usar um tom agressivo e de julgamento.
O foco da comunicação não ofensiva é justamente manter o bom relacionamento entre as pessoas e fortalecer os vínculos no âmbito profissional, pessoal, familiar etc.
A comunicação não defensiva se preocupa não somente com a forma com que a mensagem é passada, mas também com seu conteúdo.
Assim, o colaborador sente que está sendo instruído e orientado em vez de achar que está sendo julgado ou criticado. Isso, de forma coletiva, é excelente para a melhora do clima organizacional da empresa.
Veja mais dicas de como manter o clima e a cultura organizacional, mesmo com dificuldades de comunicação, neste webinar gravado:
Veja também: O que é comunicação integrada: conceito, como funciona e principais benefícios
A implementação da comunicação não violenta pode trazer vários benefícios para a sua empresa e se tornar uma ferramenta poderosa para impulsionar o desempenho de seus colaboradores.
Confira abaixo alguns dos principais motivos que fazem da CNV uma prática importante para o dia a dia da sua empresa:
Veja mais: Ferramentas de comunicação empresarial que estão revolucionando a maneira de trabalhar
Se você está com problemas de comunicação em sua empresa, aqui vão algumas dicas que podem ajudar você:
Agora que você já sabe o que é CNV e os benefícios da comunicação não violenta, separamos aqui 10 dicas que vão te ajudar na adoção desse método com os colaboradores da sua empresa.
Confira em nosso blog: 4 estratégias de comunicação para engajar colaboradores
E aí, conseguiu entender o que é comunicação não violenta e como ela funciona?
Faça uso das dicas que citamos aqui e fortaleça as relações entre os colaboradores da sua empresa.
O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que permite dar feedbacks embasados em fatos para seus colaboradores, pois ele ajuda a criar, analisar e compartilhar KPIs de desempenho com os times e as pessoas.
Veja mais algumas de suas vantagens:
Comunicação e cultura organizacional tem tudo a ver, baixe esses infográficos gratuitos e confira algumas dicas:
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
A Siteware
Clientes
Recursos
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.