Logo siteware

Como fazer uma crítica construtiva: 4 passos para entregar o melhor feedback

CONTEÚDO

Publicação:
Publicação:
Como fazer uma crítica construtiva

CONTEÚDO


Algumas pessoas não respondem bem às críticas. Isso se deve principalmente ao fato de preferirmos ser elogiados por nossos pontos fortes e não criticados por nossas fraquezas.

Nesse contexto, surge a pergunta: como fazer uma crítica construtiva sem desmotivar a pessoa?

Dentro do espaço de uma empresa, as críticas são uma parte essencial do processo de aprendizado dos colaboradores. Assim, eles podem ajustar seu comportamento e alcançar as metas traçadas.

Uma crítica construtiva eficaz tem o poder de corrigir atitudes, melhorar a forma de trabalhar e ajudar a desenvolver seu crescimento pessoal e evolução profissional.

Pensando nesse cenário, preparamos um conteúdo explicando a fundo o que é e como fazer uma crítica construtiva seguindo 4 dicas básicas.

Leia também: Como dar feedback negativo e porquê as pessoas não gostam deles?

Ou veja nosso vídeo sobre o tema:

O que é uma crítica construtiva?

Quando as pessoas pensam na palavra crítica, logo surge algo negativo em mente. Só que, na verdade, existem 2 tipos de críticas:

  • Críticas destrutivas, que realmente são sempre negativas e soam mais como uma reclamação;
  • Críticas construtivas, que surgem como um apoio ao trabalho de qualquer pessoa. Ou seja, têm um sentido muito positivo. Um exemplo comum é a prática do feedback.

Mas quando falamos de crítica construtiva, não podemos pensar da forma negativa. Ela é uma maneira de ajudar as pessoas a melhorarem em algum ponto ou alguma atividade que não está sendo realizada da melhor maneira possível.

A crítica construtiva é feita para ajudar em determinada situação e corrigir os erros no trabalho, e não prejudicar uma relação profissional.

STRATWs One é uma ferramenta que estimula a aplicação da cultura do feedback nas empresas, por meio de uma gestão estratégica. Saiba mais!

Como identificar uma crítica construtiva?

Uma grande dificuldade que muitas pessoas têm no ambiente de trabalho é identificar uma crítica construtiva.

Para ser mais fácil identificar, basta pensar nas perguntas a seguir, relacionando-as com a crítica:

  • Ela está te encorajando a melhorar?
  • A pessoa está depositando confiança em você, mesmo fazendo um alerta?
  • Ela está fornecendo dicas de como melhorar em algum aspecto?

Se a resposta for positiva para ao menos uma delas, então tenha certeza que a pessoa que se dispôs a fazer a crítica quer realmente ajudar você a se desenvolver e a melhorar no ambiente de trabalho.

Como lidar com esse tipo de crítica?

Talvez mais difícil do que saber identificar e como fazer uma crítica construtiva é entender como você pode lidar com elas.

Para que tenha mais facilidade com esse ponto, tente ver sempre o objetivo da outra pessoa. Sabemos que ninguém é perfeito, e se ela está dispondo de um tempo para apontar uma falha que você pode melhorar, é sinal de boa intenção.

Em seguida, analise a crítica. Percebendo que realmente precisa melhorar em determinado aspecto, não importa o quão difícil possa parecer a princípio, você precisa começar a listar formas de mudar a situação.

Confira também este infográfico com dicas de como fazer um feedback construtivo:

como fazer uma critica construtiva

Veja também: Você sabe como desenvolver equipes de alta performance? Confira 8 dicas que funcionam

Como fazer uma crítica construtiva em 4 passos

Separamos 4 passos importantes que você deve seguir para entender como fazer uma crítica construtiva:

1- Relacione a crítica com as metas da empresa

Antes de fornecer algum feedback, encontre um ponto comum entre ele e a meta compartilhada do seu time ou da sua empresa. Por exemplo: aumentar as vendas ou finalizar um projeto.

Fazer uma crítica construtiva usando essa meta como o fator determinante ameniza o feedback negativo, esclarecendo melhor sua intenção. Além disso, mostre formas de como a pessoa pode melhorar. Se possível, tracem, juntos, um plano de metas de melhoria.

2- Faça parte do contexto da crítica construtiva

A melhor maneira de fazer uma crítica construtiva é evitando usar frases que colocam o outro colaborador na posição defensiva.

É preciso falar do problema como algo que “todos nós” temos que melhorar.

Falar dessa forma é bem mais motivador do que usar apenas “você fez”. Isso acaba jogando um peso de culpa e negativamente. Também é importante ter cuidado para evitar palavras que possam ser interpretadas como um julgamento ou um ataque pessoal.

3- Seja sempre o mais específico possível

Para entregar uma ótima crítica construtiva, você deve ser capaz de fornecer detalhes específicos sobre o que a outra pessoa fez de maneira incorreta e como ela pode melhorar. Só assim seu feedback será realmente eficaz.

Por exemplo: se houve alguns prazos para o cumprimento de determinados objetivos e eles não foram cumpridos, então seja claro sobre sua importância.

4- Tenha empatia no momento de fazer uma crítica construtiva

Mostrando empatia e se portando de forma natural, você pode dar críticas construtivas que não geram nenhum ressentimento. Não tenha medo de dar um feedback crítico, mas sempre faça com humildade, positividade e muita empatia.

Uma dica útil de como fazer uma crítica construtiva é reformular o que você falou e perguntar se está correto para a outra pessoa. Essa é a melhor forma de saber se conseguiu se expressar bem e se realmente foi compreendido.

Confira em nosso blog: Saiba o que é Feedback Canvas e como usar nos negócios

O STRATWs ONE é um software de gestão de performance corporativa capaz de tornar mais transparentes os dados de desempenho dos colaboradores, entre diversas outras vantagens.

Dessa forma, todos ficam cientes de seu desempenho em função dos indicadores apresentados e podem entender melhor críticas construtivas ao seu trabalho.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs ONE

gestão de desempenho stratws

Baixe este case de sucesso e veja como reconhecer o desempenho dos colaboradores podem trazer grandes resultados para o negócio: Como a meritocracia foi um fator de sucesso na BRmalls.

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[Evento online e gratuito]
[Evento online e gratuito]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[Evento online e gratuito]
[Evento online e gratuito]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[Evento online e gratuito]
[Evento online e gratuito]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]