Qualidade

Programa 5S de qualidade: o que é, para que serve e passo a passo de como implementar na sua empresa

Programa 5S de qualidade: o que é, para que serve e passo a passo de como implementar na sua empresa

Publicação : 06/04/2021

Por Lorrana Freitas

8 min

Programa 5S de qualidade
Programa 5S de qualidade

Você tem ideia sobre o que é o programa 5S de qualidade?

Basicamente, trata-se de uma metodologia de gestão desenvolvida pelos japoneses no período pós Segunda Guerra Mundial. Esse programa busca promover a disciplina e a organização nas empresas a fim de garantir uma melhoria na qualidade das entregas e aumentar a produtividade individual e coletiva.

A implementação do programa 5S nas organizações vem se difundindo pelo mundo nas últimas décadas e trazendo bons resultados para empresas de todos os tipos e tamanhos, gerando mais eficiência, produtividade e competitividade.

Se você quer saber mais sobre essa metodologia e tem interesse em implementar o programa 5S de qualidade no seu modelo de negócio, te convidamos a continuar a leitura deste conteúdo para conferir:

  • O que é o programa 5S de qualidade?
  • Quais são os 5 Sensos do 5S?
  • Para que serve o 5S nas empresas?
  • Exemplo de implantação do programa 5s nas empresas brasileiras
  • Passo a passo: como implementar o programa 5S de qualidade?

O que é o programa 5S de qualidade?

Podemos definir o que é o programa 5S de qualidade como uma metodologia de gestão em que busca-se implementar a cultura da disciplina.

A intenção é reduzir desperdícios, fazer um uso mais inteligente dos recursos disponíveis, promover a organização do espaço, identificar e solucionar problemas com mais agilidade e gerar oportunidades de melhoria na execução de tarefas.

A origem do 5S na qualidade data de meados da década de 1950, quando o Japão estava em processo de recuperação após a Segunda Guerra Mundial e precisava se reerguer rapidamente.

Pensando em implantar um Sistema de Qualidade em sua empresa, inspirado no 5S?

Então acompanhe este vídeo, ele pode ajudar você:

O 5S é um sistema de qualidade muito usado, mas você sabia que pode melhorar ainda mais sua gestão da qualidade usando outras ferramentas? Você conhecê os 5 porquês?

Então, baixe nossa ferramenta 5 Porquês GRATUITA! [TEMPLATE GRATUITO] 5 PORQUÊS

Leia também: Metodologia 5 porquês: descubra a causa real dos problemas

Quais são os 5 Sensos do 5S?

5S se refere a 5 Sensos da cultura do Japão e que visam incentivar a disciplina, a organização, a produtividade e a responsabilidade coletiva. São eles:

Seiri – Senso de Utilização

Está relacionado ao uso daquilo que é realmente necessário. O que não for essencial para a execução do trabalho na empresa deverá ser descartado ou realocado.

Seiton – Senso de Organização

Todos os equipamentos, materiais, documentos e produtos em estoque devem estar sempre organizados e em ordem a fim de facilitar o acesso.

Seiso – Senso de Limpeza

Cada colaborador deve manter o seu espaço de trabalho sempre limpo. Esse senso vale também para a higiene pessoal dos funcionários.

Seiketsu – Senso de Normalização

Estabelecem-se normas e padrões de qualidade que devem ser seguidos por todos.

Shitsuke – Senso de Disciplina

Os colaboradores devem seguir à risca e naturalizar os sensos anteriores, buscando incorporá-los ao dia a dia da empresa.

Para que serve o 5S nas empresas?

O programa 5S de qualidade serve para que as empresas consigam alcançar a alta performance em seus processos internos.

Por meio dessa metodologia, as operações tornam-se mais eficientes e seguras e os colaboradores passam a ter uma maior compreensão sobre o papel de cada um nos resultados da empresa.

Outra excelente ferramenta de qualidade é o relatório A3, veja mais sobre ele aqui: Relatório A3: melhore seus processos com a metodologia da Toyota

E baixe também nossa ferramenta gratuita: [FERRAMENTA] Relatório A3

Exemplo de implantação do programa 5S nas empresas brasileiras: o caso da Coca-Cola Brasil

A Coca-Cola Brasil é um exemplo de empresa que tem obtido sucesso na implementação do programa 5S de qualidade.

Com o uso da metodologia, a fábrica brasileira da Coca-Cola conseguiu reduzir significativamente as reclamações em sua unidade fabril. Os colaboradores estão mais focados em suas tarefas.

Em entrevista para o blog A Crítica, Elaine Nascimento, supervisora de qualidade da Coca-Cola no Brasil, disse que o 5S “melhora a qualidade do serviço realizado”. Ela completa dizendo que “ficamos com uma estrutura de trabalho mais organizada; os riscos de segurança no trabalho diminuíram e a mobilidade das pessoas aumentou”.

Passo a passo: como implementar o programa 5S de qualidade?

Para fazer uso do programa 5S de qualidade, existem alguns passos essenciais que você deve seguir. Veja a seguir quais são eles.

Passo 1 – Faça um diagnóstico da empresa

Procure fazer um levantamentos dos processos mais críticos do negócio, apontando as principais fragilidades e pontos que devem ser melhorados.

Passo 2 – Defina qual setor ou processo será priorizado

O processo de implementação do 5S deve ser feito aos poucos. Portanto, escolha o departamento ou processo interno com maior potencial de retorno para a empresa.

Passo 3 – Implemente um “S” de cada vez

Cada Senso do programa 5S de qualidade deve ser implementado separadamente, respeitando a ordem de apresentação neste artigo.

Passo 4 – Avalie o processo de implementação

Estabeleça mecanismos para avaliação do programa 5S a fim de garantir que os Sensos estão sendo absorvidos adequadamente pelos colaboradores.

Não basta implantar o 5S em sua empresa, é muito importante acompnahr indicadores de desmepenho para verificar se a melhoria contínua estea realemnet acontecendoi,

Veja algumas dicas de KPIs de qualidade neste vídeo:

Bom, agora que você já sabe o significado do 5S na qualidade e para que ele serve, implemente esse programa na sua empresa e leve as suas equipes à alta performance.

O STRATWs One é um software de festão de performance corporativa que permite criar, acompanhar e compartilhar KPIs de qualidade – e todos os demais de sua empresa – de forma ágil e objetiva.

Confira outras vantagens dessa ferramenta que já conquistou 180 mil usuários em mais de mil empresas:

  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria.

Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *