5s nas empresas: 3 ideias para melhorar a produtividade

CONTEÚDO

5s nas empresas

CONTEÚDO

Não é segredo para ninguém – principalmente na cultura asiática – que proporcionar estímulos e instaurar recompensas em ambientes de trabalho são táticas altamente eficazes. Não é à toa que muitas organizações têm buscado por práticas para melhorar a produtividade e uma em destaque é a aplicação dos 5S nas empresas.

Isso porque, os 5s no ambiente de trabalho tem como lema central cinco palavras de ordem que remetem aos sensos literais de utilização, organização, limpeza, normalização e disciplina/autodisciplina.  

Juntas, essas regras têm altíssimo potencial de motivação – seja com a finalidade de estabelecer o bem familiar, como eram usadas no início, ou em termos de planejamento estratégico. Mas, claro: desde que aplicadas da maneira correta e com as devidas manutenções.

Por isso, confira logo abaixo 3 ideias de 5s nas empresas e como aplicar o conceito de melhoria contínua para tornar o ambiente de trabalho muito mais saudável e produtivo. Continue a leitura e confira! 

5s nas empresas

Quais são os benefícios dos 5s nas empresas?

Segundo o Sebrae-SC, quando um negócio está mal, muitos costumam culpar o mercado pelos resultados abaixo do esperado. Mas o mais indicado é olhar para dentro da empresa.

Em uma análise criteriosa de todos os processos pode ser possível identificar falhas que por menores que sejam acabam influenciando na execução de tarefas e nas entregas aos clientes […]. É nessa hora que a aplicação da metodologia 5s nas empresas ajuda a colocar o trem nos trilhos ou faz andar da forma correta, caso ainda esteja parado”.

Então antes de olharmos para as ideias de 5s nas empresas, vamos entender como os sensos Seiri, Seiton Seiso, Seiketsu e Shitsuke podem beneficiar a sua empresa? Dentre os resultados, será possível encontrar:

  • Organização acentuada no ambiente de trabalho e limpeza visual;
  • Mais criatividade, otimização e menos estresse entre os funcionários;
  • Redução de despesas por meio do desenvolvimento de sistemas realmente importantes;
  • Economia por priorizar apenas o que realmente é necessário;
  • Melhoria da qualidade do produto.

Ou seja, implementar ideias de 5s nas empresas é uma ótima maneira de conquistar um ambiente de trabalho mais organizado que prioriza realmente o que é necessário e evita desperdícios, levando os colaboradores a se tornarem mais produtivos. 

E a soma de todos esses fatores tem como resultado lucros mais expressivos, almejado por todos os empresários.

3 ideias de 5s nas empresas para adotar hoje

Agora que os cinco sensos de aplicação da metodologia 5s já foram reforçados, chegou a hora de conhecer alguns exemplos de 5s nas empresas. São eles:

1- Proponha jogos e vantagens 

Um dos principais fundamentos da dinâmica 5s nas empresas é promover o trabalho em equipe e tornar as responsabilidades de cada pessoa importantes para conquistar um bem maior. É inclusive por esse motivo que dois dos S focam em limpeza (seiso) e autodisciplina (shitsuke): para manter o ambiente saudável e produtivo, e os colaboradores empenhados.

Dessa forma, propor jogos coletivos, que envolvam todas as equipes e desafie a união deles em conjunto é uma das ideias de 5s nas empresas mais estimulantes, capazes de medir até mesmo o processo de organização, cooperação e vitória dos envolvidos. 

A variação mais usada mundialmente é o jogo dos números, que possui obstáculos que ativam a inteligência e o raciocínio. Conheça essa dinâmica no vídeo abaixo:

2- Relembre as práticas dos 5s até mesmo nos processos mais simples 

Seguindo a discussão sobre os jogos, a metodologia reforça que há formas simples, didáticas e até divertidas de mostrar a dinâmica dos 5s nas empresas aos funcionários.

E esse reforço é importante para que toda equipe, do alto escalão a linha de produção. Assim, entenda que os sensos de produtividade da filosofia podem ser aplicados em todas as ações do dia a dia. Quer um exemplo de um jogo rápido que reforce o 5s com facilidade? 

Distribua caixas com materiais de papelaria a dois colaboradores, sendo que uma está organizada e a outra bagunçada e peça para que ambos encontrem determinados itens na caixa. 

Sendo assim, espere a conclusão da tarefa e discuta os resultados com os colaboradores – que possivelmente terão sido bem diferentes. Além disso, com esse exercício eles conseguirão visualizar como e porquê otimizar as tarefas e o tempo no ambiente de trabalho e a necessidade da aplicação do 5s nas empresas.

3- 5S nas empresas: faça uso dos treinamentos

Além das ideias de 5s nas empresas e as dinâmicas exemplificadas acima, investir em reuniões, treinamentos e palestras de estímulos são ações fundamentais para o entendimento dessa prática

O objetivo, inclusive, é se dedicar tanto aos sensos de obrigatoriedade que os mesmos se tornem hábitos diários da vida profissional e pessoal, se tornando mecânicos, na prática. 

Esse estímulo e educação funciona também deve se tornar parte da cultura interna, sendo reforçada constantemente pelos líderes direto. 

E você quer uma dica? As ações em grupo, sejam descontraídas ou mais educativas, são um dos melhores e mais recomendados meios de atingir uma naturalidade com a metodologia.

3 dicas extras de 5s nas empresas

Além das sugestões que trouxemos nos tópicos acima, temos mais três dicas extras de 5s nas empresas, incluindo para a sua organização. Essas ideias podem ser práticas para a resolução final de um problema, especialmente pensando de dentro para fora. 

  • Promova premiações e comissões para aqueles que aderirem melhor ao processo;
  • Entenda que cada S deve ser aplicado no seu tempo, mas não se esqueça de reforçar todos eles sempre;
  • Crie líderes em todas as equipes e não funcionários em ascensão.

Próximos passos

Gostou do nosso conteúdo? São várias as opções de atividades e processos relacionados ao 5s, então é normal se sentir sobrecarregado com o processo. Mas não se esqueça de que esse é um processo que deve ser aplicado com cuidado e calma – e também que ele pode ser mais orgânico e eficaz do que se imagina, especialmente se a sua equipe se sentir envolvida.

E se você deseja melhorar ainda mais a produtividade e performance das equipes, o STRATWs One pode ajudar. Esse software de gestão de performance corporativa ajuda você a analisar os indicadores de desempenho do negócio, de projetos, pessoas, setores e produtos e, assim, você pode avaliar com precisão e tomar as melhores decisões.

Veja mais algumas das vantagens deste software que já é suado por mais de 180 mil colaboradores de mil empresas:

  • Criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar.
stratws one