Qualidade

Dicas de sustentabilidade nas empresas: como trabalhar de forma consciente

Dicas de sustentabilidade nas empresas: como trabalhar de forma consciente

Publicação : 09/10/2014

Por Siteware Siteware

5 min

Pequenas atitudes durante seu dia de trabalho podem fazer toda a diferença para o meio ambiente. Pensar de maneira consciente e coletiva é uma boa forma de se preocupar com o futuro e, consequentemente, preservar o planeta em que você vive. Confira nossas dicas de sustentabilidade nas empresas e passe a praticá-las dentro do seu ambiente de trabalho, além de uma tendência de marketing social, é uma maneira de tornar o nosso planeta um lugar melhor para se viver.

7 dicas de sustentabilidade nas empresas

1- Economize papel

Você sabia que cada funcionário utiliza em média 80kg de papel por ano? E o pior: a grande maioria desse material gerado vai parar no lixo. Por isso, é preciso pensar muito bem antes de fazer impressões dentro do ambiente de trabalho. Será que realmente você precisa daquele documento impresso? Se sim, aja de maneira consciente:

  • Opte por um papel reciclado.
  • Junte vários textos e planilhas em uma única folha e evite imprimir várias páginas.
  • Reutilize papéis para rascunho, por exemplo.

2- Evite copos descartáveis

Uma empresa com 200 funcionários utiliza cerca de 60.000 copos descartáveis por ano. Nesse caso, é muito mais interessante que cada funcionário tenha seu copo ou caneca. Uma forma de gerar menos lixo e economizar dinheiro, concorda? Pense nisso!

3- Recicle os cartuchos de tinta

Realize uma pesquisa rápida na internet e encontre diversos lugares que oferecem o serviço de recarga de cartuchos em sua cidade. Essa é uma boa dica para evitar o acúmulo de resíduos e implantar a sustentabilidade dentro do ambiente de trabalho.

Na França, por exemplo, são utilizados 40 milhões de cartuchos por ano e apenas 15% deles são recarregados. Já imaginou a quantidade de lixo gerada para o meio ambiente?

4- Utilize transportes alternativos

Esta é uma daquelas dicas de sustentabilidade nas empresas que, além de tudo, são saudáveis para você.

A verdade é que existem várias formas alternativas de se deslocar de casa para o trabalho. Veja:

  • Carona
  • Bicicleta
  • Transporte público (metrô, ônibus, trem…)
  • Caminhada

Seja consciente e deixe o carro em casa ou promova um rodízio de caronas dentro da empresa. Além de ser um exemplo de sustentabilidade empresarial, dessa forma, você estará contribuindo para a diminuição de CO2 lançado na atmosfera e também para a manutenção de um ambiente sustentável.

5- Use o ar condicionado com moderação

Lugares ventilados, que possuam um grande número de janelas e outras saídas de ar, não necessitam da instalação de um sistema de ar condicionado. Nesses locais, o ventilador é uma alternativa mais barata e que reduz o consumo de energia elétrica.

6- Evite cartões de visita

Os cartões de visita são importantes para a abertura de novos negócios para a empresa, porém podem ser substituídos por outros recursos. Por exemplo, por um contato online, já que a comunicação digital está em voga atualmente.

Mas, caso seja indispensável imprimir cartões para os funcionários, priorize o papel reciclado. Essa atitude atribuirá um valor de sustentabilidade para sua marca.

7- Seja um exemplo de sustentabilidade

Se você é um líder, chegou a hora de mostrar para os seus funcionários como é possível fazer a diferença. Tenha atitudes sustentáveis dentro do ambiente de trabalho e sirva de exemplo para os demais.

Que achou de nossas dicas de sustentabilidade nas empresas? Como você viu, condutas simples dentro do ambiente de trabalho podem ser significativas para o meio ambiente. Pratique essas ideias de sustentabilidade social e seja um agente multiplicador dessa postura!