Projetos

5 objetivos e metas de marketing que você deve definir

5 objetivos e metas de marketing que você deve definir

Publicação : 19/11/2018

Por Siteware

9 min

Objetivos e metas de marketing
Objetivos e metas de marketing

Definir objetivos e metas de marketing apropriados pode aumentar suas chances de sucesso nos negócios, afinal, 60% das companhias fecham por não ter um plano de negócios definido. Para sua empresa vingar no mercado e não ser parte dessa estatística é preciso saber como começar e onde você quer chegar com seu negócio.

Definir com exatidão e criar objetivos mensuráveis é fundamental para profissionais de marketing que desejam ser bem-sucedidos no que fazem.

A verdade é que, se no momento de planejar as ações do próximo semestre da sua empresa, você não define claramente quais resultados deseja alcançar, você nunca saberá se cumpriu seu objetivo ou não.

Por isso, os objetivos e metas de marketing devem ser mensuráveis (números!) e realistas. É aquela velha máxima “se você não sabe pra onde ir, qualquer caminho serve”.

A seguir, veremos algumas diretrizes para te orientar neste trabalho de definição de objetivos e metas de marketing.

Mas antes, você sabe o que são tarefas, objetivos e metas? Clique aqui para entender a diferença entre os termos!

Diretrizes para definir seus objetivos e metas de marketing corretamente

Definir metas é ótimo. No entanto, o principal é tomar a decisão sobre como você vai alcançar esses objetivos e a melhor maneira de seguir o plano de marketing.

1. Seja específico

Ser específico é importante. Isso mostra que você entende para quem, onde, o que, qual e como você pretende vender seu produto e/ou serviço.

2. Defina metas mensuráveis

Acompanhe os objetivos definidos qualitativa e quantitativamente. Isso vai depender da métrica e pode ser manual ou usando uma ferramenta de marketing.

3. Defina metas atingíveis

Não defina metas que você não pode alcançar. Geralmente, metas devem ser desafiadoras, mas não impossíveis. Certifique-se também de definir um cronograma específico para atingir suas metas de marketing.

Se você não definir um objetivo atingível, ele pode se tornar muito grande ou esmagador. Isso fará com que você sinta que é impossível tentar alcançar esse objetivo.

4. Seja realista

Você sabe que quer alcançar seus objetivos e trabalhar para isso. E se contratar uma consultoria ajudar, então vá em frente sem hesitar.

5. Tempo de prazo

Você precisará de um prazo real. Em resumo, defina um prazo para alcançar esses objetivos.

Exemplos de objetivos a serem definidos para o sucesso de um produto/serviço

1. Construir uma reputação positiva

Você deve criar uma cultura onde os clientes se sintam respeitados e apreciados por meio de um atendimento eficaz. Avalie o mercado corretamente, saiba o que os clientes valorizam e trabalhe para entregar esses valores.

Você pode construir uma reputação positiva para o negócio ensinando os consumidores como usar os produtos/serviços em questão, mostrando os benefícios e os efeitos colaterais, se existirem.

Para tornar a construção da reputação mais palpável, você pode criar e acompanhar metas como nível de satisfação do consumidor, engajamento nas redes sociais, ROI de campanhas voltadas para relacionamento etc.

2. Oferecer o que corresponde à expectativa

Seu plano de marketing deve fornecer exatamente o produto ou serviço que provavelmente está faltando no mercado, mas é altamente exigido por clientes na região abordada.

Você pode precisar conduzir algumas análises para que você saiba o que está faltando e, em seguida, aproveitar a oportunidade de adicionar relevância ao mercado através da introdução de um produto ou serviço altamente exigido.

Dentro desse objetivo, você pode acompanhar métricas de market share, penetração no mercado, indicações boca a boca, entre outras.

3. Ter informações organizadas sobre seu público-alvo

Desenvolva o plano de marketing mantendo seu objetivo de mercado principal em mente. Isso significa que você precisará saber exatamente quem é seu público-alvo, de acordo com o que você tem de oferta.

Seu foco pode estar na população jovem, em geral, sexo masculino e feminino ou na população adulta. O que quer que seja, verifique se o departamento de marketing tem documentado informações relevantes que correspondem ao público-alvo.

Crie um plano de marketing que o seu negócio vai usar não só agora, mas também no futuro. Seria apropriado designar um departamento para documentar o plano muito bem e arquivar os documentos para referência de marketing.

Se integrar um sistema de Customer Relationship Management (CRM) no negócio pode ajudar nas necessidades de marketing da empresa, não tenha medo de investir em um.

4. Fortalecer os recursos financeiros

Concentre-se em disponibilizar recursos de capital para ajudar a empresa a investir em projetos futuros de expansão.

Se a sua empresa tem uma saúde financeira sólida, não deve ser difícil acumular capital. Frequentemente, o capital para financiar a expansão de futuros projetos vem das reservas de caixa da empresa.

Tendo um capital de giro mais consolidado fica mais fácil apostar em uma sazonalidade de vendas ou investir mais em uma campanha de mídia paga, sem meter os pés pelas mãos.

Além de poder avançar e criar ações inovadoras, investindo em tecnologias que podem gerar impacto e trazer retorno para a marca.

5. Inovação e planejamento de ações

A inovação e o planejamento de ações estão entre os mais eficazes objetivos e metas de marketing que você deve definir. Inovação, por exemplo, ajudará sua empresa a ficar à frente do mercado tão competitivo como o de hoje em dia.

Identifique as principais técnicas que ajudarão seu mercado de negócios em si também. Sua técnica de marketing deve ser INTELIGENTE; específica, mensurável, realizável, realista e oportuna.

Definir essas metas e objetivos de marketing certamente impulsionará o sucesso do seu produto/serviço e do seu negócio em geral.

Agora que você já viu alguns exemplos, veja outros indicadores que você pode acompanhar dentro dos seus objetivos e metas de marketing no quadro abaixo.

tabela-objetivos-marketing

Fonte: MOT Digital.

Novas tecnologias, novos indicadores

Os indicadores vão se atualizado conforme surgem novas ferramentas de marketing e elas são adotadas no mercado.

Com a chegada do e-mail marketing, por exemplo, o mercado criou KPIs para monitorar e mensurar os resultados conquistados com essa ferramenta.

O Audio Marketing também trouxe seus próprios indicadores para o mercado como: média de tempo de áudio ouvido, número de reproduções, número de reproduções completas etc.

Assim o mercado se movimenta e as novas tecnologias trazem novos KPIs para o marketing digital que podem ajudar a mensurar melhor o quanto se alcança de um certo objetivo ou meta de marketing.

O marketing é essencial para qualquer organização que queira aumentar a conscientização sobre si, seus produtos ou seus serviços. Objetivos e metas claros e estabelecidos ajudarão você a implementar com sucesso seu plano de marketing.

Este post foi escrito pelo Vooozer, uma startup de Audio Marketing que já ajudou a Rock Content a aumentar em até 43% o tempo médio na página e a Resultados Digitais a aumentar sua captação de leads em 7%. E pode ajudar a sua empresa a turbinar suas estratégias de conteúdo com materiais em áudio que engajam, capturam leads e aumentam as vendas.

O STRATWs ONE é um software de gestão de performance corporativa capaz de unir seu pessoal, a operação e a estratégia em busca de melhores resultados. Com ele é possível acompanhar facilmente diversos indicadores do seu negócio!

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One