Conheça as 6 ferramentas para mapa mental e solucione as grandes questões de seu negócio

CONTEÚDO

ferramentas para mapa mental

CONTEÚDO

Todos os dias, na gestão empresarial, nos deparemos com problemas, projetos e outros desafios. Mas nem sempre conseguimos nos organizar para encontrar as melhores soluções.

Na verdade, para conseguir organizar dezenas ou até centenas de ideias para resolver um dilema, é preciso conectar os pontos em comum e estruturar as ações.

E para fazer isso na prática, nada melhor do que contar com as ferramentas para mapa mental.

Veja também: O que é Mapa Mental: conceito, benefícios e como fazer

Vantagens do mapa mental

Por meio do mapa mental, nós conseguimos sair apenas do campo das ideias e criar uma cadeia concreta de pontos conectados.

Quando usados da maneira certa, sempre pensando na hierarquia que cada ponto possui e na importância da clareza de cada tópico, as chances de ter bons resultados são bem maiores.

Mas, sabendo disso, qual será o melhor programa para mapa mental? Será que existe algum que se destaca no mercado, seja de forma gratuita ou paga?

É justamente isso que você vai conferir agora a lista das 6 melhores ferramentas para mapa mental. Cada uma delas possui características diferenciadas que podem fazer a diferença durante a elaboração do seu projeto.

6 ferramentas para mapa mental que você precisa conhecer

1- Miro

Miro é uma lousa digital online infinita e que permite colaborar em tempo real. A ferramenta possibilita que você crie um mapa mental, mas também pelo fato dela ser infinita, permite que inclua outros diagramas, fluxogramas, apresentações, prints e o que mais for necessário para organizar uma ideia visualmente.

Por exemplo, sua empresa pode fazer uma sessão de brainstorming online e ir estruturando o mapa mental na ferramenta em tempo real, com todo mundo colaborando e mexendo no quadro ao mesmo tempo. Após terminar, podem criar um novo espaço dentro do mesmo quadro com uma checklist de tarefas e insights do mapa mental, e ao lado incluir um quadro Kanban para ir acompanhando a execução das tarefas.

As funcionalidades da ferramenta deixam a colaboração online muito mais divertida com emojis, reações, comentários, votação, cronômetro com música e até integrações com outras ferramentas. A ferramenta é gratuita e ainda oferece uma série de templates prontos para usar!  

2– Mind Manager

Para começar nossa lista, temos o Mind Manager. Entre as ferramentas de mapa mental, ela se destaca pela possibilidade de desenhar conexões, interligando ideias diferentes, mas com a possibilidade de inserir links e arquivos relacionados com o tema.

Você pode acompanhar dentro da ferramenta os vários tópicos que definiu, como:

  • Entregas;
  • Datas de entrega;
  • Prioridades;
  • Metas;
  • Recursos;
  • Sequência de passos.

Tudo isso é feito com um contexto visual compartilhado. Hoje a ferramenta é paga, mas você pode fazer uma avaliação gratuita por 30 dias para testar todas as suas funcionalidades.

3- Mind Node

Com o foco em deixar qualquer usuário livre para ir jogando suas ideias e depois criar um mapa simples para organização delas, o Mind Node é mais uma das ferramentas que se colocam na categoria de melhor programa para mapa mental.

A possibilidade de usar não só palavras mas também imagens, links e notas facilita na montagem de todo o mapa.

O mais importante é testar sua funcionalidade de layout inteligente, recebendo recomendação da própria ferramenta para deixar o visual mais compreensível possível.

Esse é um ponto importante no momento de apresentar para outras pessoas envolvidas com aquela ideia ou projeto.

4– MindMeister

Não só ter uma forma para visualizar ideias, mas sim de criar uma apresentação impressionante de qualquer lugar. Esse é o objetivo do MindMeister.

Com essa ferramenta, cada usuário pode participar de projetos de brainstorming colaborativos e criar modelos que transformam descrições difíceis em conteúdos visuais de fácil compreensão.

A possibilidade de transmitir o mapa mental durante uma reunião online é um diferencial.

5- Coggle

Fugir de uma estrutura fixa e dar asas para a criatividade. Essa é a ideia do Coggle, uma das ferramentas para mapa mental que mais se destaca no mercado atualmente.

Levando a ideia de compartilhar algo complexo de forma simples usando o mapa mental, ela se destaca pela possibilidade de ter colaboração em tempo real. Além disso, há também a possibilidade de usar vários pontos iniciais.

Essa plataforma conta com versão gratuita e também algumas versões pagas.

Confira em nosso blog: Como fazer mapas mentais: 4 passos para criar o seu na prática

6- Lucidspark

O Lucidspark é uma ferramenta online de quadro branco perfeita para fazer brainstorming, criar mapas mentais e mapas conceituais, entre outras formas de organizar suas ideias.

O destaque do Lucidspark está no trabalho em equipe. Seu mapa mental pode ser acessado e editado por sua equipe inteira em tempo real. Você pode usar notas adesivas, desenho à mão livre e formas geométricas. A ferramenta ainda conta com um bate-papo integrado, funções de comentários, temporizador e votação, tornando-a muito mais versátil que um simples criador de mapas mentais.

A facilidade de uso junto com uma tela de desenho infinita garantem que você nunca ficará sem espaço para anotar suas ideias.

Bônus: Papel e caneta!

Para finalizar nossa lista de ferramentas para mapa mental, temos os velhos e bons papel e caneta.

Isso mesmo, para quem não curte as ferramentas online e prefere traçar todo o seu modelo de mapa mental na mão, existe essa opção.

Em alguns casos, pode ser importante iniciar um rascunho dessa forma antes de partir para uma ferramenta virtual. Colocar as ideias no papel vai ajudar a entender qual o tipo de estrutura ideal para o seu mapa mental.

Mas a dica mais importante para criar um mapa mental dessa forma é: crie seus tópicos sempre no formato de checklist. Assim, coloque uma ordem de acordo com o nível de importância de cada um.

Você pode seguir uma sequência parecida com esse checklist abaixo:

  • Tópico principal
    • 1º Tópico secundário
      • Item 1 deste tópico
      • Item 2 deste tópico
    • 2º Tópico secondário
      • Item 1 deste tópico
      • Item 2 deste tópico
    • 3º Tópico secundário
      • Item 1 deste tópico
      • Item 2 deste tópico
      • Item 3 deste tópico

Esse pode não ser o melhor programa para mapa mental, mas com essa estrutura fica muito mais simples montar no papel. Desse modo, não se perde em meio a tantas conexões que precisa fazer entre os tópicos criados.

Saiba mais: Mapa de ideias: um caminho seguro para ótimas soluções

Um outro exemplo de ferramenta que permite que qualquer pessoa crie mapas mentais de forma profissional é a Venngage. Não é necessário ter habilidade de design. A ferramenta é bem simples. Basta escolher um modelo, personalizá-lo com apenas alguns cliques e pronto o seu mapa mental será criado rapidamente.

O Mapa Mental ajuda a organizar as ideias. Mas, depois, como colocá-las em prática? Confira este vídeo exclusivo do nosso canal no YouTube com algumas dicas:

https://www.youtube.com/watch?v=rADhY5nyr8M&t=5s

Quanto mais informações você tiver, mais fácil estruturar ideias e criar mapas mentais.

O STRATWs One é um software de acompanhamento de performance corporativa que ajuda a integrar informações de forma transparente. Com ele, suas equipes estarão mais integradas e capazes de terem ideias mais criativas.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

solicitar demonstracao 11 Conheça as 6 ferramentas para mapa mental e solucione as grandes questões de seu negócio

assinatura mar 18 daniella 10 Conheça as 6 ferramentas para mapa mental e solucione as grandes questões de seu negócio

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Que tal agora descobrir como organizar um plano de ação para colocar suas ideia em prática? Então, baixe nossa ferramenta gratuito: Planilha de plano de ação