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O que é reengenharia de processos e como implementar em 4 etapas

O que é reengenharia de processos e como implementar em 4 etapas

Publicação : 12/03/2019

Por Siteware

8 min

O que é reengenharia de processos
O que é reengenharia de processos

Quantas vezes você já parou para analisar como andam os processos dentro da sua empresa, ultimamente?

Parece que as coisas não andam tão bem como deveriam?

Se você percebeu que essa preocupação é cada vez mais constante, talvez esteja na hora de conhecer melhor a reengenharia de processos de negócios.

Calma, o nome pode dar a entender que isso seria algo complexo. Mas, na verdade, entender o que é reengenharia pode ser mais fácil do que imagina.

E depois que você dominar esse conceito, verá que é a chave para transformar a forma como as pessoas trabalham dentro da sua organização.

Isso acontece porque a metodologia ajusta os processos atuais pensando no negócio como um todo. Assim, os mais diversos processos, como produção, fluxo de vendas, logística, a entrega dos serviços etc. são pensados com foco na satisfação do cliente.

Para ajudar você a entender quais os benefícios e o que é reengenharia de processos, preparamos este conteúdo.

Aproveite!

Veja também: Conheça exemplos de DMAIC na prática e veja como as 5 etapas do método otimizam processos organizacionais

O que é reengenharia?

No meio empresarial, podemos dizer que a reengenharia é definida como:

Um conjunto de ações coordenada para repensar e redesenhar os processos do seu negócio de forma radical em busca de melhorias significativas da produtividade, eficiência e qualidade.

Assim é possível alcançar alta performance em todas as métricas de desempenho, como, por exemplo:

  • Redução de custos operacionais;
  • Produtividade dos colaboradores;
  • Qualidade do trabalho produzido;
  • Aumento do faturamento médio.

As organizações que adotam a reengenharia têm o objetivo de mudar o cenário em que se encontram.

A procura, na realidade, é por uma maneira melhor de realizar os processos para se alcançar os resultados esperados e as metas definidas.

Nesse processo, pessoas, equipes, clientes e ferramentas serão revisados, analisados e realinhados com a nova realidade da empresa.

Quais os benefícios da reengenharia de processos?

Tudo bem, redesenhar os processos dentro da empresa trará melhorias. Mas, na prática, quais os reais resultados que essa ação pode trazer para os negócios?

Além dos que já citamos anteriormente, seu negócio pode obter mais uma série de benefícios ao iniciar o processo de reengenharia.

Alguns deles são:

  • Uso adequado dos recursos da empresa: rever o uso dos recursos atuais vai ajudar a identificar onde a empresa pode otimizar ações e, consequentemente, reduzir custos;
  • Escolha dos KPIs corretos: passar por esse momento de reengenharia vai ajudar a identificar o que realmente faz parte do universo de metas e objetivos globais da empresa. Assim, depois, será possível estruturar corretamente os KPIs do negócio;
  • Redução de riscos: manter processos não muito eficientes pode não representar um impacto tão negativo no primeiro momento. Mas a médio prazo a tendência é que isso comece a acontecer e traga riscos para a própria sustentabilidade do negócio.

Como implementar a reengenharia?

1- Reveja os valores da empresa baseado nas necessidades do cliente

Qualquer empresa que começa suas operações precisa, antes de tudo, definir alguns pontos chave que vão nortear todas as suas decisões.

E a definição de sua missão, visão e valores são fundamentais.

É por isso que no processo de reengenharia, esses devem ser também os primeiros pontos a revisar e reestruturar dentro da sua empresa.

Dependendo do tempo de existência, há uma grande chance de se perceber que essas definições iniciais ficaram defasadas. Por isso, é importante pensar quais são as necessidades atuais dos seus clientes. Elas podem ter mudado com o tempo e você precisa repensar esses pontos.

2- Redesenhe os seus principais processos

Usando a tecnologia da informação e softwares de acompanhamento de performance organizacional você descobrirá o que precisa melhorar na empresa.

É importante analisar cada processo atual e pensar em como redesenhar cada um deles para que entreguem o valor que os clientes procuram.

Essa é uma etapa importante. Afinal, o que é reengenharia de processos se não achar gargalos, desperdícios e atrasos nos processos e eliminá-los?

Por isso é fundamental contar com ferramentas de controle para documentar todas as alterações.

3- Organize o negócio em equipes multifuncionais

Um grande erro que a maioria das organizações comete é o de segregar entre times de trabalho e estipular barreiras entre cada um deles.

No processo de reengenharia, o correto é fazer uma mudança radical em relação a esse padrão de pensamento sobre as equipes. Agora elas deverão pensar nos processos de ponta a ponta, atuando de forma multifuncional e integrada.

Isso significa que cada colaborador se torna responsável por todas as etapas do negócio.

Para isso, é fundamental um grande esforço para melhorar a comunicação interna e integração dos times.

Saiba mais: Descubra agora os 7 melhores apps empresariais para melhorar a comunicação interna do seu negócio!

4- Repense questões básicas de organização e pessoas

Como sua empresa está organizada internamente? Pensar o que é reengenharia passa também por buscar compreender como seu negócio está organizado do ponto de vista das pessoas que atuam no dia a dia.

Muitas vezes o foco fica apenas nas atividades e não nas pessoas em si.

Por isso, use a reengenharia de processos para ajustar esse foco e também fazer melhorias na forma que sua empresa lida com os talentos humanos.

Afinal, são as pessoas que atuam e tomam decisões, não as máquinas, equipamentos e tecnologias. Essas são as ferramentas que devem auxiliar seus colaboradores a melhorarem cada vez mais os processos e seus resultados.

Leia mais: Entenda como analisar indicadores de desempenho para a melhoria contínua do negócio

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

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