Metodologia NCT: o que é e como alcançar metas estratégicas?

CONTEÚDO

Metodologia NCT

CONTEÚDO

No dinâmico mundo dos negócios de hoje, a capacidade de alinhar as ações cotidianas com a visão estratégica de uma organização é mais crucial do que nunca. Nesse cenário, profissionais de diversas áreas buscam constantemente metodologias e ferramentas que possam auxiliar nesse alinhamento e uma dessas metodologias emergentes é a NCT (Narrativas, Compromissos e Tarefas).

Semelhante em alguns aspectos a outras metodologias como os OKRs (Objectives and Key Results), a NCT se destaca por sua abordagem única na integração entre a visão macro e as ações do dia a dia.

Ao adotar a metodologia NCT, as organizações podem esperar uma maior coerência entre suas metas de longo prazo e as operações diárias, um fator crítico para o sucesso sustentável em qualquer ambiente de negócios.

Para saber mais sobre a metodologia, continue a leitura deste conteúdo e confira!

Banner-email_blog-2-bsc-okr-gpd

O que é gestão por NCT?

A metodologia NCT, que significa Narrativas, Compromissos e Tarefas, é uma abordagem inovadora na gestão de projetos e no acompanhamento de objetivos estratégicos. Ela foi desenvolvida para ajudar as organizações a manterem suas ações diárias alinhadas com a visão macro, garantindo que os esforços cotidianos estejam consistentemente contribuindo para os objetivos de longo prazo. 

Dessa forma, ao contrário de outras metodologias que podem se concentrar apenas em metas e resultados específicos, a NCT enfatiza a importância de entender o contexto mais amplo e de se comprometer com uma narrativa que dá sentido e direção ao trabalho.

Isso não apenas ajuda a manter todos na organização alinhados e focados, mas também promove um senso de propósito e engajamento entre os colaboradores.

Como definir e detalhar uma Narrativa?

Este elemento se refere à história maior da organização – sua missão, visão e objetivos de longo prazo. A narrativa é o contexto amplo no qual todos os projetos e atividades são inseridos.

Ela ajuda a garantir que todos na organização entendam o “porquê” por trás do que estão fazendo, mantendo a motivação e o alinhamento com os valores e objetivos gerais da empresa.

  • Exemplo de Narrativa: “Nossa missão é liderar a inovação tecnológica para um futuro sustentável, conectando pessoas ao redor do mundo com soluções que melhoram a vida e protegem o planeta.

Esta narrativa abrange a missão da empresa (liderar inovação tecnológica), o seu impacto desejado (conectar pessoas, melhorar a vida, proteger o planeta) e o seu compromisso com a sustentabilidade.

Como definir e detalhar os Compromissos?

Os compromissos são declarações de intenções que conectam a narrativa aos objetivos específicos. Eles são mais concretos do que a narrativa, mas ainda são suficientemente amplos para permitir flexibilidade na forma como serão alcançados.

Os compromissos servem como pontes entre a visão de longo prazo e as ações específicas, garantindo que as metas sejam relevantes e alinhadas com a direção estratégica da organização.

  • Exemplo de Compromisso: “Comprometemo-nos a desenvolver e lançar três novas tecnologias sustentáveis nos próximos cinco anos, reduzindo a pegada de carbono em 30% e alcançando uma base de clientes global 50% maior.

Este compromisso conecta a narrativa de inovação e sustentabilidade a metas específicas: desenvolver tecnologias sustentáveis, reduzir a pegada de carbono e expandir a base de clientes.

Como definir e detalhar as Tarefas?

As tarefas são as ações específicas e mensuráveis que as pessoas realizam no dia a dia. Elas são os passos concretos que levam ao cumprimento dos compromissos e, por fim, à realização da narrativa. As tarefas devem ser claramente definidas, atribuíveis e com prazos estabelecidos, permitindo que o progresso seja monitorado e avaliado.

Exemplo de Tarefas:

  • Pesquisa e Desenvolvimento: “Concluir a fase de pesquisa para a nova tecnologia de energia solar até o final do Q2 2024.
  • Marketing: “Desenvolver uma campanha global para o novo produto até Q3 2024, visando aumentar o reconhecimento da marca em novos mercados.
  • Operações: “Implementar novas práticas de produção sustentável em todas as fábricas até o final de 2024, reduzindo a emissão de carbono em 15%.

Cada uma dessas tarefas é um passo concreto para alcançar os compromissos estabelecidos, contribuindo para a realização da narrativa global da empresa.

Quais as semelhanças e diferenças entre NCT e OKRs?

A metodologia NCT e OKRs (Objectives and Key Results) são ambas abordagens de gestão estratégica usadas para alinhar e motivar organizações em direção a objetivos claros e são normalmente comparadas.

Embora compartilhem algumas semelhanças, elas possuem diferenças fundamentais em suas estruturas e aplicações. Confira a seguir tanto as semelhanças quanto às diferenças:

Semelhanças entre NCT e OKRs

  • Foco em objetivos: ambas as metodologias são centradas em definir e alcançar objetivos claros e mensuráveis, levando em consideração a lógica das metas SMART. Elas ajudam as organizações a manter o foco em suas metas de longo prazo.
  • Alinhamento organizacional: tanto NCT quanto OKRs buscam alinhar as ações e projetos individuais com os objetivos maiores da organização, garantindo que todos estejam trabalhando em direção a um propósito comum.
  • Transparência e comunicação: essas metodologias promovem a transparência e a comunicação aberta dentro das organizações. Elas incentivam a partilha de objetivos e progressos, facilitando a colaboração e o entendimento mútuo entre diferentes equipes e departamentos.

Diferenças entre NCT e OKRs

  • Estrutura e componentes: a NCT baseia-se em três componentes principais – Narrativas (a história e visão ampla da organização), Compromissos (declarações de intenções que conectam a narrativa aos objetivos específicos) e Tarefas (ações específicas e mensuráveis). Já as OKRs são compostas por Objetivos (metas qualitativas e inspiradoras) e Key Results (resultados-chave quantitativos que medem o progresso em direção aos objetivos).
  • Flexibilidade vs. Rigidez: a NCT tende a ser mais flexível e adaptável, com foco na narrativa e na visão geral, permitindo mais espaço para adaptação e interpretação nas ações diárias. Já as OKRs são mais rígidas em termos de medição, com Key Results claramente definidos e quantificáveis, oferecendo menos flexibilidade na forma como os objetivos são alcançados.
  • Enfoque: enquanto a NCT enfatiza a importância da história e do propósito por trás do trabalho, concentrando-se em como as ações diárias se encaixam em um quadro maior, as OKRs concentram-se mais em estabelecer e medir resultados específicos, com menos ênfase na narrativa subjacente ou na história da organização.
  • Aplicação: a NCT pode ser mais adequada para organizações que valorizam a flexibilidade, a adaptação e o alinhamento cultural, onde a narrativa e o propósito são cruciais. Por outro lado as OKRs são ideais para ambientes que exigem metas claras e mensuráveis, com um forte foco em resultados e eficiência.

Como implementar NCTs na sua empresa?

Implementar a metodologia NCT na sua empresa é um processo que requer planejamento estratégico cuidadoso, comunicação clara e envolvimento de toda a equipe. A seguir, confira os passos para começar e efetivamente implementar as NCTs:

1. Entendimento e comprometimento da liderança

Primeiramente, obtenha o comprometimento da alta direção, pois o apoio deles é crucial para o sucesso da implementação.

Dessa forma, certifique-se de que a liderança entenda profundamente o que são NCTs e como elas podem beneficiar a organização.

Golden Circle

2. Defina a Narrativa

Revisite a missão e a visão da empresa. Como vimos anteriormente, a narrativa deve refletir esses elementos fundamentais.

Dessa forma, realize workshops com líderes e demais stakeholders que vão ajudar no planejamento estratégico da organização, para desenvolver uma narrativa coesa que ressoe com todos na organização.

Lembre-se que a narrativa é a história ampla e inspiradora que a empresa quer contar. Ela deve refletir a missão e a visão da organização.

3. Estabelecer os Compromissos

Como vimos anteriormente, os compromissos são declarações que ligam a narrativa a objetivos mais específicos. Eles são mais concretos do que a narrativa, mas ainda amplos o suficiente para permitir flexibilidade.

Os compromissos devem ser alinhados com a narrativa estabelecida. Eles devem ser ambiciosos, mas realizáveis.

Para isso, envolva diferentes equipes na definição de compromissos para garantir que eles sejam relevantes e abrangentes, mas ainda conectados com a Narrativa, definida anteriormente.

4. Defina as Tarefas

As tarefas são ações específicas e mensuráveis que as pessoas realizam para cumprir os compromissos. Elas são concretas e têm prazos definidos.

Traduza os compromissos em tarefas específicas e mensuráveis. Cada tarefa deve ter um responsável e um prazo. Algumas metodologias e ferramentas, como a Matriz RACI, podem ser interessantes para esta etapa.

Além disso, utilize ferramentas de gestão de projetos para acompanhar o progresso das tarefas.

acompanhamento de metas

5. Comunicação e treinamento

Comunique a todos na empresa sobre a metodologia NCT, sua importância e como será implementada. Além disso, ofereça treinamento para as equipes que estarão envolvidas, para que elas entendam como contribuir para os compromissos e como gerenciar suas tarefas.

Integre a metodologia NCT na cultura da empresa. Ela deve se tornar parte da maneira como a empresa opera diariamente.

Além disso, reconheça e celebre os sucessos e marcos alcançados por meio da implementação das NCTs.

6. Monitoramento e ajustes

Com a metodologia implementada, realize reuniões regulares para acompanhar o progresso das tarefas e o cumprimento dos Compromissos e Tarefas, definidos anteriormente.

Esteja aberto a feedback e disposto a fazer ajustes conforme necessário para manter a relevância e eficácia da metodologia.

7. Avaliação contínua

Avalie periodicamente o impacto da implementação das NCTs nos objetivos estratégicos da empresa.

Por fim, use as avaliações para melhorar continuamente a abordagem e ajustar as Narrativas, Compromissos e Tarefas conforme necessário.

Vantagens da metodologia NCT

A metodologia NCT (Narrativas, Compromissos e Tarefas) oferece várias vantagens para organizações que buscam alinhar suas operações diárias com objetivos estratégicos, principalmente de longo prazo.

A seguir, confira mais algumas delas:

1- Alinhamento estratégico

A NCT ajuda a garantir que as atividades diárias estejam alinhadas com a visão e os objetivos estratégicos da empresa. Isso promove um senso de direção e propósito em todos os níveis da organização.

Além disso, ao estabelecer narrativas e compromissos claros, a NCT fornece um foco nítido para a organização, ajudando as equipes a entenderem suas prioridades e como suas tarefas contribuem para os objetivos maiores.

2- Engajamento e motivação dos funcionários

A NCT enfatiza a importância da narrativa, o que pode aumentar o engajamento dos funcionários ao conectá-los com o propósito maior da organização.

Assim, ao entenderem como seu trabalho se encaixa na narrativa maior, os colaboradores tendem a sentir um maior senso de pertencimento e motivação.

3- Melhora na comunicação

Ao articular claramente as narrativas e compromissos, a NCT melhora a comunicação dentro da organização, garantindo que todos estejam na mesma página.

A estrutura da NCT permite flexibilidade e adaptabilidade, facilitando a resposta rápida a mudanças no ambiente de negócios ou nas prioridades estratégicas.

4- Facilita o monitoramento e a avaliação

As tarefas definidas na NCT são mensuráveis e específicas, o que facilita o monitoramento do progresso e a avaliação do desempenho em relação aos objetivos estabelecidos.

A NCT pode ajudar a fortalecer a cultura organizacional ao alinhar as ações diárias com os valores e a missão da empresa.

Próximos passos

Gostou das nossas dicas de como definir os NCTs? Então, não perca mais tempo e implemente já essa metodologia na sua empresa para que seus resultados melhorem significativamente.

Para facilitar sua jornada, o melhor caminho é contar com um software de indicadores que centralize toda a gestão de desempenho do negócio, desdobrando a estratégia, conectando projetos e executando seus planos de ação.

Por meio de um bom sistema de gestão empresarial, você acompanha o desempenho corporativo de forma conectada, monitora e centraliza os indicadores estratégicos, táticos e operacionais, aprimorando-o a tomada de decisões.

Em outras palavras, você consegue identificar como seus resultados-chave estão sendo desenvolvidos para que a empresa alcance o objetivo esperado. 

A propósito, um dos melhores sistemas do mercado é o STRATWs One, um software de gestão que ajuda a organizar melhor a rotina, além de gerenciar e engajar sua equipe para manter o foco em resultados.

Não deixe de conferir! 

stratws one