O que são Leading e Lagging Indicators

CONTEÚDO

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Sempre que ouço ou leio sobre os assuntos de Leading e Lagging Indicators, acabo me lembrando do Consultor Felix Júnior, da Fundação Fritz Müller de Blumenau/SC.

Leading Indicators x Lagging Indicators

Há alguns anos, em uma visita que fiz à Fritz Müller, Associada à FDC (Fundação Dom Cabral), o Félix Júnior me apresentou sua forma prática de se referir aos Leading e Lagging Indicators, segundo ele seriam os Indicadores de Jusante e Montante.

Este conceito, que nos remete às aulas de geografia do primário (atual ensino básico), é perfeito para ilustrar o significado dos Indicadores Lead e Lag e, por tornar o assunto mais prático, tem total sintonia com a visão da Siteware de simplificar a gestão.

Jusante indica o caminho para onde o rio vai, em direção à sua foz. Já montante indica o caminho de onde o rio veio, desde sua nascente. Da mesma forma, os Indicadores Lead apontam para o desempenho futuro da empresa e os Indicadores Lag para o desempenho passado.

Em uma empresa, geralmente é mais fácil identificar e acompanhar Lag Indicators do que Lead Indicators. “Quantidade de vendas” e “Número de acidentes” são dois indicadores Lag bastante comuns, fáceis de medir, mas extremamente difíceis de melhorar pois, assim que foram medidos, já representam o desempenho passado.

Para mudar o futuro é necessário acompanharmos indicadores com características preditivas, os chamados indicadores Lead. Para aumentarmos a “Quantidade de vendas”, um bom indicador Lead seria o “Número de ligações telefônicas da equipe comercial”, já para reduzir o “Número de acidentes” um bom indicador Lead pode ser o “Percentual de participação dos colaboradores na reunião diária de segurança”.

Leading Indicators são mais importantes do que Lagging Indicators?

Sempre que se pesquisa, em empresas de referência, por fatores determinantes para o sucesso do modelo de gestão, constata-se que a utilização balanceada de Indicadores Lead e Lag é um ponto comum. Não é possível afirmar que um destes tipos seja mais importante do que o outro, mas sua utilização combinada contribui para a melhoria do resultado destas empresas.

Um exemplo bastante comum, que demonstra a relação de causa-e-efeito entre indicadores Lead e Lag e a importância de sua utilização combinada, é aquele que atrela a melhoria na “Satisfação dos colaboradores” (Leading Indicator) à uma melhoria da “Satisfação dos clientes” (Lagging Indicator).

Apesar dos conceitos de Indicadores Lead e Indicadores Lag ainda não ser muito comum no Brasil, tenha-os em mente e procure adotá-los de forma balanceada quando for definir os indicadores de desempenho da sua área ou empresa.

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