Ouça o nosso conteúdo sobre os tipos de indicadores de desempenho e aproveite!
Imagine tentar navegar em alto mar sem uma bússola ou nenhum ponto de referência. Com certeza você entende que os riscos de se perder são altos, não é mesmo? Bem, mundo das empresas, a lógica é bastante parecida quando falamos sobre os indicadores de desempenho, já que sem nenhuma orientação, qualquer resultado pode parecer pouco ou muito.
Nesse cenário, para gestores que precisam acompanhar os resultados das ações e estratégias implementadas, os indicadores de desempenho são ferramentas essenciais que fornecem insights precisos sobre o progresso da empresa, permitindo ajustes rápidos e informados.
Além disso, esses indicadores transformam dados brutos em informações valiosas, ajudando a tomar decisões estratégicas que impulsionam o crescimento e a eficiência.
Mas o que exatamente são esses indicadores? Como escolhê-los e utilizá-los da maneira mais eficaz? Como saber se um indicador é ruim ou bom? Enfim… está cheio de dúvidas? Então continue aqui que eu te explico tudo sobre os indicadores de desempenho.
Os indicadores de desempenho são ferramentas que mensuram o progresso de uma empresa ou equipe em relação a uma meta. Como o próprio nome já indica, eles medem o desempenho de uma ação, projeto ou performance de uma pessoa, ao longo do tempo para verificar se algo deve ser mudado a fim de conquistar o objetivo final.
Por meio de números, esses indicadores apresentam resultados quantitativos e qualitativos que permitem ao gestor ou até mesmo ao colaborador identificar pontos de melhoria em atividades corporativas.
Uma gestão empresarial de alta performance conta com dados e informações precisas para tomar as melhores decisões. E esses indicadores fazem parte dessa análise, servindo como um mapa do cenário atual da companhia.
Para serem eficazes, os indicadores de desempenho devem possuir algumas características essenciais:
Como já falamos logo no começo deste texto, não há diferença entre esses termos. Afinal, performance nada mais é do que a versão em inglês de desempenho.
É possível que você encontre alguém falando que são conceitos distintos, mas, na verdade, ao conferir exemplos de cada um deles, percebe que são iguais e possuem as mesmas funções: mensurar o desempenho de um negócio e suas operações.
O que pode mudar é o seu uso. O indicador de produtividade, por exemplo, pode ser aplicado para todo o negócio, um colaborador, uma equipe ou até mesmo para uma máquina específica.
Um indicador de desempenho serve para embasar tomadas de decisão relacionadas à eficiência das operações e dos processos de uma empresa. Sem eles, não há como realizar uma boa gestão e “acertar o alvo”. É preciso ter as coordenadas.
E elas podem ser utilizadas para diversos objetivos. Conheça abaixo os principais!
Como saber se a empresa está prosperando e se as estratégias impactam os resultados? Apenas conferindo os resultados na prática! Os indicadores estratégicos, táticos e operacionais são fundamentais para orientar a tomada de decisão a curto, médio e longo prazo.
Outra função dos indicadores é tornar as tomadas de decisão mais certeiras e orientadas por dados. Assim, não será a opinião de um gestor específico que vai definir os próximos passos, mas os resultados obtidos por cálculos e avaliações.
Além disso, ao usar indicadores amplamente aplicados por outras empresas, como os dos concorrentes, é possível comparar desempenhos e reavaliar o que precisa ser feito para crescer de forma sustentável.
Leia também: Tomada de decisão com base em indicadores: 6 passos para um processo decisório mais assertivo
Ao entender o cenário de processos e atividades, fica mais fácil identificar melhorias. E a maior parte delas passa justamente pelo melhor uso dos recursos corporativos (humano e capital) e redução de custos pela otimização de operações.
Assim, os líderes fazem a correta distribuição de recursos entre os setores, além de criarem estratégias para diminuir gastos excessivos e/ou desnecessários.
Podemos colocar essa função com uma das mais gerais e principais dos indicadores de desempenho: monitorar o progresso do negócio rumo aos seus objetivos, que incluem metas de curto, médio e longo prazo.
Se em um ano, o gestor de RH deseja reduzir o turnover em 10% e elevar a retenção de talentos em 15%, é necessário dividir essa meta em pequenas partes, separando as conquistas mês a mês. Assim, caso um período não seja bom, o outro pode compensá-lo.
Porém, isso só é possível se houver um acompanhamento periódico das metas para realizar ajustes pelo caminho.
Saiba mais: Sistema de controle de metas: como escolher o melhor para sua empresa?
Cada uma dessas e outras funções dos indicadores de desempenho geram vantagens ao negócio, aos gestores e às equipes. Afinal, é muito melhor trabalhar com um objetivo claro e mensurável, não é mesmo? Isso ajuda a motivar e engajar a todos, que sabem o que precisam fazer para atingir os resultados.
Isso sem falar na melhora da liderança e da tomada de decisão!
Para entender melhor, confira os principais benefícios de adotar a cultura da análise de dados no seu negócio:
Ao descobrir que informações os indicadores apresentam, já pode imaginar alguns de seus tipos. Porém, acredite: há KPIs para tudo o que você quiser mensurar na sua empresa. Claro, “tudo” o que for mensurável.
Só que alguns deles são considerados indispensáveis para análises corporativas e individuais de colaboradores. Continue a leitura e descubra quais são os indicadores de desempenho mais usados e importantes para as empresas!
São diversos indicadores de performance individual usados para medir a eficiência de cada colaborador do time. Eles podem ser aplicados em todos os setores, de acordo com seus objetivos.
Por exemplo, se o gestor deseja entender a lucratividade que cada vendedor oferece à marca, ele pode calcular a Receita por Representante de Vendas. Basta mensurar a receita total e dividi-la pelo número de colaboradores da equipe comercial em determinado período, que pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual.
Só que apenas um indicador não basta para fazer uma análise integral do cenário. Logo, outros também devem ser observados, como taxa de produtividade, retrabalho e presenteísmo.
Já a área de RH pode calcular a taxa de absenteísmo (faltas e atrasos) de toda a empresa, entendendo fatores importantes para a remuneração, principalmente se ela envolve comissões e bônus de desempenho.
Por falar em RH, os indicadores podem ser determinados por um gestor para avaliar a performance dos processos e das operações de sua própria equipe. A escolha desses índices varia conforme o setor.
Voltando ao nosso exemplo, o time de Recursos Humanos pode acompanhar indicadores como:
Continue aprendendo: Indicadores de RH: conheça 13 para implantar no seu negócio
Já os indicadores financeiros são considerados um dos principais a serem acompanhados. Principalmente pela equipe responsável pelas finanças (e os empresários).
Podemos dizer que eles são o reflexo dos resultados de todos os outros indicadores, pois, se há gargalos ou erros significativos no negócio, serão mostrados nos ganhos ou nas perdas ao longo do tempo.
Quer ver um exemplo de como tudo está interligado? Se a equipe comercial está mal-treinada, o atendimento ao cliente não garante uma satisfação do público e os produtos estão sendo feitos sem a devida qualidade, as vendas cairão.
Dito isso, veja alguns exemplos de indicadores financeiros para acompanhar regularmente:
Não adianta criar uma lista imensa de indicadores de desempenho para acompanhar copiando de outra empresa. Isso só vai atrapalhar a sua gestão. É preciso focar e determinar quais fazem sentido para monitorar o progresso do negócio e dos setores rumo aos objetivos definidos.
Para isso, é vital se atentar a alguns aspectos. Separamos três deles.
O primeiro passo é decidir o destino final: o que será conquistado? Assim, é fácil escolher quais fatores são envolvidos para atingir as metas.
Se o setor de RH quer elevar a produtividade da equipe, ele precisa monitorar indicadores de absenteísmo, presenteísmo e turnover, taxa de retrabalho, volume de entregas semanal e mensal e os resultados obtidos. Afinal, não adianta realizar um trabalho se ele estiver errado.
Outro exemplo mais simples: se a empresa quer vender mais pelo Instagram, receber curtidas e comentários são métricas de vaidade. O importante é conferir como está a taxa de conversão e cliques no link para elaborar estratégias que atraiam mais clientes.
Mesmo que o gestor utilize o melhor sistema de gestão de indicadores de desempenho, como o da Siteware, e tenha todos os dados calculados em um só painel, é improdutivo escolher uma longa lista de resultados para analisar.
Como dissemos, é preciso focar nos que realmente levam informação de qualidade para conquistar os objetivos traçados.
Não há uma regra, pois cada setor e até mesmo modelos de negócio funcionam de forma distinta, sem falar nas várias possibilidades de metas e objetivos. Porém, recomenda-se determinar de 5 a 10 indicadores para acompanhar. Menos é mais.
Alguns KPIs fazem mais sentido para marcas que já estão consolidadas e há muito tempo no mercado. E outros, para startups, por exemplo. Se a empresa está há seis meses no mercado e acabou de lançar um aplicativo, vale mais a pena monitorar a quantidade de downloads a fim de aumentar sua entrada no mercado.
Em outros casos, se o aplicativo já existir há anos e o objetivo for faturar mais com ele, os indicadores devem se referir ao engajamento do usuário e o dinheiro gasto dentro do app.
Se quiser ver mais dicas, assista ao vídeo do Youtube da Siteware, que oferece conteúdos objetivos e valiosos para gestores de várias áreas!
O software de indicadores é a melhor forma de calcular todos os indicadores de desempenho necessários para um setor ou uma empresa. Ele centraliza todos os dados em um só local, oferece relatórios em tempo real e automatiza tarefas e processos para conectar projetos e planejamentos.
Contar com um bom sistema de gestão empresarial é fundamental para monitorar o desempenho corporativo e individual por meio de indicadores estratégicos, táticos e operacionais. O que agiliza a tomada de decisões e permite basear estratégias em dados realistas.
Comece agora a facilitar a sua gestão e alavancar seus resultados com o software de gestão STRATWs One, que organiza toda a rotina de gestão e possibilita um gerenciamento integral da equipe, implementando uma cultura 100% focada em resultados.
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