Gestão Estratégica

Pra que serve o ERP, afinal? Como ele pode ajudar minha empresa?

Pra que serve o ERP, afinal? Como ele pode ajudar minha empresa?

Publicação : 27/01/2018

Por Siteware Siteware

6 min

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre Pra que serve o ERP! Deixe nos comentários o que achou.)

Em tempos de transformação digital, drives compartilhados e computação em nuvem, muitas pessoas estão integrando ferramentas e informações na empresa sem perceber que a adoção de um sistema ERP poderia dar conta do recado de forma mais assertiva e padronizada.

É claro que só pelo fato de uma empresa estar integrando diferentes áreas por meio de ferramentas colaborativas online e APIs (protocolos da internet que fazem duas aplicações na nuvem “conversarem” entre si) já é um grande progresso, mas uma das coisas pra que serve ERP é exatamente integrar e padronizar sistemas, diminuindo a complexidade, tornando o fluxo de informações muito mais transparente e acessível.

Nesta postagem, você vai entender melhor para que serve o ERP e se já não está na hora de sua empresa aposentar as planilhas compartilhadas e adotar, de uma vez por todas, um sistema de gestão empresarial integrada.

Veja também em nosso blog: CPM: como utilizar a gestão de performance corporativa

Pra que serve o ERP e o que sua empresa ganha com ele?

ERP é um dos sistemas de gestão mais usados por grandes negócios, mas, atualmente, existem ERPs acessíveis para PMEs, baseados na nuvem e com preços que podem caber no seu bolso.

Antes de falarmos das vantagens de adotar um ERP, vamos entender direitinho do que se trata essa tão famosa ferramenta.

O que é ERP?

ERP significa em inglês Enterprise Resource Planning, que poderia ser traduzido como Planejamento dos Recursos da Empresa. Realmente, a mera tradução não deixa claro do que se trata essa ferramenta.

Podemos dizer que um ERP é um sistema – normalmente dividido em módulos – que tem o objetivo de integrar as informações de diversas áreas da empresa para auxiliar na tomada de decisões táticas e estratégicas, trazer mais eficiência e controle aos processos e, consequentemente, reduzir custos operacionais.

Ele é dividido em módulos exatamente para que aquelas empresas que não podem investir de uma vez só na integração de todos os sistemas que já opera, faça isso em etapas.

Os módulos mais comuns são o financeiro, Recursos Humanos, gestão de estoques, produção, compras, entre outros.

Vantagens de um ERP

Agora que você entendeu melhor pra que serve ERP, veja as vantagens que uma empresa terá ao integrar todas as suas informações em um único sistema de gestão:

Uma única fonte da verdade

Imagine que o pessoal de marketing tenha seu próprio sistema para acompanhar a evolução das vendas e que o financeiro, com o objetivo de gerenciar os fluxos de valores, também tenha o seu.

É bastante provável que esses números nunca “batam”, caso os sistemas não estejam integrados adequadamente ou façam parte de um ERP.

Uma entrada de dados é suficiente

Esta é uma regra básica do uso do ERP: seja o pessoal de finanças, de vendas ou de marketing, a entrada dos dados será feita uma única vez no sistema, que disponibilizará, (para seguir o exemplo do item anterior) todas os dados sobre as receitas de vendas para os departamentos que necessitem deles, de forma transparente e, melhor de tudo, idêntica!

Esse benefício se estende para qualquer área ou informação do negócio. Evidentemente, pode haver restrição de níveis de acesso para executivos e diretores, além do fato de que qualquer ação no sistema é rastreável, podendo-se descobrir quando e quem deu entrada, modificou ou teve acesso a qualquer dado.

Fim dos feudos e panelinhas

Acontece em várias empresas. Um clima saudável de competitividade entre áreas e equipes acaba se transformando em uma disputa de interesses.

Nesses casos, informações valiosas, muitas vezes, são mantidas para uso exclusivo do próprio departamento. Marketing, vendas, financeiro e outras áreas, acabam sonegando informações umas das outras.

Com um sistema ERP, isso é impossível.

Redução de custos de TI

Em vez de diversos softwares diferentes em cada departamento, o que obriga a dupla entrada de dados, uma tecnologia única é usada pela empresa, reduzindo custos com licenças, treinamentos, manutenção e assistência técnica.

Gestão à vista

Este é o principal benefício de um ERP: permitir o acesso em tempo real à dados confiáveis. Se a empresa quiser, ela pode até disponibilizar grandes telas com dashboards nas áreas de seu interesse, mostrando o desempenho do negócio instantaneamente (ou quase) para que os colaboradores saibam exatamente o que está acontecendo, de forma muito transparente.

Veja mais: Gestão à vista! Veja como aumentar a produtividade e o engajamento da sua equipe

Entendeu pra que serve ERP e as vantagens que pode trazer para o seu negócio? Se você está pensando em adotar softwares para melhorar a gestão de sua empresa, conheça o STRAWs ONE, o software para o alcance de seus objetivos e metas.

Aproveite também e baixe nosso e-book gratuito para que a adoção de novos softwares em sua empresa possa ser aproveitada ao máximo e de forma estratégica: Como fazer Gestão Estratégica.