Matriz de decisão: o que é e como montar a sua

CONTEÚDO

matriz de decisão

CONTEÚDO

Líderes e gestores são constantemente confrontados com a necessidade de tomar decisões que podem moldar o futuro de suas organizações. É aqui que a matriz de decisão se destaca como uma ferramenta indispensável.

Diferente de métodos com critérios fixos, como a Matriz GUT ou a Matriz de Eisenhower, a matriz de decisão oferece flexibilidade inigualável, permitindo aos gestores personalizar os critérios de avaliação conforme as especificidades de cada situação.

Este método não apenas facilita uma análise mais profunda e detalhada das opções disponíveis, mas também promove um processo de tomada de decisão mais alinhado com os objetivos estratégicos e as metas corporativas.

Pensando nisso, neste artigo eu te apresento mais a matriz de decisão e como ela pode ser utilizada para avaliar diversas opções e selecionar a melhor alternativa, garantindo que as decisões tomadas estejam em perfeita consonância com as prioridades empresariais.

Continue a leitura para saber mais!

MATRIZ GUT

O que é a matriz de decisão?

A matriz de decisão é uma ferramenta de análise que ajuda na tomada de decisões ao avaliar e comparar várias opções com base em critérios pré-definidos e personalizáveis. Este método é extremamente versátil e pode ser adaptado para uma ampla gama de situações, desde escolhas pessoais até decisões estratégicas complexas em ambientes corporativos.

A matriz de decisão é aplicável em uma variedade de contextos, incluindo, mas não se limitando a, desenvolvimento de produtos, gestão de projetos, planejamento estratégico e até mesmo decisões pessoais importantes, como a escolha de um curso universitário ou a compra de uma propriedade.

Dessa forma, ao utilizar a matriz de decisão, os tomadores de decisão podem estruturar eficazmente seus processos de avaliação e seleção, assegurando que as decisões finais sejam bem informadas e alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa.

Quando usar a matriz de decisão?

A matriz de decisão é particularmente útil em diversas situações onde é preciso fazer escolhas claras e fundamentadas entre várias alternativas. Confira algumas possibilidades:

1. Priorização de projetos ou tarefas

Quando há muitos projetos ou tarefas e recursos limitados, usar uma matriz de decisão pode ajudar a determinar quais projetos devem ser priorizados. Isso é comum em gestão de projetos, onde recursos como tempo, dinheiro e pessoal são limitados.

2. Decisões de investimento e alocação de recursos

Para decisões sobre onde alocar recursos financeiros ou humanos, a matriz de decisão pode ajudar a analisar as opções baseadas em retorno esperado, risco, alinhamento estratégico e outros critérios relevantes.

3. Decisões complexas com múltiplas opções

Quando enfrentamos decisões que envolvem várias opções possíveis, cada uma com seus próprios conjuntos de vantagens e desvantagens, a matriz de decisão ajuda a organizar e avaliar essas informações de maneira estruturada.

Isso é especialmente útil em ambientes corporativos para decisões como seleção de fornecedores, escolha de software, ou definição de estratégias de marketing.

Como montar uma matriz de decisão?

Para montar uma matriz de decisão eficaz, você pode seguir este passo a passo detalhado. Cada etapa é projetada para ajudar a organizar as informações e facilitar uma tomada de decisão informada e estruturada:

Passo 1: Listar as opções disponíveis

Comece identificando todas as possíveis alternativas que estão sendo consideradas. Estas são as diferentes opções entre as quais você precisa escolher. Certifique-se de incluir todas as alternativas viáveis para evitar o risco de excluir uma possível solução ideal.

Passo 3: Estabelecer os critérios de avaliação e atribua notas

Determine os critérios que serão usados para avaliar cada opção. Esses critérios devem refletir os aspectos mais importantes do objetivo para que essa matriz de decisão esteja acontecendo. Exemplos comuns incluem custo, tempo de implementação, eficácia, risco, alinhamento com objetivos estratégicos, entre outros.

Na imagem a seguir, vemos que as opções são 4 projetos diferentes, enquanto os critérios para priorizá-los são: impacto, retorno financeiro, esforço e tempo gasto.

Com base nos critérios definidos, atribua uma nota para cada uma das opções. Você pode colocar a forma como preferir, todavia, os valores de 1 a 5 são os mais utilizados para facilitar o cálculo.

matriz de decisao 1 Matriz de decisão: o que é e como montar a sua

Passo 4: Ponderar os critérios

Posteriormente, atribua um peso a cada critério, refletindo sua importância relativa na decisão global. Isso pode ser feito através de métodos como a distribuição de pontos (por exemplo, distribuir 100 pontos entre os critérios) ou uma escala de importância (como de 1 a 5).

Na imagem a seguir, vemos que os critérios receberam os seguintes pesos: impacto ficou com peso 2, retorno financeiro peso 5, esforço impacto 2 e tempo gasto ficou com peso 3.

Com os pesos definidos, o próximo passo é multiplicar as notas atribuídas anteriormente com o peso de cada coluna.

matriz de decisao 2 Matriz de decisão: o que é e como montar a sua

Passo 5: Calcule os resultados

Depois que multiplicar as pontuações de cada opção pelos pesos dos critérios correspondentes, some esses produtos para obter uma pontuação total para cada opção. Esta pontuação final ajudará a comparar diretamente as opções.

No exemplo, o projeto 3 é o que possui o maior valor na matriz de decisão e provavelmente será ele o projeto a ser priorizado naquele momento.

matriz de decisao 3 Matriz de decisão: o que é e como montar a sua

Ferramentas para complementar

Uma das dores que muitas pessoas sentem ao usar a matriz de decisão é definir os critérios de decisão. Por conta disso, existem ferramentas alternativas, que com critérios fixos, facilitam a tomada de decisão em diferentes cenários.

A seguir, eu explico mais sobre duas dessas ferramentas:

1- Matriz de Eisenhower

A Matriz de Eisenhower, também conhecida como matriz urgente-importante, é uma ferramenta de gerenciamento de tempo e priorização de tarefas bastante distinta da matriz de decisão.

A Matriz de Eisenhower é baseada em dois critérios principais: urgência e importância. As tarefas são classificadas conforme esses critérios em quatro quadrantes:

  1. Importante e Urgente: tarefas que precisam ser feitas imediatamente e são críticas para os objetivos.
  2. Importante, mas Não Urgente: tarefas que são importantes para os objetivos de longo prazo, mas não precisam ser feitas imediatamente.
  3. Não Importante, mas Urgente: tarefas que precisam ser feitas logo, mas têm pouco impacto nos objetivos de longo prazo.
  4. Não Importante e Não Urgente: tarefas que têm pouco ou nenhum valor e podem ser eliminadas ou delegadas.

Dessa forma, enquanto a Matriz de Eisenhower é excelente para a gestão do tempo e das tarefas diárias, focando em urgência e importância, a Matriz de Decisão é mais adequada para avaliações complexas e estratégicas onde vários critérios precisam ser considerados. 

Ambas as ferramentas têm seus lugares dependendo do tipo de decisão que está sendo enfrentada.

2- Matriz GUT

A Matriz GUT é outra ferramenta de tomada de decisão que se concentra na priorização de problemas ou situações a serem resolvidos. Esta matriz é particularmente útil em contextos onde é necessário avaliar e priorizar ações com base na gravidade, urgência e tendência dos problemas.

A Matriz GUT usa três critérios para avaliar cada problema ou situação:

  • Gravidade (G): o impacto do problema se não for resolvido.
  • Urgência (U): a rapidez com que o problema precisa ser resolvido.
  • Tendência (T): como o problema evoluirá ao longo do tempo se não for tratado.

Cada um desses critérios é classificado numa escala, geralmente de 1 a 5, onde 1 representa a menor gravidade, urgência ou tendência, e 5 a maior. As classificações são multiplicadas (G x U x T) para gerar uma pontuação para cada problema.

Os problemas são então priorizados com base nessas pontuações, ajudando os gestores a determinar a ordem em que devem ser abordados.

Assim, tanto a Matriz GUT quanto a Matriz de Decisão são ferramentas valiosas de tomada de decisão, mas servem a propósitos diferentes.

A Matriz GUT é excepcional para gerenciar e mitigar problemas dentro de um contexto empresarial, enquanto a Matriz de Decisão oferece uma abordagem mais abrangente e flexível para selecionar entre múltiplas opções ou planos de ação. Dependendo da natureza e do escopo da decisão a ser tomada, uma ou outra pode ser mais apropriada.

Benefícios da matriz de decisão

A matriz de decisão é uma ferramenta valiosa de análise e tomada de decisões que oferece diversos benefícios, especialmente em contextos onde é necessário comparar e escolher entre várias alternativas complexas. Aqui estão alguns dos principais benefícios desta ferramenta:

1. Estruturação do processo de decisão

A matriz de decisão fornece uma estrutura clara e sistemática que ajuda os tomadores de decisão a organizar e analisar informações de maneira ordenada. Isso facilita a visualização das opções e dos critérios a serem considerados, tornando o processo de tomada de decisão mais metódico e menos sujeito a erros ou esquecimentos.

2. Personalização dos critérios

Uma das grandes vantagens da matriz de decisão é a capacidade de personalizar os critérios de avaliação conforme as necessidades específicas de cada decisão. Isso permite que se adapte a ferramenta para diferentes situações, sejam elas relacionadas a negócios, pessoais, técnicas, ou até mesmo sociais.

3. Redução da subjetividade

Ao estabelecer critérios claros e definir pontuações para cada opção em relação a esses critérios, a matriz de decisão ajuda a reduzir a subjetividade no processo de tomada de decisão. Isso aumenta a objetividade, permitindo que as decisões sejam baseadas em análises mais racionais e menos influenciadas por opiniões ou preferências pessoais.

4. Facilitação de comparação entre opções

A matriz permite uma comparação direta entre diversas opções, cada uma avaliada de acordo com os mesmos critérios. Isso simplifica significativamente o processo de avaliar qual alternativa se alinha melhor com os objetivos desejados, especialmente quando há várias opções viáveis.

5. Melhor gestão de riscos e incertezas

Ao ponderar os critérios de acordo com sua importância e avaliar as opções com base em parâmetros quantitativos e qualitativos, a matriz de decisão ajuda na identificação e gestão de riscos e incertezas associados a cada alternativa.

Próximos passos

O STRATWs One é uma solução de software desenvolvida para ajudar empresas a melhorar a gestão de suas estratégias e o alinhamento organizacional. Este sistema é especialmente útil para gestores e equipes que enfrentam desafios em priorizar e acompanhar projetos e planos de ação que devem estar alinhados aos objetivos estratégicos da empresa. 

O STRATWs One centraliza informações de diferentes áreas da empresa, facilitando o acesso e a análise de dados relevantes. Isso ajuda os gestores a terem uma visão holística das operações e dos resultados, permitindo uma tomada de decisão mais informada e estratégica.

Além disso, o software é altamente customizável, permitindo que se adapte às necessidades específicas de cada organização. Seja ajustando os dashboards, modificando os fluxos de trabalho ou personalizando os relatórios, o STRATWs One pode ser configurado para atender às demandas únicas de qualquer empresa.

Solicite uma demonstração agora mesmo e dê o próximo passo na gestão da sua empresa!

stratws one