Metodologias de Gestão

Sua empresa como um todo: entenda a visão holística empresarial

Sua empresa como um todo: entenda a visão holística empresarial

Publicação : 26/11/2018

Por Siteware Siteware

8 min

(Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre Visão Holística Empresarial! Deixe para a gente o que você achou nos comentários.)


Foco ou visão do todo? O que é mais importante?

Foco nos objetivos e ações, sem deixar de entender todo ecossistema que é seu negócio. E não apenas quem lidera, mas cada colaborador precisa entender essas duas dimensões de seu trabalho.

Digamos que você já tenha uma visão geral da sua empresa. Entende todos os processos de negócios e as particularidades.

Mais do que isso, sabe que cada setor e profissional desempenha papel fundamental para o alcance de bons resultados. Mas, será que eles também sabem disso?

Conhecem as exatas causas e consequências de suas ações dentro do ambiente organizacional?

Enxergar a empresa como um todo, incluindo culturas, processos e pessoas, é parte de uma visão holística empresarial.

Quer saber o que isso significa e como auxilia no crescimento da empresa? Acompanhe abaixo todas as informações!

Veja também: Entenda o que é cultura organizacional de uma empresa e conheça seu lado negro

O que é visão holística empresarial?

A palavra holismo significa inteiro, o que faz com que o conceito de holística defenda a totalidade.

A visão holística empresarial, por sua vez, é uma forma de enxergar a empresa como um todo, e não separada por setores que realizam suas próprias tarefas e trabalhos individuais.

Com uma visão holística, você deixa de enxergar um conjunto como a soma de todas as partes. Em uma empresa, significa dizer que cada um tem sua importância e somente juntos podem formar um todo.

Ainda que seja necessário delegar diferentes tarefas para diferentes equipes, todos devem estar conectados. Caso isso não aconteça, a comunicação entre as áreas pode se tornar falha e a motivação das equipes e dos profissionais pode ir por água abaixo, uma vez que não entendem seu verdadeiro papel na empresa.

A verdade é que, muitas vezes, as rotinas agitadas e a necessidade de entregar resultados sempre melhores em prazos curtos influenciam no desenvolvimento profissional. Evitam que cada um possa alcançar sua própria visão holística, que se sintam parte do “todo”.

A visão holística traz algo novo. Serve para mostrar que a participação de cada profissional é importante na empresa, para que compreendam as práticas de trabalho e se tornem mais conscientes de seus atos e responsabilidades mediante ao conhecimento gerado no contexto geral.

O Google é um exemplo de empresa onde a visão holística empresarial é valorizada.

Confira este infográfico que fala um pouco de sua cultura organizacional:

visão holística empresarial

Características e benefícios de uma visão holística empresarial

A visão holística nas empresas incentiva a cultura de gestão e possibilita a formação de uma imagem única para estratégias, atividades, setores e profissionais.

Ao entender como os elementos interagem entre si, é possível entender também o que precisa ser melhorado. Ideal para CEOs, mas também gestores e outros profissionais, independentemente da área de atuação.

Afinal, uma visão holística forma pessoas mais competitivas, que enxergam mais do que uma função. Que sabem exatamente como uma ação influencia diretamente em outros setores.

Ao ser tirado de seu “círculo” e colocado em um todo, além de ter definições mais claras sobre suas decisões na empresa, o profissional se torna mais consciente, produtivo, observador, responsável e com foco em soluções e resultados.

Mais uma grande característica é a chance de aumentar a motivação e produtividade por meio de ações que robotizem menos o trabalho. Um gestor com visão holística, por exemplo, pode estabelecer treinamentos e até mesmo a rotação de tarefas entre equipes.

Sair da rotina e conhecer outras áreas é exatamente o que fará com que o profissional possa enxergar o todo.

Ao diversificar as tarefas, o ganho é em flexibilidade e conhecimento sobre a empresa. E o trabalho? Cada vez menos operacional e mais estratégico.

Visão holística empresarial: como desenvolver

como desenvolver visão holística

Uma vez que se trabalha para compor um todo, todos devem estar alinhados quanto às estratégias, atividades e culturas empresariais.

Desenvolver uma visão holística desde a gestão significa, primeiramente, enxergar a empresa como ela é.

Alguns passos podem te ajudar, veja abaixo:

1- Faça um diagnóstico da sua empresa

Conheça bem a sua empresa! Analise as diferentes áreas, como a de gestão de pessoas, produtos, tecnologia ou mesmo seus fornecedores e sua marca.

Como é a imagem, o clima e a cultura organizacional? Como todos se relacionam?

Essas “descobertas” são a chave principal para desenvolver uma visão holística.

2- Avalie a concorrência

Seja a concorrência ou outros ambientes externos, como políticos e econômicos, também podem gerar impactos na sua empresa. Estudar todos esses aspectos, portanto, é igualmente imprescindível.

3- Determine sua essência, missão e valores

Parte de uma administração holística é identificar e determinar a essência de uma empresa, assim como sua missão e valores.

Sem esses pontos muito bem definidos, será impossível desenvolver perfis com visão holística.

4- Estabeleça uma política e desenvolva a gestão de processos

O último passo é aquele que dará continuidade a todo o restante. Ao estabelecer as políticas da empresa, será possível determinar todas as regras, atividades e como elas estão integradas.

E em caso de mudanças? Políticas, processos e pessoas devem continuar se comunicando e alinhados entre si, o que torna a gestão de processos fundamental.

Desenvolver uma visão holística requer muita observação, mas o resultado é extremamente satisfatório.

Para o gestor, significa ser mais competitivo, enxergando com facilidade a empresa em sua totalidade e onde é possível melhorar. Para o colaborador, que participa ativamente do progresso da empresa, se traduz também em motivação e desenvolvimento profissional.

Confira também: Aprenda como engajar funcionários analisando os 9 arquétipos de engajamento

A Siteware desenvolve o STRATWs ONE um software que pode ajudar sua equipe a desenvolver uma visão holística empresarial, porque integra as informações do negócio como um todo de forma simples e transparente.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Baixe nosso e-book gratuito e conheça outras maneiras de tornar seus colaboradores mais focados em resultados estratégicos: Como engajar sua equipe no crescimento da empresa?