A importância do acompanhamento do planejamento estratégico

CONTEÚDO

acompanhamento do planejamento estratégico

CONTEÚDO

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre acompanhamento do Planejamento Estratégico! Deixe nos comentários o que achou.)

Será que o planejamento estratégico de sua empresa faz mesmo sentido?

Planejamento estratégico é um tema recorrente nas corporações. E, na verdade, a maioria das organizações bem estruturadas cria, anualmente, um planejamento estratégico. Mas será que esse esforço faz sentido, se não houver o controle e avaliação desse planejamento estratégico?

O planejamento estratégico de uma empresa precisa de acompanhamento e avaliação de resultados constante.

Essas atividades de planejamento estratégico são necessárias tanto para mensurar os resultados obtidos, quanto para avaliar o andamento dos objetivos globais e específicos da empresa.

E isso se faz por meio do acompanhamento de metas e indicadores do planejamento estratégico.

Da mesma forma que você verifica as indicações ao longo de uma estrada para saber se está próximo de concluir a sua jornada, é igualmente importante verificar se o desenvolvimento de negócios e processos que a empresa planejou está no caminho certo. Assim, usa-se para isso um plano de feedback e controle no planejamento estratégico.

Nest post, você vai entender melhor o que é planejamento estratégico da organização, e como se faz o monitoramento das atividades internas. Além disso, conhecerá algumas ferramentas de planejamento estratégico. E, por fim, descobrirá como fazer o controle e avaliação do planejamento estratégico.

Essas são diversas atividades que precisam ser coordenadas de forma adequada. Por isso, as apresentaremos de uma maneira didática, para que você entenda definitivamente para que serve o planejamento estratégico.

Saiba mais: Como fazer a implementação do planejamento estratégico

GUIA: Acompanhamento do planejamento estratégico: como monitorar e fazer o acompanhamento de metas

Durante a execução do planejamento estratégico é fundamental definir um plano de acompanhamento de indicadores. Dessa forma, será possível avaliar se o planejamento da empresa está alcançando os resultados esperados.

Mas antes de analisarmos todo processo de planejamento estratégico, é importante entender esse conceito claramente.

Afinal, se não soubermos para que serve o planejamento estratégico da organização, de nada valerá fazer um controle de metas estratégicas, o acompanhamento do plano de ação, nem uma avaliação estratégica de resultados.

Por isso, veja, a seguir: o que é planejamento estratégico, afinal?

Confira também em nosso blog: Prepare sua caixa de ferramentas para planejamento estratégico empresarial

O que é planejamento estratégico

Segundo o mestre Peter Drucker:

“Planejamento estratégico é um processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”

Hum… essa definição não clareou muito suas ideias?

Talvez estas outras duas frases de Drucker sejam mais esclarecedoras:

“Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes”

“Fazer as coisas certas é mais importante do que fazer as coisas direito”

Em outras palavras:  As atividades de planejamento e monitoramento estão intimamente ligadas! É isso que ele quer dizer com “retroalimentação constante”. Assim, é fundamental fazer o controle de metas estratégicas!

Quanto a tomada de decisão, ele deixa bem claro que ela é feita agora, com o objetivo de gerar resultados futuros, incertos e que “envolvem riscos”.

Isto é: pode ser que nossas decisões não se concretizem. É por isso que o acompanhamento do planejamento estratégico e tão importante. Ele será o responsável pela monitoração das atividades internas para que se tomem ações corretivas, se necessário.

Em suma, a dinâmica do planejamento estratégico deve conter um plano de acompanhamento de metas e indicadores para que se possa assegurar que o “futuro” esteja se realizando como planejado, “fazendo as coisas certas”. Assim, sem definir indicadores de planejamento estratégico, seu trabalho não fará sentido algum.

Confira mais uma frase de Peter Drucker que vale a pena conhecer:

Agora que você sabe com mais exatidão o que é e para que serve o planejamento estratégico – com ajuda das frases de Peter Drucker – vamos apontar alguns objetivos do planejamento estratégico.

3 principais objetivos do planejamento estratégico

Elencamos abaixo os principais objetivos e benefícios do acompanhamento do planejamento estratégico da sua organização:

1- Garantir que as atividades estejam dentro dos parâmetros definidos

Durante o desenvolvimento do planejamento estratégico, foi pensado, para cada atividade planejada para a organização, parâmetros necessários para a sua realização:

  • custos;
  • tempo de execução; recursos financeiros;
  • recursos materiais;
  • talentos humanos.

Entre outros.

Agora, enquanto o plano está sendo colocado em prática, o gestor deve se certificar de que todas as atividades estão sendo desenvolvidas conforme os parâmetros adequados.

Por isso, mais do que avaliar, o gestor deve observar se é necessária alguma mudança de curso. E também se os parâmetros para alguma atividade precisam ser repensados.

A garantia do andamento das atividades ajuda a estabelecer padrões de desempenho que:

  • indiquem o progresso rumo aos objetivos de longo prazo;
  • avaliem o desempenho das pessoas;
  • forneçam insumos para a formulação de feedbacks e controle no planejamento estratégico.

2- Garantir que as atividades são consistentes com o DNA da empresa

A alma da organização está intimamente ligada à sua visão, missão e valores.

O acompanhamento do planejamento estratégico também é uma forma de garantir que as atividades estão sendo desenvolvidas de acordo com os valores que orientam a organização e sua cultura organizacional.

Uma vez que eles estão diretamente relacionados com o clima organizacional e a imagem corporativa da empresa.

Confira este infográfico exclusivo da Siteware que mostra as consequências de uma cultura organizacional desalinhada do planejamento estratégico:

acompanhamento planejamento estratégico

3- Avaliar a capacidade de alcançar os objetivos e identificar problemas

A análise do intercâmbio de força de trabalho e ideias tanto interna quanto externa também é importante para mensurar o quanto a empresa é capaz de atingir o que foi estabelecido para o período.

Através da comparação entre dados de desempenho e os padrões estabelecidos é possível visualizar ou antecipar possíveis gargalos no dia a dia corporativo.

Veja mais: Como fazer um planejamento estratégico de uma empresa com 6 perguntas

Por que é importante fazer o acompanhamento do planejamento estratégico?

Quando a empresa tem um bom acompanhamento do seu planejamento estratégico, garante que suas equipes estão fazendo um bom trabalho. Fica claro de estão empenhadas em manter o progresso e com registros adequados para que possam ser avaliados.

Mais uma frase de um mestre, Ram Charan, para ilustrar como monitorar o planejamento estratégico é fundamental:

Isso é, na hora de executar o planejamento, é determinante realizar um monitoramento estratégico e uma avaliação do planejamento de forma sistemática e constante.

Afinal, se 70% das atividades do planeamento fracassam na execução, só o controle e avaliação do planejamento estratégico – com métricas – permitirão detectar erros e providenciar ajustes.

As métricas que a empresa utiliza para avaliar indicam também a qualidade do ano ou período que a empresa está.

Se necessário, a partir do que é avaliado, é possível:

  • corrigir a rota;
  • fazer investimentos;
  • contratar pessoal;
  • buscar ferramentas tecnológicas;
  • montar parcerias.

Entre muitas outras soluções.

O monitoramento faz parte do sistema de planejamento estratégico principalmente para manter o controle do que está acontecendo.

E isso é feito, geralmente, através de uma análise de relatórios operacionais e financeiros regulares sobre as atividades da empresa.

Os resultados do acompanhamento do planejamento estratégico são:

  • Incentivo à melhoria contínua;
  • Fornecimento de dados sobre o impacto das atividades;
  • Informações para a tomada de decisões.

O acompanhamento do planejamento estratégico deve ser realizado com base nos mesmos indicadores utilizados na hora de se elaborar o planejamento estratégico.

Isso também permite a revisão de processos, à medida que a empresa perceba que é preciso modificar atividades, relacionamentos internos e externos, abordagens com o cliente, etc.

Ficou claro para você qual a importância do planejamento estratégico e do acompanhamento do plano de ação e atividades?

Se você quer ter como elaborar um plano estratégico com mais facilidade e fazer o acompanhamento de metas, baixe nosso kit completo para a prática e execução do seu planejamento estratégico, com nossas ferramentas de análise: Quero Baixar o KIT de Planejamento e Análise Agora!

Exemplos de indicadores de planejamento estratégico

Você viu que não há como monitorar o planejamento estratégico sem o uso de indicadores.

Na verdade, existem três tipos de indicadores a serem considerados em uma empresa:

  • Indicadores estratégicos: apontam o futuro, o caminho que se espera que a empresa siga e estão ligados a missão e visão do negócio. Serão atingidos em longo prazo, entre 3 e 5 anos. Depois de uma análise de cenários interno e externo e dos diferenciais da empresa, com ajuda da análise SWOT, costuma-se definir os indicadores estratégicos.
  • Indicadores táticos: estão relacionados às ações de cada área da empresa. Compõem um plano de ação que se efetiva em um prazo mais curto que os objetivos estratégicos, mas devem contribuir para ele. Se os indicadores táticos estão sendo atingidos, existe grande chance dos objetivos estratégicos também serem alcançados com êxito.
  • Indicadores operacionais: de curto prazo. Se vinculam diretamente com a operação do dia a dia na empresa e com o andamento dos processos. Indicadores operacionais são designados a cada colaborador, para que atinjam o nível de desempenho desejado e que fará possível atingir as metas táticas e estratégicas.

Entenda melhor as diferenças entre esses indicadores nesta postagem: Tudo sobre a gestão de indicadores estratégicos, táticos e operacionais nas empresas

Como definir indicadores de planejamento estratégico, afinal?

Vimos nos parágrafos acima que indicadores estratégicos têm algumas características:

  • Apontam para o futuro
  • Atingíveis em longo prazo
  • Ligados à missão e visão da empresa
  • Se baseiam em diferencias competitivos

Assim, por exemplo, não faria sentido definir indicadores estratégicos como estes:

  • Melhorar a eficiência de nossas linha de produção em 15% no próximo ano
  • Aumentar vendas em 10% até o final do semestre
  • Contratar novos talentos para ocupar 6 diretorias até o final do ano

Esses são típicos exemplos de indicadores táticos.

Para conseguir exemplos de indicadores de planejamento estratégico, deve-se pensar em mudanças mais ligadas ao DNA da empresa, à sua missão perante a sociedade.

Veja uma pequena lista de exemplos de indicadores de planejamento estratégico ideais para o acompanhamento de resultados:
  • Lançar 3 novas linhas de produtos a cada ano nos próximos 4 anos para conquistar 35% a mais de Share no mercado X.
  • Criar uma universidade corporativa que atenda nossas necessidades, em no máximo 2 anos, e instituir planos de auxílio ao estudo universitário para capacitar nossos colaboradores de forma a termos 85% da força de trabalho com diploma de nível superior e 50% com pós-graduação em 5 anos.
  • Desativar as unidades que apresentem lucratividade inferior a 20% e usar o capital oriundo da venda desses ativos para iniciar um projeto de expansão internacional abrindo 1 unidade nos países X, Y e Z e 3 unidades no pais W, em no máximo 4 anos.

Desafios do acompanhamento do planejamento estratégico

Agora que ficou clara para você a importância do planejamento nas empresas, vamos analisar os desafios inerentes à sua execução.

Se considerarmos que o planejamento estratégico é a consolidação de ideias, é na implementação dessas ideias que a organização vai obter seus resultados, como salientou Charan.

É por isso que ele precisa ser constantemente reavaliado e repensado conforme o andamento corporativo.

O maior desafio da gestão estratégica é relacionado à capacidade de movimentar a organização e mantê-la conectada com o que foi proposto pelo plano estratégico, com a adaptabilidade que esse processo exige.

Como toda função de gestão, isso pressupõe uma dinâmica permanente de planejamento, execução, monitoramento, avaliação, ajustes e reajustes.

A importância do Planejamento Estratégico ainda não está completamente clara? Então assista o vídeo:

Quer saber mais sobre a importância do acompanhamento do Planejamento Estratégico?

Baixe nosso e-book gratuito: Como fazer a gestão estratégica

E se quiser saber como monitorar o planejamento estratégico de forma ainda mais ágil e assertiva, conheça o software de planejamento estratégico STRATWs One.

Ele permite uma visualização amigável do seu mapa estratégico, facilitando o acompanhamento de indicadores e metas e criando planos de ação para cada uma delas.

Com ele fica muito mais fácil entender como fazer um plano estratégico e proceder a monitoração das atividades internas.

Banner 16 A importância do acompanhamento do planejamento estratégico