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Quer saber como aplicar os 5s no ambiente de trabalho? Entenda tudo sobre esse método!

Quer saber como aplicar os 5s no ambiente de trabalho? Entenda tudo sobre esse método!

Publicação : 21/05/2021

Por Siteware

8 min

Como aplicar os 5s no ambiente de trabalho
Como aplicar os 5s no ambiente de trabalho

Reestruturações das organizações, mudanças das prioridades internas, melhor compreensão sobre planejamentos estratégicos e ferramentas que possam ajudar uma empresa a se concretizar no mercado são verdadeiros “potes de ouro” no mundo empresarial. 

Por isso, “como aplicar os 5s no ambiente de trabalho” vem se tornando cada vez mais a pergunta da vez para quem busca mais organização. 

Essa filosofia de origem japonesa, também conhecida como housekeeping, é dividida em cinco etapas fundamentais com o objetivo de tornar os processos mais ágeis, seguros e limpos por meio de disciplinas pré-estabelecidas e a participação de todos os envolvidos no processo. Ou seja: a equipe como um todo é responsável pelos resultados finais dos processos.

Mas como que esses processos são criados? Quais são as vantagens dele? Calma que vamos explicar. Continue a leitura e entenda porquê e como aplicar os 5s no ambiente de trabalho.

O que é e qual a importância dos 5S?

Essa ferramenta de gestão asiática que dominou o mundo surgiu entre as donas de casa do Japão após o final da Segunda Guerra Mundial com o intuito de envolver toda a família em torno do zelo e conforto da casa

Mas não demorou muito para ela ganhar o meio empresarial por causa dos métodos de disciplina bastante eficientes e precisão da capacidade de reestruturação. Já o nome 5s foi criado graças às iniciais de cada uma das etapas, que são:

Seiri

Seiri significa “senso de utilização” em japonês e remete a consciência de manter em pleno funcionamento apenas aquilo que realmente funciona ou funciona mais no ambiente empresarial.

Ou seja: a metodologia instiga o descarte daquilo que não agrega e reforça o conceito de ser útil.

Seiton

Seiton significa “senso de organização” em japonês e talvez seja o item mais autoexplicativo dessa teoria. Aqui, é fundamental que todos organizem sua divisão e crie estratégias de organização para os mais diversos setores, inclusive no armazenamento de documentos, materiais e matérias-primas.

Seiso

Seiso significa “senso de limpeza” em japonês e quer dizer que, para manter o lugar de trabalho agradável, produtivo e limpo (tanto no sentido literal da palavra, quanto visualmente limpo), é necessário que todos contribuam para isso. O mesmo vale para a aparência pessoal.

Seiketsu

Seiketsu significa “senso de normalização” em japonês e traz, além da ideia de normalizar os novos padrões, necessidades e sistemas impostos pelas etapas acima, a orientação de melhorar o ambiente esteticamente falando para proporcionar mais qualidade e saúde às pessoas que usufruem dele.

Shitsuke

Shitsuke significa “senso de disciplina e autodisciplina” em japonês. Ou seja: instituídas todas as mudanças necessárias para tornar a empresa o mais funcional possível, é hora dos colaboradores (e no início da filosofia, os membros da família) tornarem cada uma dessas regras um hábito. Ou melhor: um estilo de vida, com valores e cultura em cada passo.

Onde devemos aplicar o programa 5S?

Antes de falarmos como aplicar os 5s no ambiente de trabalho, é importante entender quais são os espaços que melhor se beneficiarão desse programa.

É preciso ter em mente que a função dessa filosofia é trazer facilidade nas operações, reduzir perdas de materiais e otimizar o tempo dos empregados nas tarefas, tornando-os mais produtivos e bem posicionados na empresa.

Portanto, é sugerido que a implantação aconteça primeiramente nas lideranças para que os líderes abracem essa causa e estimulem seu uso entre os demais funcionários. Com essa implementação, a expectativa é que resultados positivos sejam alcançados em uma variedade de departamentos até que, com o tempo, ele seja adotado por todas as equipes.

Como aplicar os 5s no ambiente de trabalho?

Explicada toda a metodologia e importância dessa filosofia, vamos ao que interessa: como aplicar os 5s no ambiente de trabalho?

Criando estímulos

Como as ideias de 5s nas empresas remetem a conservação do ambiente de trabalho e limpeza visual como estratégia de criatividade, é fato que oferecer capacitação e tornar essa ferramenta uma parte da cultura organização é uma das melhores formas de aplicação.

Ou seja, não deixe de criar oportunidades em que o 5s consegue ganhar mais enfoque, como comissões. Outra ótima ação é oferecer destaque à aqueles que conquistaram o sucesso por meio da prática dos 5s.

Não ignore os problemas

Já deixamos claro que o intuito dos 5s é trabalhar com os frutos de bons resultados.

Entretanto, avaliar os pontos críticos das operações e listá-los de forma didática, com o intuito de que os mesmos não sejam repetidos futuramente, também é de extrema importância. 

Com essa ação, os hábitos conhecidos tradicionalmente como “ferramentas de gestão” se transformam em uma filosofia compartilhada entre todos, do colaborador do chão de fábrica até o CEO da organização.

Leia também: Metodologia 5 porquês: descubra a causa real dos problemas

Não esqueça das avaliações

Ao olharmos para quais são as vantagens do programa 5s nas empresas, a etapa Shitsuke é clara: a autodisciplina é fundamental para que os conceitos sejam transformados em estilo de vida – ou até mesmo um mantra. 

Porém, a adoção de avaliações constantes dentre as equipes pode ser uma forte aliada nesse processo. Isso porque a reflexão de cada um dos passos é essencial para eles serem executados de forma natural, repetida e, principalmente, com resultados positivos no final. 

Agora que você já se familiarizou com a metodologia e entendeu todas as práticas de organização desenvolvidas pelos japoneses, queremos saber: você está pronto para aplicar os 5s no ambiente de trabalho? 

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