Reunião mensal de resultados: por que você deveria adotar já na sua empresa

CONTEÚDO

Equipe realiza reunião mensal de resultados

CONTEÚDO

As metas são estabelecidas, as equipes se engajam no cumprimento do planejado, as conquistas começam a chegar. A reunião mensal de resultados é o momento ideal para comemorar essas pequenas vitórias e também uma oportunidade para melhorar aspectos que não estejam saindo da maneira ideal.

Ainda é frequente nas empresas o sentimento de que as reuniões são “desperdício de tempo”. Isso só é verdade quando esses encontros são realizados sem planejamento, com objetivos pouco claros e sem foco. Do contrário, é uma oportunidade para a equipe se encontrar, trocar impressões, fornecer insights para solucionar possíveis problemas.

Para aproveitar ao máximo o tempo das suas reuniões, você pode se planejar baixando gratuitamente a nossa planilha de indicadores de desempenho, no link a seguir:

Neste artigo, nós vamos explicar o que é uma reunião mensal de resultados, as vantagens em fazê-la e como organizar uma. Confira a seguir!

O que é uma reunião mensal de resultados?

O nome desse tipo de encontro não deixa margem para muitas dúvidas. Mesmo assim, é sempre bom deixar os conceitos claros: a reunião mensal de resultados é o encontro mensal que o gestor deve promover com a sua equipe para apresentar a evolução das metas naquele mês. Ela também pode ser feita entre os gestores, para dar uma noção mais ampla da empresa como um todo.

Trata-se de um momento de aprendizado, celebração e também uma ocasião em que os colaboradores podem trocar ideias, apresentar questões nas quais estão tendo dificuldades e ouvir insights dos colegas. Daí, podem surgir sugestões e relatos que os ajudem a superar essas dificuldades e melhorar ainda mais o seu desempenho individual e coletivo da empresa.

Além disso, a reunião mensal de resultados é uma ótima oportunidade para ajustar os pontos que não estiverem correndo como planejado. Com os dados apurados em mãos e os relatos dos colaboradores, é possível verificar o que pode ser melhorado e traçar novas ações para melhorar a eficiência.

Por que fazer reuniões mensais de resultados?

Os motivos para dedicar um tempo do seu mês para fazer as reuniões de resultados não são poucos. Nos próximos tópicos, vamos explorar os principais.

Conhecimento do negócio

Fechar os olhos para a realidade nunca foi solução para problema nenhum, e não vai começar a ser a partir de agora. A melhor forma de fazer uma empresa crescer é conhecendo-a muito bem por dentro e posicionando-a bem no seu contexto. E engana-se quem acredita que isso pode ser feito anualmente.

O mercado do mundo VUCA em que operamos muda em progressão geométrica. Portanto, um ano de desconhecimento da situação pode ser tempo demais e representar uma ameaça insuperável para a empresa.

A reunião mensal de resultados evita que você tenha uma lacuna de conhecimento sobre a sua empresa. Assim, é mais fácil e mais rápido responder às necessidades impostas pelo mercado e manter a empresa relevante no contexto.

Ajuste das metas

Nós já falamos aqui no blog que as metas estabelecidas para a empresa, os departamentos e para cada colaborador devem ser SMART. Do contrário, você corre o risco de não conseguir alcançá-las e, de quebra, ainda minar a autoconfiança dos seus profissionais.

Mas existe ainda um outro risco no que diz respeito às metas: fazer a nivelação por baixo. Sem um real conhecimento do desempenho da empresa e sem um monitoramento dos resultados, você pode estabelecer metas que estão aquém do seu real desempenho.

A melhor forma de não cair em nenhum dos dois extremos é conhecendo a evolução dos seus resultados mês a mês e reavaliando-os. Para isso também serve uma reunião mensal de resultados.

Engajamento e motivação

O alcance das metas pode ser um ponto de muita pressão na empresa e uma fonte grande de estresse para os colaboradores. A reunião mensal de resultados pode ser uma oportunidade para aliviar essa pressão e comemorar as conquistas.

A exposição do resultado positivo e do reconhecimento do trabalho bem feito vai motivar os colaboradores e mantê-los engajados nos resultados de longo prazo.

Se tiver que dar um feedback negativo, saiba como fazer isso de forma construtiva com o nosso infográfico:

Team building

A reunião mensal de resultados pode ser também uma boa oportunidade para fazer um team building e estimular a colaboração entre os integrantes da sua equipe. Além de mostrar os resultados, esse pode ser o momento em que cada profissional apresenta as dificuldades que vem tendo, e os outros podem dar sugestões para contornar o problema.

Essa geração coletiva de insights e o espírito de ajuda que se cria é uma ótima forma de fortalecer os laços entre pessoas que trabalham juntas. Em vez de competirem pelos resultados, elas se ajudam para que todos possam crescer juntas.

Aproveite o momento para aplicar algumas dicas para aumentar o engajamento da sua equipe, como as que estão no nosso webinar:

Como organizar esses encontros? 

O formato da sua reunião mensal de resultados vai mudar de acordo com as pessoas que participarem dela. Uma reunião com a sua equipe certamente não será igual a um encontro formal com o C-board da empresa. Veja o que preparar para otimizar esse tempo.

Prepare os dados

O primeiro passo é fazer a coleta e a organização dos dados que serão tratados na reunião. Se for um encontro com a sua equipe, você pode solicitar com antecedência para cada um preparar uma apresentação breve com os seus números.

Mas se o caso for uma reunião entre gestores, você precisará ter nas mãos as informações completas sobre todo o setor. Só assim poderá fazer uma boa apresentação para os outros gestores e/ou os diretores da empresa.

Elabore a pauta

Um dos maiores erros que levam ao desperdício de tempo nas reuniões é a falta de uma pauta clara e objetiva. Esse documento deve conter as informações básicas do encontro, como o horário, o local onde será realizada, os participantes e os assuntos que serão tratados.

O ideal é que a pauta seja enviada com antecedência para os participantes. Assim eles terão tempo de se planejar não só liberando as agendas, mas preparando os dados e materiais que forem necessários.

Preocupe-se com a apresentação

A visualização de dados é uma disciplina que tem recebido muita atenção na última década. Trata-se da apresentação dos dados de uma forma clara e user friendly. Essa apresentação facilita a análise e também a geração de insights a partir dos dados.

Tem dúvidas sobre o que é a visualização de dados? Assista ao vídeo abaixo e entenda:

Caso não tenha um designer com quem contar, você pode usar algumas ferramentas gratuitas na internet. O Canva, por exemplo, é uma plataforma de design que tem centenas de templates para diferentes tipos de documentos. Explore os modelos disponíveis e encontre a melhor forma de apresentar os seus dados na reunião mensal de resultados. Vai fazer a diferença.

Uma das melhores maneiras de acompanhar seus resultados é estabelecendo quais são as métricas e os indicadores através do qual será medido o progresso da empresa. Ter um software de gestão dos KPI facilita esse monitoramento e o torna mais preciso, uma vez que você passa a ter acesso aos dados em tempo real.

A STRATWs One é uma plataforma de gestão que transforma em processos a sua metodologia de gestão. A ferramenta permite também estabelecer os KPI para monitorar as metas e é uma excelente aliada da sua gestão estratégica.

Banner 16 Reunião mensal de resultados: por que você deveria adotar já na sua empresa