Gestão de Equipe

O que são equipes de alta performance, afinal?

O que são equipes de alta performance, afinal?

Publicação : 03/09/2018

Por Siteware

8 min

Muita gente fala em desenvolver equipes de alta performance em seus negócios. Mas, afinal, o que é uma equipe de alta performance e como ela pode ajudar o seu negócio a prosperar?

É claro que equipes que apresentam desempenho elevado são um diferencial competitivo para qualquer empresa. Mas, para que isso aconteça, é preciso alcançar um padrão de excelência nos produtos oferecidos e nos serviços prestados.

Nesta postagem, você vai entender o papel de equipes de alto desempenho nesse processo e quais as vantagens para a empresa.

Veja também em nosso blog: Como implantar avaliação de desempenho em uma empresa e orientar o crescimento da equipe

O que são equipes de alta performance?

Equipes de alta performance são aquelas que possuem elevada competência e comprometimento com as suas atividades e com a empresa.

Essas equipes são compostas por pessoas que compartilham da mesma visão, valores e objetivos; que sabem unir o que há de melhor em cada um e, através desse mix de conhecimentos, bagagens e ideias, conseguem levar a organização a melhores resultados.

As equipes de alta performance estão sempre engajadas e alinhadas aos objetivos estratégicos da empresa e às demandas do mercado.

Assim, com rumos claros e muita motivação, estão capacitadas para trazer os melhores resultados para a empresa.

Mas não basta saber o que são equipes de alta performance. É preciso entender que características esse grupo de profissionais precisa ter (ou desenvolver) para chegar a esse nível de excelência.

Quais as características de uma equipe de alta performance?

Se seu objetivo e desenvolver uma equipe de alta performance, o primeiro passo é analisar quais das características a seguir ela já possuiu ou se será preciso desenvolvê-las no grupo.

1 – Liderança

Para que uma equipe seja considerada de alta performance, é preciso que ela tenha uma liderança bem definida. Isso porque os membros dessa equipe não podem ter dúvidas em relação a quem recorrer e a quem cabe a decisão final.

Além disso, os líderes precisam estar sempre presentes nas rotinas de trabalho, incentivando e os inspirando seus liderados.

2 – Autogerenciamento

O autogerenciamento pode parecer contraditório em relação ao que acabamos de falar no tópico anterior. Porém, aqui o foco está no fato de que, nas equipes de alta performance, cada membro é responsável por suas próprias funções.

Apesar da presença do líder, o liderado pode sim gerenciar o próprio tempo, suas decisões e a execução das suas tarefas.

3 – Multidisciplinaridade

O que é uma equipe de alta performance se não um conjunto de pessoas com conhecimentos, culturas, origens e formações diversas atuando em sinergia e em busca de um resultado coletivo, não é mesmo?

Por isso, a multidisciplinaridade é uma importante característica dessas equipes. Aqui, as habilidades individuais se complementam e todos colaboram entre si para alcançar os melhores resultados.

4 – Antecipação

As equipes de alta performance estão sempre projetando um olhar para o futuro, pensando à frente. Esse comportamento ajuda a prevenir problemas e situações capazes de comprometer o desempenho coletivo.

5 – Comunicação assertiva

Equipes de alta performance sabem se comunicar e fazem isso muito bem. Os membros entendem que uma comunicação mais assertiva e eficiente impacta nos resultados.

Por isso, são realizadas reuniões periódicas para acompanhamento, há estímulo à troca de experiências, feedbacks são compartilhados e a comunicação interna é valorizada.

6 – Colaboração

Para que uma equipe possa alcançar um desempenho elevado, é fundamental que haja colaboração entre os membros.

Em vez de cada um se fechar e focar apenas nas suas tarefas, aqui os membros se ajudam e, de forma colaborativa e integrada, eles conseguem entregar um trabalho mais consistente.

Depois de verificar quais dessas características precisam ser melhoradas em sua equipe, desenvolva um planejamento de capacitação.

Dê uma olhada neste vídeo, ele pode ajudar você a entender melhor a importância da capacitação e gestão de seus talentos humanos:

Veja mais: Você sabe como desenvolver equipes de alta performance? Confira 8 dicas que funcionam

Vantagens de uma equipe de alta performance

Uma equipe de alta performance levará a sua empresa a conquistar resultados consistentes e com mais rapidez, sejam eles tangíveis (lucro, retorno financeiro) ou intangíveis (satisfação dos clientes).

Veja as principais vantagens de se ter equipes de alta performance no seu negócio

  1. Maior maturidade
  2. Aumento da competitividade
  3. Visão mais estratégica
  4. Mais autonomia
  5. Fortalecimento das lideranças
  6. Aumento dos lucros
  7. Melhoria contínua de processos, produtos e serviços
  8. Diminuição da taxa de turn over
  9. Gestão mais consistente
  10. Aumento da produtividade

Dicas de como implementar uma equipe de alta performance

Tudo bem, você já sabe o que são equipes de alta performance, mas ainda não sabe exatamente como implementá-las no seu negócio.

Saiba que este é um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores. As empresas podem até ter funcionários cheios de energia, bem qualificados e com ambição; porém, conseguir reunir o que há de melhor em cada um e gerenciá-los pode não ser uma tarefa muito fácil.

Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a despertar as características que levam uma equipe a atuar com alta performance:

  • Elabore metas desafiadoras
  • Defina e faça o acompanhamento dos indicadores de desempenho
  • Aprimore a comunicação interna
  • Desenvolva as competências de cada colaborador por meio de treinamentos
  • Estabeleça uma política de recompensas
  • Seja um líder de alta performance e sirva de exemplo para os seus liderados

Ficou claro o que são equipes de alta performance?

Saiba que com o STRATWs ONE, software de gestão de performance corporativa, é possível acompanhar o desempenho individual e coletivo, te ajudando a desenvolver uma equipe de alta performance.

Com ele você poderá acompanhar seu desempenho, detectar quais características precisam ser trabalhadas em cada colaborador, além de poder adotar um sistema de meritocracia, baseado em resultados reais e objetivos.

Baixe nosso e-book gratuita e saiba mais detalhes desse tipo de gestão de pessoal: Como usar KPIs para acompanhar os resultados e engajar seu time?

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One