Ferramentas de motivação no trabalho: como turbinar o desempenho do time e realizar sonhos coletivamente?

CONTEÚDO

CONTEÚDO

Você sabia que funcionários motivados podem ser até 50% mais produtivos? Esta é uma das razões pelas quais, cada vez mais, líderes e empresas buscam ferramentas de motivação no trabalho

Se você faz parte desse grupo, saiba que está no lugar certo! 

Continue a leitura deste artigo para conhecer 6 ferramentas de motivação no trabalho para equipes que trabalham com gestão de metas e vendas: 

  1. Alinhe metas e objetivos com o time
  2. Seja uma liderança participativa
  3. Valorize as boas práticas do time
  4. Crie rotinas de feedback
  5. Invista em um ambiente de trabalho saudável e flexível
  6. Implante o funil dos sonhos 

Boa leitura! 

Ferramentas de motivação no trabalho: 6 caminhos para engajar o time 

1. Alinhe metas e objetivos com o time

Reflita conosco: como se motivar no trabalho se você não sabe qual é a finalidade estratégica das suas atividades? Preencher planilhas, fazer X contatos por mês, vender um volume Y… para quê? 

Entende que, se o time trabalha sem o conhecimento da estratégia da empresa, ele não é capaz de se colocar como parte de um todo? 

Alinhar metas e objetivos macro (a nível empresarial) e micro (a nível setorial) é fundamental para gerar motivação no trabalho. Dessa forma, os colaboradores conseguem entender a empresa como um organismo, compreendendo a importância de suas atividades rotineiras para o todo. 

Dica de ouro: quer tornar suas metas e objetivos mais palpáveis para o time? Então conheça a metodologia SMART de metas Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporais! 

Aproveite e conheça a software para gestão de indicadores da Siteware para motivação no trabalho atrelada à gestão de metas e objetivos!

2. Seja uma liderança participativa

Ser uma liderança participativa é uma das ferramentas de motivação no trabalho mais efetivas. Essa pesquisa, apresentada pela Forbes, aponta que funcionários cujos gerentes os envolvem no estabelecimento de metas têm 3,6 vezes mais probabilidade de se engajar do que outros funcionários

Por isso, seja um líder participativo! Esteja presente na rotina do time e ajude-os a estabelecer metas, prioridades e caminhos para cumprir seus objetivos. 

E atenção! Ainda que sua empresa esteja operando em trabalho remoto, é possível investir em gestão a distância com a ajuda de uma estação de trabalho virtual e ferramentas colaborativas de comunicação, como o Slack

3. Valorize as boas práticas do time

Reconhecer boas performances é uma das mais eficazes ferramentas de motivação no trabalho, e sabe por quê? Porque é simples, pode ser feita sem recursos e contribui fortemente para o empoderamento de cada colaborador.

É claro que, se fizer parte do orçamento empresarial, um programa de incentivo profissional em forma de recompensas financeiras ou prêmios cai bem e agrada a todos. 

Mas, ainda que não seja possível fazer um investimento como esse, não deixe que atitudes exemplares passem em branco. Envie um e-mail, divulgue a boa prática nos canais de comunicação da empresa ou mesmo agradeça ao colaborador por contribuir ativamente para a performance do negócio.

4. Crie rotinas de feedback

O feedback é um recurso valioso para empresas que buscam ferramentas de motivação no trabalho. Isso porque também é gratuito, e pode ser feito de qualquer lugar — inclusive virtualmente. 

Sua essência consiste na troca de conselhos e avaliações sobre o desempenho de um ou mais colaboradores do time. Essa avaliação pode ser feita entre o próprio time ou com a participação da liderança. 

Se a liderança estiver envolvida nos turnos de feedback, é fundamental que ela também se disponha a ouvir os retornos dos funcionários. Assim, é possível estabelecer uma relação de troca e crescimento mútuo.

5. Invista em um ambiente de trabalho saudável e flexível

Qualidade de vida também é uma ferramenta de motivação no trabalho. 

De acordo com pesquisa da Isma-BR (representante da International Stress Management Association), divulgada pelo portal UOL, 72% dos brasileiros que estão no mercado de trabalho sofrem alguma sequela ocasionada pelo estresse. Dentre as sequelas, está a depressão aliada à falta de motivação no trabalho. 

A saída para evitar que o estresse mine as potencialidades dos profissionais da sua empresa é investir em alternativas que contribuam para a obtenção de mais qualidade de vida. Veja alguns exemplos:

  • adoção do home office em dias alternados;
  • criação de um regime de horários compatível com a performance;
  • flexibilidade de calendário de folgas;
  • criação de pausas para descanso no horário de trabalho;
  • etc. 

6. Implante o funil dos sonhos 

Já imaginou se, entre as ferramentas de motivação no trabalho, você descobrisse uma capaz de conectar os sonhos pessoais de cada vendedor com suas metas de vendas no trabalho? Pois prepare-se para a notícia boa: esta ferramenta existe, e se chama funil dos sonhos. 

Nesta ferramenta, o vendedor programa seu principal sonho (como uma viagem, casa própria, carro etc), fornece informações sobre sua performance no trabalho e o próprio site ajuda a relacionar o objetivo pessoal a seu desempenho no trabalho. Quantas vendas é preciso fazer para alcançar aquele objetivo em um período de tempo pré-determinado? O funil dos sonhos te dá a resposta! 

Combine ferramentas de motivação no trabalho para resultados ainda melhores! 

O funil dos sonhos é mais uma das ferramentas de motivação no trabalho, e pode ser usada em consonância com as demais trazidas ao longo da nossa lista, incluindo o software de estratégia da Siteware, o STRATWs ONE, que ajuda a acompanhar metas e objetivos, fortalecendo a cultura de gestão do negócio. .

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

Banner 16 Ferramentas de motivação no trabalho: como turbinar o desempenho do time e realizar sonhos coletivamente?