No mundo corporativo, a eficácia na definição e no cumprimento de metas pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma organização. E por isso é tão importante saber o que são metas e como determiná-las de modo realista.
Um estudo feito pela consultoria de gestão global Bain & Company revelou que as empresas que se destacam em definir metas têm até 4 vezes mais probabilidade de ser classificadas como “top performers”.
Outra pesquisa da Management Study Guide indicou que 90% das companhias bem-sucedidas usam metas para impulsionar o desempenho e a produtividade de seus negócios.
Porém, apesar de sua importância crítica, ainda há muita confusão sobre o que exatamente são as metas e como elas se relacionam com outros conceitos importantes, como tarefas e objetivos.
Muitas vezes, esses termos são usados de maneira intercambiável, o que pode levar a uma falta de clareza e estrutura na hora de planejar e executar estratégias de negócios.
Neste artigo vamos abordar o que são metas, suas diferenças para objetivos e tarefas e explicar como você pode introduzi-las no seu negócio. Boa leitura!
Metas são resultados quantitativos ou qualitativos específicos que uma pessoa ou organização deseja alcançar dentro de um prazo definido. Elas se caracterizam por serem específicas e mensuráveis, auxiliando a criar um caminho claro para a realização de um objetivo final. Ou seja: servem como um guia para orientar estratégias.
Já os objetivos são declarações gerais sobre o que se deseja alcançar em longo prazo. Eles são mais abrangentes e menos mensuráveis do que as metas.
Por exemplo, um objetivo pode ser: “tornar-se a maior empresa do setor moveleiro do estado”, enquanto uma meta relacionada seria “aumentar o faturamento a cada semestre por meio da criação de novos produtos para se tornar a maior empresa do estado em 5 anos”.
As tarefas, por sua vez, são ações específicas que precisam ser realizadas para se alcançar uma meta. No contexto do exemplo acima, uma tarefa poderia ser “lançar um produto e testá-lo a cada 6 meses” ou “pedir feedback dos clientes após duas semanas de uso”.
Portanto, as tarefas são as atividades mais concretas e imediatas que conduzem ao cumprimento das metas que levarão à realização dos objetivos. Em curtas palavras:
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A definição de metas é crucial para dar direção e foco à empresa, bem como motivar os colaboradores, medir o progresso, favorecer a tomada de decisões e aumentar a autoconfiança. Vamos falar sobre esses fatores abaixo.
Metas proporcionam um senso de direção e propósito. Elas ajudam a orientar os esforços e a energia para o que é mais importante, permitindo um foco mais nítido nas tarefas que precisa realizar para atingi-las.
Quando há metas claras e mensuráveis, os colaboradores têm um incentivo para trabalhar mais duro para alcançá-las. Além disso, o progresso em direção a ela é gratificante e estimula a continuar persistindo, mesmo diante de desafios.
Ao ter uma meta bem-definida, os gestores são capazes de criar indicadores de performance para ver o quanto a empresa está avançando em direção ao resultado, e assim, rever estratégias se for necessário.
As metas são excelentes ferramentas para a tomada de decisão, uma vez que ao compreender aonde quer chegar, fica mais fácil para os gestores estabelecerem estratégias mais assertivas, facilitando o entendimento de todos.
De modo geral, as metas são um componente bastante importante para que a empresa cresça consistentemente ao longo do tempo em busca de melhores resultados.
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Na verdade, existem alguns tipos de metas que podem ser definidos dentro de uma empresa. Porém, o gestor não precisa se prender a um modelo específico para determiná-las. Pode – e deve – mesclar e adaptar essas categorias aos objetivos traçados.
Descubra abaixo quais são os 6 principais tipos de metas empresariais!
Quantas vezes você já ouviu falar para dividir um objetivo maior em partes menores? Isso se refere diretamente à criação de metas baseadas em tempo: de curto, médio e longo prazo.
E elas são essenciais para todo e qualquer planejamento estratégico de uma empresa. Elas servem para guiar gestores e colaboradores ao longo do tempo, mostrando o que deve ser alcançado em um semestre, um ano e por aí vai.
Por exemplo, uma meta de curto prazo pode ser aumentar as vendas em 5% no primeiro semestre do ano ou melhorar a satisfação do cliente alcançando notas acima de 8 na pesquisa NPS em um ano.
Já as de médio prazo, podem ser: elevar o reconhecimento da marca digitalmente em até dois anos. E as de longa duração, incluem, por exemplo, a empresa se tornar referência em seu mercado dentro de cinco anos ou abrir 100 novas filiais em até dez anos.
Já o tipo focado no desempenho são metas de curto prazo que visam a execução de tarefas específicas e pontuais, como avaliação da performance dos colaboradores ou finalização de um projeto.
Veja alguns exemplos de metas baseadas em desempenho:
Como o nome indica, as metas quantitativas se relacionam à quantidade, ou seja, números e estatísticas.
Se a empresa lançar um e-commerce, essa meta poderia ser: aumentar 50% a interação de usuários no site ou elevar a taxa de conversão do botão de cadastro em 30% em até seis meses.
Por outro lado, as metas qualitativas não são tão fáceis de mensurar com as quantitativas. Porém, não é impossível. Elas focam em aspectos subjetivos e, por isso, precisam de uma análise mais realista da situação da marca.
Para entender melhor, veja um exemplo: a opinião e a percepção do usuário sobre o novo e-commerce lançado pela empresa.
Pode até parecer redundante que exista uma meta orientada a resultados. Afinal, todas são. Entretanto, o que muda aqui é a ação pontual: o negócio precisa lançar o novo e-commerce até o final do primeiro semestre.
Ao contrário das metas por resultados, as orientadas aos processos focam em um prazo mais curto, mostrando o que deve ser feito de forma repetida para atingir os objetivos desejados.
Veja um exemplo desse tipo de meta: fazer reuniões uma vez por semana com a equipe de TI e design para entender o progresso da construção do novo e-commerce até o lançamento do site.
Continue aprendendo: Sistema de controle de metas: como escolher o melhor para sua empresa?
Para definir metas em um negócio, é primordial ter foco, dedicação e disciplina. Além disso, é vital entender o prazo máximo de entrega e como ele será mensurado.
Por isso é importante não deixar para a última hora. É preciso muito estudo antes de definir as metas para o próximo ano, para que a qualidade dos resultados não seja comprometida.
Além do mais, é necessário que elas sejam claras e objetivas, e que todos dentro da empresa compreendam o que estão perseguindo e o que isso trará de benefícios.
Ao pensar no plano de ação, o chamado plano de objetivos e metas, é vital que todos os problemas na execução sejam documentados. Desta forma, é possível tratar os desvios possibilitando que a empresa atinja os resultados traçados.
E, por último, mas não menos importante, é preciso que todos sejam envolvidos no processo. Isso significa desdobrar as metas gerais em individuais e/ou por setores em empresas maiores. Cada um deve conhecer seu papel em relação aos resultados do negócio.
Não sabe como fazer um plano de objetivos e metas? Então, confira o vídeo do nosso canal no YouTube e aprenda:
Leia também: Como estabelecer e dar exemplos de metas individuais de desempenho para os seus colaboradores?
Ao montar seu planejamento estratégico ou criar planos de ação para tratar os desvios na sua empresa, o que ajuda a assegurar o sucesso da operação começa pela definição das metas e dos objetivos.
Por isso, contar com metodologias ajuda a gestão e o controle de metas, pois elas vêm carregadas de conhecimento e experiência de quem trabalhou para desenvolvê-las. Além de serem amplamente utilizadas em outras empresas, trazendo resultados.
Sendo assim, apresentando uma das metodologias mais aplicadas para definição de metas: a SMART. Ela define 5 critérios simples que você deve levar em consideração ao criar as metas e objetivos da sua empresa.
Entenda abaixo como estabelecer as metas SMART!
As metas devem ser formuladas de forma específica e precisa, para que não causem dúvidas ou amplas interpretações.
As metas devem ser definidas de maneira que possam ser medidas e analisadas. Ou seja, é imperativo ter, pelo menos, um indicador de performance que aponte o cumprimento da meta.
É importante que suas metas sejam alcançáveis. Não adianta ter uma meta utópica e passar o ano no vermelho, pois é impossível alcançar seu desejo.
Como no item acima, é essencial que as metas não almejem resultados que os recursos da empresa não permitem serem alcançados. Seja realista com o cenário atual do negócio e do mercado.
Suas metas devem ter prazos bem-definidos. Como, por exemplo: atingir um faturamento de R$ 5 mil por mês em 5 anos.
Levando em consideração as dicas acima e a metodologia SMART, sua meta deveria ficar assim:
Essa meta é específica, mensurável, atingível, realista e temporizável. Foi claramente descrita e leva em consideração os valores históricos da empresa, além de ter métricas para ser monitorada.
Se quiser aprender com muitos outros exemplos, leia nosso artigo: Exemplos de metas SMART: entenda o que é na prática e como você pode implementar na sua empresa
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Para facilitar a definição de metas para sua empresa ou seu setor, separamos exemplos muito comuns em diversos negócios, independentemente do seu tamanho ou segmento de atuação. Confira e se inspire!
Cumprir metas empresariais pode ser desafiador, mas há várias estratégias que você pode adotar para melhorar suas chances de sucesso. Conheça a seguir!
As metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido (metas SMART).
Depois de definir suas metas, você precisa de um plano de ação detalhado sobre como alcançá-las. Isso deve incluir a identificação de tarefas específicas, quem será o responsável por elas e quando devem ser concluídas.
É importante acompanhar o progresso em relação às metas regularmente. Isso possibilita ajustar o plano de ação, se necessário, e manter a equipe motivada.
As metas e o progresso em relação a elas devem ser comunicados claramente a todos os envolvidos para melhorar o engajamento e garantir que todos estejam alinhados.
Atribuir responsabilidade por tarefas específicas garante que o trabalho necessário para alcançar as metas seja realizado.
Reconhecer e recompensar o sucesso pode ser um poderoso motivador. Esse reconhecimento varia desde elogios por um trabalho bem-feito até bônus ou outros incentivos tangíveis, como viagens e cursos.
Às vezes, mesmo com o melhor planejamento, as coisas não saem como o esperado. Portanto, é crucial estar aberto a adaptar suas metas ou planos de ação conforme necessário.
Lembre-se de que o cumprimento de metas não é um processo linear. Pode haver contratempos e obstáculos ao longo do caminho.
No entanto, com planejamento, monitoramento e adaptação, é possível superar esses desafios e atingir suas metas empresariais.
Continue aprendendo: Como estabelecer metas para a equipe? Confira 7 dicas para usar com os seus colaboradores
Agora que você já sabe como definir objetivos e metas para sua empresa, não se esqueça de levar em consideração os valores do negócio ao criar seus objetivos.
Acompanhe o alcance das metas regularmente e faça ajustes necessários nas tarefas para que sua organização continue crescendo rumo aos resultados desejados.
E dá para monitorar o progresso de forma simples e rápida, basta implementar um bom software de metas e acompanhamento de resultados. Ele usa a tecnologia para integrar dados e automatizar tarefas, como o cálculo de indicadores de performance que mostram o quão perto ou longe a empresa está de seu objetivo.
Em poucos cliques, voilá! O gestor tem acesso às metas e aos resultados de cada colaborador, facilitando o cálculo de remuneração variável e alinhando os objetivos com todos.
Usar um sistema de avaliação de desempenho individual é vital não para controlar seu time, mas para acompanhá-lo e apoiá-lo quando for preciso.
Afinal, caso perceba uma queda de produtividade em um ou mais profissionais, o gestor pode agir rapidamente e conversar com eles para entender o que houve e ajudar a voltar ao ritmo de antes.
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