O que são metas? Como defini-las do jeito certo? Guia completo!

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gráfico mostra controle de metas

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No mundo corporativo, a eficácia na definição e no cumprimento de metas pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma organização. E por isso é tão importante saber o que são metas e como determiná-las de modo realista.

Um estudo feito pela consultoria de gestão global Bain & Company revelou que as empresas que se destacam em definir metas têm até 4 vezes mais probabilidade de ser classificadas como “top performers”.

Outra pesquisa da Management Study Guide indicou que 90% das companhias bem-sucedidas usam metas para impulsionar o desempenho e a produtividade de seus negócios.

Porém, apesar de sua importância crítica, ainda há muita confusão sobre o que exatamente são as metas e como elas se relacionam com outros conceitos importantes, como tarefas e objetivos.

Muitas vezes, esses termos são usados de maneira intercambiável, o que pode levar a uma falta de clareza e estrutura na hora de planejar e executar estratégias de negócios.

Neste artigo vamos abordar o que são metas, suas diferenças para objetivos e tarefas e explicar como você pode introduzi-las no seu negócio. Boa leitura!

O que são metas? Entenda a diferença entre metas, objetivos e tarefas

Metas são resultados quantitativos ou qualitativos específicos que uma pessoa ou organização deseja alcançar dentro de um prazo definido. Elas se caracterizam por serem específicas e mensuráveis, auxiliando a criar um caminho claro para a realização de um objetivo final. Ou seja: servem como um guia para orientar estratégias.

Já os objetivos são declarações gerais sobre o que se deseja alcançar em longo prazo. Eles são mais abrangentes e menos mensuráveis do que as metas.

Por exemplo, um objetivo pode ser: “tornar-se a maior empresa do setor moveleiro do estado”, enquanto uma meta relacionada seria “aumentar o faturamento a cada semestre por meio da criação de novos produtos para se tornar a maior empresa do estado em 5 anos”.

As tarefas, por sua vez, são ações específicas que precisam ser realizadas para se alcançar uma meta. No contexto do exemplo acima, uma tarefa poderia ser “lançar um produto e testá-lo a cada 6 meses” ou “pedir feedback dos clientes após duas semanas de uso”.

Portanto, as tarefas são as atividades mais concretas e imediatas que conduzem ao cumprimento das metas que levarão à realização dos objetivos. Em curtas palavras:

  • meta: quanto e até quando você pretende fazer;
  • objetivo: o que você quer conquistar;
  • tarefas: o que você precisa fazer para chegar lá.

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Por que é importante a definição de metas?

A definição de metas é crucial para dar direção e foco à empresa, bem como motivar os colaboradores, medir o progresso, favorecer a tomada de decisões e aumentar a autoconfiança. Vamos falar sobre esses fatores abaixo.

Direção e Foco

Metas proporcionam um senso de direção e propósito. Elas ajudam a orientar os esforços e a energia para o que é mais importante, permitindo um foco mais nítido nas tarefas que precisa realizar para atingi-las.

Motivação

Quando há metas claras e mensuráveis, os colaboradores têm um incentivo para trabalhar mais duro para alcançá-las. Além disso, o progresso em direção a ela é gratificante e estimula a continuar persistindo, mesmo diante de desafios.

Medição de Progresso

Ao ter uma meta bem-definida, os gestores são capazes de criar indicadores de performance para ver o quanto a empresa está avançando em direção ao resultado, e assim, rever estratégias se for necessário.

Tomada de Decisão

As metas são excelentes ferramentas para a tomada de decisão, uma vez que ao compreender aonde quer chegar, fica mais fácil para os gestores estabelecerem estratégias mais assertivas, facilitando o entendimento de todos.

De modo geral, as metas são um componente bastante importante para que a empresa cresça consistentemente ao longo do tempo em busca de melhores resultados.

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Quais tipos de metas existem?

Na verdade, existem alguns tipos de metas que podem ser definidos dentro de uma empresa. Porém, o gestor não precisa se prender a um modelo específico para determiná-las. Pode – e deve – mesclar e adaptar essas categorias aos objetivos traçados.

Descubra abaixo quais são os 6 principais tipos de metas empresariais!

  1. Metas baseadas em tempo

Quantas vezes você já ouviu falar para dividir um objetivo maior em partes menores? Isso se refere diretamente à criação de metas baseadas em tempo: de curto, médio e longo prazo.

E elas são essenciais para todo e qualquer planejamento estratégico de uma empresa. Elas servem para guiar gestores e colaboradores ao longo do tempo, mostrando o que deve ser alcançado em um semestre, um ano e por aí vai.

  • Metas de curto prazo: entre seis meses e um ano (podendo ser menos do que seis meses);
  • Metas de médio prazo: entre um e cinco anos;
  • Metas de longo prazo: entre cinco e dez anos (podendo ser mais).

Por exemplo, uma meta de curto prazo pode ser aumentar as vendas em 5% no primeiro semestre do ano ou melhorar a satisfação do cliente alcançando notas acima de 8 na pesquisa NPS em um ano.

Já as de médio prazo, podem ser: elevar o reconhecimento da marca digitalmente em até dois anos. E as de longa duração, incluem, por exemplo, a empresa se tornar referência em seu mercado dentro de cinco anos ou abrir 100 novas filiais em até dez anos.

  1. Metas baseadas em desempenho

Já o tipo focado no desempenho são metas de curto prazo que visam a execução de tarefas específicas e pontuais, como avaliação da performance dos colaboradores ou finalização de um projeto.

Veja alguns exemplos de metas baseadas em desempenho:

  • investir 25% a mais em sistemas de gestão automatizados para todos os setores em durante o primeiro trimestre do ano;
  • aumentar a aquisição de novos clientes em 10% em 30 dias;
  • finalizar o desenvolvimento de um novo produto em até dois meses.
  1. Metas quantitativas

Como o nome indica, as metas quantitativas se relacionam à quantidade, ou seja, números e estatísticas.

Se a empresa lançar um e-commerce, essa meta poderia ser: aumentar 50% a interação de usuários no site ou elevar a taxa de conversão do botão de cadastro em 30% em até seis meses.

  1. Metas qualitativas

Por outro lado, as metas qualitativas não são tão fáceis de mensurar com as quantitativas. Porém, não é impossível. Elas focam em aspectos subjetivos e, por isso, precisam de uma análise mais realista da situação da marca.

Para entender melhor, veja um exemplo: a opinião e a percepção do usuário sobre o novo e-commerce lançado pela empresa.

  1. Metas orientadas aos resultados

Pode até parecer redundante que exista uma meta orientada a resultados. Afinal, todas são. Entretanto, o que muda aqui é a ação pontual: o negócio precisa lançar o novo e-commerce até o final do primeiro semestre.

  1. Metas orientadas aos processos

Ao contrário das metas por resultados, as orientadas aos processos focam em um prazo mais curto, mostrando o que deve ser feito de forma repetida para atingir os objetivos desejados.

Veja um exemplo desse tipo de meta: fazer reuniões uma vez por semana com a equipe de TI e design para entender o progresso da construção do novo e-commerce até o lançamento do site.

Continue aprendendo: Sistema de controle de metas: como escolher o melhor para sua empresa?

Como estabelecer metas de uma empresa?

Para definir metas em um negócio, é primordial ter foco, dedicação e disciplina. Além disso, é vital entender o prazo máximo de entrega e como ele será mensurado.

Por isso é importante não deixar para a última hora. É preciso muito estudo antes de definir as metas para o próximo ano, para que a qualidade dos resultados não seja comprometida.

Além do mais, é necessário que elas sejam claras e objetivas, e que todos dentro da empresa compreendam o que estão perseguindo e o que isso trará de benefícios.

Ao pensar no plano de ação, o chamado plano de objetivos e metas, é vital que todos os problemas na execução sejam documentados. Desta forma, é possível tratar os desvios possibilitando que a empresa atinja os resultados traçados.

E, por último, mas não menos importante, é preciso que todos sejam envolvidos no processo. Isso significa desdobrar as metas gerais em individuais e/ou por setores em empresas maiores. Cada um deve conhecer seu papel em relação aos resultados do negócio.

Não sabe como fazer um plano de objetivos e metas? Então, confira o vídeo do nosso canal no YouTube e aprenda:

Leia também: Como estabelecer e dar exemplos de metas individuais de desempenho para os seus colaboradores?

Metas SMART: como criar?

Ao montar seu planejamento estratégico ou criar planos de ação para tratar os desvios na sua empresa, o que ajuda a assegurar o sucesso da operação começa pela definição das metas e dos objetivos.

Por isso, contar com metodologias ajuda a gestão e o controle de metas, pois elas vêm carregadas de conhecimento e experiência de quem trabalhou para desenvolvê-las. Além de serem amplamente utilizadas em outras empresas, trazendo resultados.

Sendo assim, apresentando uma das metodologias mais aplicadas para definição de metas: a SMART. Ela define 5 critérios simples que você deve levar em consideração ao criar as metas e objetivos da sua empresa.

Entenda abaixo como estabelecer as metas SMART!

S – Específicos (Specific)

As metas devem ser formuladas de forma específica e precisa, para que não causem dúvidas ou amplas interpretações.

M – Mensuráveis (Measurable)

As metas devem ser definidas de maneira que possam ser medidas e analisadas. Ou seja, é imperativo ter, pelo menos, um indicador de performance que aponte o cumprimento da meta.

A – Atingíveis (Attainable)

É importante que suas metas sejam alcançáveis. Não adianta ter uma meta utópica e passar o ano no vermelho, pois é impossível alcançar seu desejo.

R – Realistas (Realistic)

Como no item acima, é essencial que as metas não almejem resultados que os recursos da empresa não permitem serem alcançados. Seja realista com o cenário atual do negócio e do mercado.

T – Temporizados (Time-bound)

Suas metas devem ter prazos bem-definidos. Como, por exemplo: atingir um faturamento de R$ 5 mil por mês em 5 anos.

Exemplo de meta SMART

Levando em consideração as dicas acima e a metodologia SMART, sua meta deveria ficar assim:

  • obter 20% de aumento nas vendas, chegando a R$ 3 milhões de faturamento, até dezembro de 2025.

Essa meta é específica, mensurável, atingível, realista e temporizável. Foi claramente descrita e leva em consideração os valores históricos da empresa, além de ter métricas para ser monitorada.

Se quiser aprender com muitos outros exemplos, leia nosso artigo: Exemplos de metas SMART: entenda o que é na prática e como você pode implementar na sua empresa

Precisando acompanhar suas metas? Então baixe nossa planilha de acompanhamento de metas e atinja os seus resultados!

Exemplos de metas para seu negócio

Para facilitar a definição de metas para sua empresa ou seu setor, separamos exemplos muito comuns em diversos negócios, independentemente do seu tamanho ou segmento de atuação. Confira e se inspire!

Metas estratégias para o RH

  • Aumentar em 20% a retenção de talentos durante um ano;
  • Reduzir o turnover de colaboradores em 50% em até cinco anos;
  • Contratar mais 20 profissionais de TI nos próximos três anos;
  • Elevar a produtividade de todas as equipes da empresa em 10% em até três meses;
  • Atingir 90% de satisfação dos colaboradores com a empresa em até dois anos;
  • Reestruturar processos e digitalizar a área de RH até 2025;
  • Implementar avaliação de desempenho a cada semestre em até um ano.

Metas estratégias para o crescimento da empresa

  • Abrir dois novos escritórios no Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo) em até dois anos;
  • Elevar o market share da empresa em 30% até 2027;
  • Iniciar e finalizar a construção de uma fábrica até 2026;
  • Aumentar o tráfego no site até dezembro de 2024 para 500 mil visitantes;
  • Atingir uma taxa de conversão de 27% em até um ano.

Metas estratégias para aumentar as vendas

  • Reduzir a perda de clientes (turnover) em 10% durante o primeiro trimestre;
  • Aumentar a satisfação dos clientes, conseguindo 90% de notas acima de 8 na pesquisa NPS (Net Promoter Score);
  • Elevar a retenção e fidelização do público em 20% até o final de 2024;
  • Entrar em um novo mercado e conseguir dobrar a base de clientes até dezembro de 2025;
  • Reduzir 5% a taxa de devolução dos produtos em até um ano.

O que fazer para cumprir metas empresariais?

Cumprir metas empresariais pode ser desafiador, mas há várias estratégias que você pode adotar para melhorar suas chances de sucesso. Conheça a seguir!

  1. Estabeleça metas claras e mensuráveis

As metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido (metas SMART).

  1. Crie um plano de ação

Depois de definir suas metas, você precisa de um plano de ação detalhado sobre como alcançá-las. Isso deve incluir a identificação de tarefas específicas, quem será o responsável por elas e quando devem ser concluídas.

  1. Mensure o progresso

É importante acompanhar o progresso em relação às metas regularmente. Isso possibilita ajustar o plano de ação, se necessário, e manter a equipe motivada.

  1. Comunique-se efetivamente

As metas e o progresso em relação a elas devem ser comunicados claramente a todos os envolvidos para melhorar o engajamento e garantir que todos estejam alinhados.

  1. Fomente a responsabilidade

Atribuir responsabilidade por tarefas específicas garante que o trabalho necessário para alcançar as metas seja realizado.

  1. Recompense o sucesso

Reconhecer e recompensar o sucesso pode ser um poderoso motivador. Esse reconhecimento varia desde elogios por um trabalho bem-feito até bônus ou outros incentivos tangíveis, como viagens e cursos.

  1. Esteja aberto a mudanças

Às vezes, mesmo com o melhor planejamento, as coisas não saem como o esperado. Portanto, é crucial estar aberto a adaptar suas metas ou planos de ação conforme necessário.

Lembre-se de que o cumprimento de metas não é um processo linear. Pode haver contratempos e obstáculos ao longo do caminho.

No entanto, com planejamento, monitoramento e adaptação, é possível superar esses desafios e atingir suas metas empresariais.

Continue aprendendo: Como estabelecer metas para a equipe? Confira 7 dicas para usar com os seus colaboradores

Como acompanhar as metas regularmente?

Agora que você já sabe como definir objetivos e metas para sua empresa, não se esqueça de levar em consideração os valores do negócio ao criar seus objetivos.

Acompanhe o alcance das metas regularmente e faça ajustes necessários nas tarefas para que sua organização continue crescendo rumo aos resultados desejados.

E dá para monitorar o progresso de forma simples e rápida, basta implementar um bom software de metas e acompanhamento de resultados. Ele usa a tecnologia para integrar dados e automatizar tarefas, como o cálculo de indicadores de performance que mostram o quão perto ou longe a empresa está de seu objetivo.

Em poucos cliques, voilá! O gestor tem acesso às metas e aos resultados de cada colaborador, facilitando o cálculo de remuneração variável e alinhando os objetivos com todos. 

Usar um sistema de avaliação de desempenho individual é vital não para controlar seu time, mas para acompanhá-lo e apoiá-lo quando for preciso.

Afinal, caso perceba uma queda de produtividade em um ou mais profissionais, o gestor pode agir rapidamente e conversar com eles para entender o que houve e ajudar a voltar ao ritmo de antes.

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