Assessment: o que é e como aplicá-lo pelo seu RH?

Assessment

CONTEÚDO

O assessment é uma ferramenta cada vez mais usada pelas empresas para selecionar e avaliar profissionais competentes durante processos seletivos. Isso porque além de ser uma abordagem importante para fornecer mais informações sobre os candidatos, essa avaliação também ajuda a mensurar habilidades, conhecimentos e características pessoais que não são tão fáceis de observar durante entrevistas tradicionais.

E como não é de hoje que as altas taxas de turnover estão presentes em boa parte das empresas, realizar um processo de admissão de qualidade se faz cada vez mais necessário. Por isso, o processo de assessment poderá te ajudar.

Neste artigo, vou te explicar o que é o assessment e como ele pode ser usado em um processo de recrutamento e seleção. Você também poderá acompanhar como preparar uma bateria de testes efetiva e como coletar, analisar os dados e tomar decisões baseadas em resultados consistentes.

Agora, continue a leitura e confira!

rh tecnologico

O que é assessment?

Avaliação, ou o inglês Assessment, é uma ferramenta de apoio ao processo de seleção para contratação. Normalmente, o RH a aplica para garantir que os profissionais com maior potencial e fit cultural sejam selecionados e estejam aptos para atingir os objetivos de sua organização.

Além disso, é importante destacar que existem diferentes tipos de assessment, como:

  • assessment pessoal;
  • assessment cultural; 
  • coaching assessment;
  • assessment para desempenho.

Esses tipos podem ser aplicados com o apoio de diferentes ferramentas que trarei ainda neste artigo, além de explicar detalhadamente cada um desses tipos.

No entanto, independente do tipo de assessment, o objetivo dessa ferramenta é fornecer uma análise detalhada do potencial colaborador para o RH, fornecendo informações que vão além da análise de currículo.

Assim, com assessment, as equipes de Recursos Humanos conseguem compreender melhor a motivação do candidato, algo que nem sempre é possível com os processos de seleção convencionais. Ao avaliar a cultura organizacional compará-la ao perfil do candidato, as equipes de RH podem tomar as melhores decisões para contratar pessoas certas para o trabalho certo.

Leia também: Sistema de RH: saiba porque você precisa adotar um!

Quais são os métodos de assessment utilizados pelo RH?

Citados anteriormente, trago agora mais detalhadamente os diferentes tipos de assessment:

1- Assessment pessoal

Esta abordagem ajuda os profissionais de RH a identificar quais possuem as habilidades (conhecidas como hard skills) e competências (conhecidas como soft skills) necessárias para preencher as exigências do cargo.

Dessa forma, este processo de assessment envolve um conjunto de etapas, tais como entrevistas individuais, testes de aptidão, redação, entrevistas de grupo etc.

2- Assessment cultural

O Assessment Cultural é uma excelente ferramenta para garantir que os novos membros da equipe sejam a peça que está faltando para o seu time, contribuindo para o desenvolvimento da cultura organizacional e o futuro sucesso da empresa.

Isso porque ele é um processo que ajuda a medir o nível de fit cultural de um novo colaborador dentro da empresa. Por meio de uma análise minuciosa, é possível avaliar a compatibilidade de valores, atitudes e comportamentos entre a cultura organizacional e o futuro colaborador.

Isso ajudará a empresa a atrair pessoas que estejam alinhadas aos objetivos da organização, reduzindo a taxa de turnover e promovendo um melhor clima organizacional, por exemplo.

3- Coaching assessment

O coaching assessment envolve uma série de tarefas que ajudam a medir o desempenho do colaborador. Essas tarefas incluem questionários motivacionais, bem como avaliações de aptidão, força e habilidades. Outro elemento importante desta abordagem é a verificação de referências para checar a experiência do profissional.

Além disso, o feedback para os colaboradores é fundamental para que eles possam identificar seus pontos fortes e fracos, o que facilitará o aprimoramento contínuo.

Dessa forma, o coaching assessment é uma das ferramentas mais poderosas para monitorar e mensurar o desempenho dos colaboradores e fornecer comentários que podem direcionar para a direção correta de desenvolvimento.

template feedbacks

4- Assessment para desempenho

O assessment para desempenho é uma ferramenta de análise de desempenho que tem como objetivo identificar e medir os padrões de comportamento de funcionários dentro da empresa. Com a aplicação dessa avaliação, a empresa pode identificar e compreender melhor as atitudes dos funcionários, suas limitações e habilidades que podem levar à melhor otimização do desempenho deles na empresa. 

Ferramentas para apoiar na aplicação do assessment

Ciente de que existem tipos e objetivos para cada tipo de assessment, os profissionais de RH podem fazer uso de ferramentas para apoiar na aplicação das avaliações dentro das empresas. A seguir, separei algumas delas por serem as mais utilizadas:

#1 DISC

A ferramenta DISC (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade) é a base para medir a consciência das características comportamentais e auxiliá-lo a entender quais os perfis de profissionais que você está buscando. Ela é bastante semelhante ao modelo de análise SWOT, só que no lugar de identificar pontos fortes e fracos das empresas, o DISC entrega essa visual voltada para o perfil profissional.

O melhor aspecto desta ferramenta é que quatro características comportamentais dominam o perfil do profissional: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Elas permitem identificar o melhor candidato para as necessidades e objectivos de qualquer empresa.

Pode-se aplicar em empresas de todos os tamanhos e setores, utilizando questionários customizáveis e, desse modo, ter resultados mais precisos. 

#2 Avaliação de Inteligência Emocional

A avaliação de Inteligência Emocional tem se tornado cada vez mais popular e é uma ótima maneira para descobrir o desempenho do colaborador em relação a fatores como a capacidade de se adaptar rapidamente a novos ambientes, identificar as competências socioemocionais, lidar com mudanças eficazmente, lidar com conflitos diários, situações de estresse e compreender as motivações dos outros.

#3 Assessment de Competências

Avaliações de competência são fundamentais para identificar habilidades intelectuais fundamentais em um candidato ou em um profissional ainda no processo seletivo ou mesmo já contratado.

Com o avanço da tecnologia, existem diferentes ferramentas de assessment que podem ser usadas pelo setor de Recursos Humanos para avaliar a competência de seus colaboradores. Essas ferramentas podem enviar questionários, testes, entrevistas e simulações para avaliar habilidades intelectuais específicas, tais como liderança, pensamento crítico, raciocínio analítico e tomada de decisão.

Quais os cuidados a serem tomados durante a avaliação?

A princípio, é preciso que os moldes de assessment sejam claros para todos os candidatos e que cada um tenha o tempo necessário para demonstrar seu real potencial com as questões.

Além disso, a análise dos resultados deve ser realizada com critério objetivo, pois é a partir dela que se obtêm as principais informações sobre o perfil do profissional – algo essencial para garantir a contratação de um candidato com a personalidade e habilidades específicas requeridas para o cargo.

Além de conhecer o perfil do profissional, é importante ter em mente que o assessment deve levar em consideração as competências técnicas do profissional, e também suas habilidades únicas. É importante examinar seu desempenho com um olhar crítico e objetivo, avaliando aspectos como postura, desempenho, interação com outras pessoas e nível de comprometimento.

Por fim, ao concluir essas etapas, é importante estabelecer um diálogo honesto e aberto com o profissional e com todos envolvidos. 

Próximos passos

Com um software de recursos humanos você é capaz de identificar, reter e desenvolver talentos através de ciclos automatizados de avaliações de competências. Um bom sistema de gestão de pessoas oferece mais autonomia ao RH, pois permite a automatização dos processos e estimula a cultura de feedbacks com uma gestão de talentos inteligentes.

E um software de gestão de RH que colabora para isso é o STRATWs One. Com ele você planeja, organiza e melhora a rotina de trabalho de toda a equipe, fazendo com que os colaboradores tenham o foco na cultura de resultados.

Solicite uma demonstração agora mesmo e confira!

stratws one