Comunicação

Relatório para diretoria: as 7 melhores dicas de como redigir esse documento e apresentar resultados para os diretores da organização

Relatório para diretoria: as 7 melhores dicas de como redigir esse documento e apresentar resultados para os diretores da organização

Publicação : 02/12/2020

Por Siteware

9 min

como fazer um relatório para diretoria
como fazer um relatório para diretoria

Prestar contas à diretoria executiva da empresa é uma obrigação de diversos gestores de nível gerencial.

Mas você tem ideia de como fazer um relatório gerencial para a mesa de diretores da sua empresa?

O relatório é um documento essencial para acompanhar o desempenho da organização em diferentes aspectos. Nele são disponibilizados dados referentes, por exemplo, a descrição das estratégias adotadas e os resultados dos esforços em direção a objetivos previamente estabelecidos.

O principal objetivo do relatório gerencial para diretoria é justamente reportar para às partes interessadas a evolução da performance da empresa em aspectos específicos do negócio, especialmente em se tratando do desempenho econômico-financeiro e de produtividade.

Se você tem enfrentado dificuldade nesse assunto, fica tranquilo vamos te ajudar. Separamos aqui um compilado com as 7 melhores práticas de como fazer um relatório para diretoria:

  1. Reserve uma página para resumo do relatório;
  2. Priorize a objetividade no seu relatório;
  3. Evite o excesso de dados no seu relatório;
  4. Faça uso inteligente de recursos visuais;
  5. Antecipe as dúvidas dos leitores;
  6. Proponha soluções e medidas de melhoria;
  7. Faça uma revisão gramatical do seu relatório;
  8. Use a tecnologia na coleta de dados.

Então, continue a leitura e descubra quais dicas seguir para elaborar um relatório de qualidade.

Veja também: Relatório A3: melhore seus processos com a metodologia da Toyota

7 dicas de como fazer um relatório para diretoria

É no mínimo desafiador ter que produzir e apresentar um relatório gerencial para os diretores executivos da sua organização. Afinal, esses documentos vão mostrar para os tomadores de decisão da empresa os resultados das estratégias adotadas durante o período de análise (trimestral, semestral, anual etc.).

Para te ajudar, confira agora as 7 dicas valiosas de como fazer um relatório gerencial para diretoria.

1 – Reserve uma página para resumo do relatório

O seu relatório para diretoria deve conter, logo no início, um breve resumo sobre todo o conteúdo que será abordado nas próximas páginas.

Dessa forma, o leitor saberá exatamente sobre o que se trata o seu relatório.

2 – Priorize a objetividade no seu relatório

O tempo dos membros da mesa diretora é muito valioso e não deve ser desperdiçado. Tendo isso em vista, evite textos longos e prolixos; prefira sempre ir direto ao ponto.

Quanto mais objetivo for o seu relatório, mais receptivos os diretores tendem a ser ao conteúdo apresentado. Adote uma linguagem clara e seja conciso ao expor as informações que você considera relevantes.

Lembre-se de que os diretores não costumam ter muito tempo disponível para se dedicarem a leitura de algo muito extenso e rebuscado.

Caso você ache necessário referenciar uma pesquisa ou alguma notícia, faça um resumo sucinto e guarde o material para caso algum diretor tenha interesse em obter mais informações.

3 – Evite o excesso de dados no seu relatório

O uso de dados é extremamente importante para enriquecer o seu relatório e fornecer uma base sólida para as análises e propostas de melhoria. No entanto, tome cuidados para não inserir dados além do necessário.

Caso contrário, pode acabar gerando confusão para quem estiver lendo. Se os dados não algo muito importante a dizer, eles deverão ser deixados de lado ou inseridos em um anexo separado.

4 – Faça uso inteligente de recursos visuais

Não subestime o poder do uso de recursos visuais nos relatórios. Além de tornar esses documentos mais atraentes para o leitor, eles facilitam a compreensão dos dados apresentados.

Gráficos, tabelas, imagens, desenhos e diferentes cores podem te ajudar a ilustrar melhor para os diretores as informações que estão sendo reportadas. Mas tome cuidado para não poluir visualmente o seu relatório.

Veja mais: Gráficos para apresentação de resultados: conheça os 5 principais e veja dicas de softwares para criar o seu

Um sistema automatizado de gestão de performance empresarial pode gerar os gráficos que você precisa automaticamente, veja alguns exemplos do que o STRATWsOne pode fazer:

 

Modelo de relatório de gestão

 

Modelo de relatório de gestão

5 – Antecipe as dúvidas dos leitores

Nesta dica de como fazer relatório gerencial para diretoria, procure antecipar possíveis dúvidas que os leitores possam vir a ter sobre o conteúdo que está sendo apresentado. Dessa forma, você consegue prender a atenção dos diretores.

6 – Proponha soluções e medidas de melhoria

O seu relatório para diretoria não deve se restringir aos dados referentes ao desempenho da organização. É importante também que seja feita uma análise crítica dos resultados.

Além disso, procure propor soluções para possíveis problemas encontrados, apontando quais medidas poderiam ser tomadas para melhorar a performance da empresa.

7 – Faça uma revisão gramatical do seu relatório

Por fim, quase encerrando nossas dicas de como fazer um relatório para diretoria, faça uma revisão gramatical minuciosa no texto do seu relatório a fim de identificar erros de ortografia e de concordância. Assim, você transmite profissionalismo para os diretores.

8 – Use a tecnologia na coleta de dados

Você vou que precisará apresentar dados, criar gráficos, analisar informações e tirar conclusões.

Já pensou ter que consultar um monte de planilhas confusas e espalhadas por diversos computadores para achar esses dados?

O ideal é que você conte com um sistema automatizado de coleta de dados e KPIs. Assim, você tem tudo que precisa na palma da mão e a criação do relatório se tornam muito mais prática, além de contar com dados confiáveis e de alta qualidade.

Veja o que o STRATWs One pode fazer por você na hora de coletar dados e gerenciar o negócio:

Exemplos de relatório de diretoria

Separamos para você estes 3 links que levam a alguns exemplos de relatório de diretoria para se inspirar na hora de criar o seu:

Bom, ficou claro como fazer um relatório gerencial para a diretoria? Implemente as boas prática que você acabou de conferir e elabore um bom relatório para os seus diretores.

Saiba mais: Como fazer apresentação de resultados para diretoria com mais objetividade

Com o STRATWs One você acompanha a performance e cria relatórios com muito mais facilidade, veja mais algumas de suas vantagens:

  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar.

Quer ter acesso as KPIs de sua empresa o quanto antes? Então, baixe nosso e-book gratuito: E-BOOK: Crie seu dashboard de Indicadores de Desempenho em 3 dias!

Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *