Como montar um eficiente report para c-level

CONTEÚDO

report para c-level

CONTEÚDO

Em grandes empresas, o grupo de diretores é composto por pessoas que têm a missão de deliberar sobre diferentes situações  e tomar decisões complexas. Por isso, é extremamente importante que ao apresentar um report para c-level, ele seja estratégico, objetivo e eficiente.

Além disso, em uma apresentação de resultados, seja ela um pitch para investidores ou mesmo um relatório para CEOs, CFOs ou CIOs, ela deve conter informações que vão envolver o público daquele material, tornando a apresentação mais clara e objetiva. Um erro comum em um report para c-level, por exemplo, é esquecer de destacar quais são os desafios e dificuldades, para que assim, os dados possam ser enriquecidos.

Por isso, é importante sempre apresentar as informações de maneira clara e objetiva. Para muitos, fazer uma apresentação e passar mensagens importantes em um report para c-level pode ser um momento muito estressante. No entanto, existem algumas dicas e práticas que você deve seguir para deixar esse processo muito mais tranquilo e fluido.

Então, continue lendo e saiba exatamente como fazer uma excelente apresentação de resultados! 

Se preferir, baixe agora mesmo o nosso e-book e descubra como conduzir uma reunião de resultados, desde a etapa de planejamento, reunião da pauta até a gestão do tempo!

Baixe agora e confira!

Como desenvolver e apresentar um report para c-level?

Para que você possa passar a informação com mais clareza e melhorar a tomada de decisões do conselho da empresa, é necessário seguir alguns passos principais. Confira no passo-a-passo: 

  • Ter o público em mente: primeiramente, antes de começar a estruturar qualquer informação, é importante pensar com quem se está conversando. Quando falamos em um report para c-level é comum que o público seja mais formal, no entanto, isso não é uma regra e rever a linguagem é importante.
  • Ajustar a comunicação: com o público em mente, ajuste a comunicação. O tom será mais urgente? A situação exige um plano de ação rápido? Por outro lado, caso seja apenas uma apresentação periódica, é possível falar com mais tranquilidade. Ao mesmo tempo, bons resultados devem ser passados com ar de celebração. 
  • Coleta de dados: para começar a coleta de dados, pense primeiro qual o objetivo daquela reunião. Lembre-se de ser objetivo na apresentação dos dados, mas também explicativo, afinal, não são todos os gestores que possuem domínio de todos os assuntos. Nesse caso, escolha os dados com cuidado.
  • Monte a apresentação: com os dados em mãos, monte a apresentação. Tente criar uma lógica na linearidade de apresentação dos dados, para que a relação entre eles fique clara. Para isso, pense bem em como isso será representado e invista no suporte audiovisual. 
  • Deixe espaço para dúvidas: sempre separe um momento para sanar as dúvidas que possam ter surgido. Para isso, deixe a apresentação aberta e, se necessário, volte às partes que não ficaram claras para que a mensagem seja passada com eficiência e clareza. 
gestão de projetos

O suporte audiovisual

Ignorado por muitos, o suporte audiovisual da apresentação de resultados é extremamente importante. Por outro lado, muitas pessoas dão muita atenção ao suporte audiovisual e esquecem de trabalhar a visualização e clareza dos dados.

Tão importante quanto os dados em si, esse suporte vai te ajudar a ter certeza que os ouvintes compreenderam e absorveram a mensagem que você precisa passar

Aqui, é importante dizer que a apresentação deve ser visualmente clara e alinhada com o discurso que você está adotando. Afinal, fica extremamente incoerente adotar uma comunicação formal e fazer um report para c-level cheio de imagens descontraídas e gifs, por exemplo. Assim, é essencial alinhar o suporte ao discurso e até mesmo ao público que você deseja atingir.  

No caso do report c-level, é melhor apostar em um visual clean, para manter a objetividade e não abrir espaço para interpretações fora do contexto. Para isso, peça ajuda da equipe de marketing da empresa. Além disso, uma prática também muito comum é ter modelos de apresentações já prontos e apenas mudar o contexto para imputar os dados. 

Os principais erros do report c-level

Muitas vezes, os apresentadores não conseguem passar com clareza a mensagem desejada. Isso acontece devido a diversos fatores, no entanto, separamos aqui os principais erros de um report c-level para que você fique atento a eles e não deixe que esses pontos atrapalhem a sua apresentação.

Confira: 

  • Não levar em conta o propósito da reunião e acabar desviando o ponto focal;
  • Se extrapolar muito na coleta de dados e acabar apresentando informações pouco relevantes;
  • Se preocupar apenas com a apresentação visual e esquecer da comunicação, errar o tom de prioridade ou de situação;
  • Ficar muito em afirmações subjetivas que não são sustentadas por nenhum tipo de dado;
  • Não apresentar os impactos reais dos dados coletados: os números apresentados devem ser sempre traduzidos em informação.

A dica é que em uma apresentação, você contextualize o seu público e permita que ele possa fazer perguntas, caso precise. Tentar prever demais quais perguntas podem ser feitas e buscar isso em sua apresentação pode torná-la longa demais e isso pode gerar uma perda de atenção do seu público.

Lembre-se que mesmo para o C-Level, os dados devem ser apresentados de maneira simples e eficiente, como em dashboards ou apresentações em blocos.

O STRATWs One pode te ajudar

O STRATWs One é um software de gestão para aprimoramento da performance corporativa, que te ajuda a ter uma visão mais clara dos dados da empresa, reunindo todos os indicadores em um só lugar. Dentro do sistema, existe o módulo de reuniões, no qual é possível marcar e fazer anotações sobre as reuniões e montar as apresentações referentes à ela. Além disso, também temos o Módulo de Gestão à Vista, que é focado em gerar reports para c-level. 

Buscando fornecer o melhor para o mercado e resolver as principais dores dos nossos clientes, estamos fazendo melhorias no sistema que facilitam muito todo o processo da apresentação de resultados: desde o estudo de público, até a montagem do suporte audiovisual do report. 

A nossa solução ainda permite criar apresentações customizáveis, capazes de puxar informações diretamente de dentro do sistema. Assim, facilitando imensamente o processo de coleta de dados e otimizando o tempo gasto nas apresentações.

No Módulo de Gestão à Vista e no Módulo de Reuniões, é possível criar diversos modelos para esses reports e, de acordo com a reunião em questão, você escolhe o modelo que quer e personaliza com os dados necessários.

Se você quer criar apresentações de resultados de maneira rápida e otimizar a tomada de decisões assertivas dentro da sua empresa, venha conhecer o STRATWs One: faça agora mesmo o seu pedido de demonstração.

stratws one