Conheça os 5 principais indicadores de desempenho na armazenagem

CONTEÚDO

indicadores de desempenho na armazenagem

CONTEÚDO

Já escrevemos um artigo que explica a melhor forma de analisar indicadores de desempenho para a melhoria do seu negócio. Neste post, vamos falar sobre mais um tema relacionado: os indicadores de desempenho na armazenagem.

A área de armazenamento pode ser considerada uma das partes mais importantes de uma empresa. Afinal, sem matéria-prima para transformar ou mercadorias para vender, nenhuma negócio pode funcionar direito!

Por isso, a atenção nela deve ser redobrada, para evitar ao máximo qualquer tipo de erro que possa prejudicar o negócio.

Confira a seguir os cinco principais indicadores que podem auxiliar ainda mais a performance e gestão do seu armazém, garantindo resultados cada vez mais satisfatórios!

5 principais indicadores de desempenho de armazenagem

1. Indicadores de produtividade

É de extrema importância que todos os indicadores de logística sejam analisados. Sendo assim, as ferramentas de medição em armazenagem podem auxiliar o início deste processo.

Elas fazem isso captando informações dos produtos logo após o recebimento; seguido de uma triagem das mercadorias; e por último, sua performance no momento de envio.

Também é indispensável realizar uma análise referente à qualidade desses serviços prestados.

Responda a perguntas como estas:

  • A separação dos produtos foi feita de maneira correta?
  • A entrega foi realizada rapidamente e sem erros?
  • Qual a porcentagem de erros cometidos sobre o número total de entregas?

Tudo isso precisa ser levado em consideração.

A precisão é algo relevante e extremamente necessária quando falamos sobre indicadores de performance em armazenamento. Pois qualquer falha pode causar grandes prejuízos para a empresa.

Além dos indicadores de produtividade, existem outros que podem ser usados em seu negócio. Conheça alguns deles:

2. Índice de avarias e extravios

O objetivo das indústrias é algo claro: fornecer aos seus clientes o melhor produto; enquanto os clientes esperam receber exatamente aquilo que encomendaram.

Muitas vezes, isso acaba não sendo possível por conta de problemas com armazenamento inadequado, que geram pequenas ou grandes avarias em seus produtos.

Outro fator que afeta o desempenho das indústrias são os extravios, algo que infelizmente tem se tornado bastante comum no mercado brasileiro.

Isso causa uma grande dor de cabeça para o dono do negócio. Pois ele acaba sendo obrigado a arcar com este prejuízo, ressarcindo o cliente ou disponibilizando outro produto, gerando ainda mais despesas para o caixa da empresa.

Uma forma de evitar que isso ocorra, é calcular de maneira precisa o número de vendas ou entregas realizadas sem nenhum tipo de problema, divididas pelas entregas que foram prejudicadas por problemas de avarias ou extravios.

De posse desse número, passar a controlá-lo constantemente, em busca de sua diminuição ao longo do tempo.

3. Conferência de inventário

A conferência de inventário pode ser considerada um dos mais importantes indicadores de desempenho na armazenagem.

Afinal, é com ele que se tem a informação de que é necessário realizar uma nova compra ou se algum produto está há muito tempo parado.

Ter essa noção é bastante importante, inclusive para poder traçar novas metas e até mesmo para auxiliar na melhoria contínua dos serviços.

4. Taxas de atendimento: cliente satisfeito, trabalho reconhecido

Neste último tópico, além de falarmos a respeito da eficiência de performance na área de armazenamento, iremos frisar o quão relevante é tornar a experiência satisfatória para o cliente durante o atendimento.

Para isso, é preciso analisar a disponibilidade em estoque, a capacidade de entrega e a rapidez em sua distribuição.

Uma experiência do cliente ruim pode eliminar toda e qualquer possibilidade de uma segunda compra por parte desse consumidor.

Por isso, uma boa gestão de indicadores é tão importante. Para evitar esse tipo de problema, é de suma importância ouvir o que o cliente tem a dizer, solicitando que ele descreva como foi a sua experiência de compra do início até a sua entrega e pedir para que todo o processo de atendimento seja avaliado por ele.

5. Indicadores de desempenho na armazenagem: índice de pedidos perfeitos

Este é um dos maiores segredos dos indicadores de desempenho na armazenagem.

Assim, com um sistema automatizado que registra todos os índices e indicares que importam, como os erros em postagens; erros em faturas e em armazenamentos e os subtrai na porcentagem de saídas realizadas, é possível ter o resultado que se procura: quantas foram as entregas perfeitas!

Sim: as entregas em que não houve qualquer falha!

Dessa forma, podemos entender quais melhorias devem ser feitas e também diminuir custos posteriores com suporte ao cliente, comuns em pós vendas problemáticos.

Veja mais em nosso blog: Para que serve, como calcular e o que é KPI de logística

Conclusão: tecnologia + bom ambiente de trabalho = resultados

Muitos pensam que os cálculos que citamos anteriormente são o suficiente para garantir o sucesso no desempenho de armazéns.

Mas não podemos esquecer que esse processo só acontece graças a força de trabalho, pessoas cuja satisfação também pode ser monitorada e calculada.

O que queremos dizer é: um bom ambiente de trabalho, com colaboradores satisfeitos, gera mais resultados. Ouvir o seu funcionário, permitir com que ele expresse opiniões e desenvolva seu serviço, faz com que o processo aconteça de maneira ainda mais positiva, com uma entrega rápida e sem erros.

E se você der o feedback para ele do que está dando certo e o que precisa ser melhorado, de forma construtiva, o desempenho geral tende a melhorar.

Por isso, use a tecnologia a seu favor e incentive os colaboradores a apresentarem sugestões de melhoria.

Saiba mais: Gestão à vista! Veja como aumentar a produtividade e o engajamento da sua equipe

O STRATWs One é um software de controle de performance corporativa que ajuda a acompanhar os indicadores de todas as áreas do negócio. Assim, a tomada de decisão e a correção de rumo, caso necessário, acontecem com mais mais agilidade e precisão.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

solicitar demonstracao 10 Conheça os 5 principais indicadores de desempenho na armazenagem

assinatura mar 18 daniella 10 Conheça os 5 principais indicadores de desempenho na armazenagem

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Quer começar a acompanhar indicadores agora mesmo? Então, baixe nosso e-book gratuito: Crie seu dashboard de indicadores de desempenho em 3 dias