Indicadores de desempenho de compras: 6 dicas para usar na empresa e promover a melhoria constante do setor de aquisições

CONTEÚDO

Indicadores de desempenho de compras

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Você já ouviu falar em indicadores de desempenho de departamento de compras?

Essenciais para detalhar a evolução dos esforços desse setor em direção a metas pré-estabelecidas, os KPIs de compras são ferramentas que permitem acompanhar os resultados da gestão e promover as melhorias necessárias.

Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre indicadores de desempenho em compras:

No entanto, ainda é comum observar empresas que não fazem uso de KPIs de suprimentos em seus setores de aquisição.

Porém, essa é uma mediada fundamental para se manter baixos custos e alta qualidade nas compras.

Continue a leitura deste artigo e confira nas próximas linhas os 6 mais importantes indicadores de desempenho de departamento de suprimentos:

  1. Custo dos suprimentos
  2. Saving compras
  3. Prazo médio de pagamento
  4. Lead time
  5. Evolução de preço
  6. Nível das entregas

Assim, você vai entender a importância implementá-los na sua empresa para monitorar a performance desse setor e efetuar os ajustes necessários em busca da melhoria contínua.

Estes materiais podem ser úteis para você fazer o controle de indicadores de desempenho:

O que são indicadores de desempenho de compras?

Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são ferramentas que servem para, como o próprio nome sugere, indicar o progresso (ou não) de algum aspecto específico. No caso dos indicadores de desempenho de compras, estamos nos referindo à métricas cujo objetivo é mensurar os resultados do setor de aquisições de uma empresa.

Recorrer a esse tipo de ferramenta é fundamental para que a gestão possa garantir a eficácia e a eficiência dos processos de compra, a fim de otimizar os custos e mitigar desperdícios.

Ou seja, os indicadores de desempenho de compras são essenciais para que a empresa consiga alcançar seus objetivos. Por meio deles, é possível identificar erros e acertos e tomar decisões de maneira mais assertiva.

Veja também:

KPIs do setor de compras: 6 indicadores de desempenho de departamento de suprimentos

Agora que você já sabe o que são indicadores de desempenho de compras, veja a seguir 6 dicas de indicadores de desempenho de departamento de suprimentos que você pode implementar na sua empresa para mensurar e monitorar os resultados desse setor.

1 – Custo dos suprimentos

Iniciando a nossa lista de principais tipos de indicadores na cadeia de suprimentos, temos aquele que se refere ao custo de tais suprimentos.

Esse KPI mostra a porcentagem do valor de uma venda que é investido na compra dos insumos do produto vendido. Ele é uma comparação entre o volume total de vendas e volume total de aquisições.

Acompanhar esse indicador é importante para que a empresa saiba se há necessidade de investir em melhorias capazes de tornar o ciclo de compras mais sustentável.

2 – Saving compras

Dando continuidade aos indicadores de desempenho de departamento de compras, temos o saving.

Esse KPI serve para mostrar o ganho financeiro que determinada aquisição representou para a empresa.

A proposta do saving é a de calcular o quanto foi possível economizar em uma compra, comparando o valor da compra com um outro orçamento.

Com esse indicador, é possível analisar a eficiência do setor e sua capacidade de gerar lucros para a empresa.

3 – Prazo médio de pagamento

Essencial para a manutenção do fluxo de caixa e do capital de giro da organização, o prazo médio para pagamentos também configura entre os principais indicadores de desempenho de departamento de compras.

Seu cálculo é feito a partir da diferença entre a data exata em que um pagamento foi efetuado e o dia exato em que a compra foi faturada.

Por meio desse indicador, a empresa consegue perceber se precisa mudar sua política de pagamentos e se é preciso negociar uma extensão de prazos com seus fornecedores.

4 – Lead time

Por falar em prazo, o lead time, que é um dos tipos de indicadores na cadeia de suprimentos mais relevantes, busca calcular quanto tempo leva para que a requisição de um produto seja atendida.

Ou seja, o lead time é um KPI que atesta a eficiência do setor de compras, mostrando a qualidade das etapas do processo de aquisição.

A ideia é que a empresa o mantenha o mais baixo possível. Porque quando ele estiver muito elevado, é sinal de que os procedimentos internos precisam ser revistos ou de que talvez seja necessário trocar de fornecedores.

5 – Evolução de preço

A evolução de preço é um indicador que mostra o quanto o valor de determinada mercadoria comprada flutua durante um período de tempo.

A intenção desse KPI é permitir que o setor de compras possa economizar em suas aquisições, identificando períodos em que os preços estão mais baixos.

Assim, em função dessa sazonalidade, a empresa pode contara na baixa de preços e fazer um estoque, por exemplo.

6 – Nível das entregas

Por fim, encerrando nossa lista com os principais indicadores de desempenho de compras, trazemos o KPI de nível de entregas. Ele tem como foco avaliar a qualidade dos fornecedores escolhidos pela empresa.

O objetivo é reunir resultados sobre:

  1. atrasos de entregas,
  2. mercadorias com defeito,
  3. taxa de devolução.

E vários outros aspectos que se referem diretamente à qualidade e a eficiência dos fornecedores.

Você sabe fazer a gestão de desses indicadores? Veja dicas de como neste vídeo de nosso canal do YouTube:

3 exemplos de planilha de indicadores de compras e suprimentos

Para fazer o controle de compras e suprimentos, o ideal é usar a tecnologia.

E uma forma ágil e prática de se fazer isso é por meio de planilhas eletrônicas.

Selecionamos para você 3 planilhas da área de compras e logística que podem ser muito úteis nessas hora, criadas pelo Blog do Luz. Note que para cada uma delas existe uma versão demonstrativa gratuita:

Veja mais: Ferramentas de controle de estoque: 7 dicas para gerenciar a entrada e saída de mercadorias com mais eficiência

Ficou claro quais indicadores de desempenho você pode implementar no seu setor de compras?

Faça uso desses KPIs e promova a melhoria contínua do seu departamento de aquisições.

Leia também: Indicadores para transporte de cargas: 10 exemplos para monitorar e impulsionar os resultados do setor de logística

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que ajuda sua empresa a criar, acompanhar e divulgar indicadores de desempenho.

Por isso, é a ferramenta escolhida por mias de mil empresas e 160 mil usuários, veja mais algumas de suas vantagens:

  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia.

Agora que você já conhece os principais indicadores de desempenho de departamento de compras, que tal acompanhá-los de perto? Então, baixe nossa planilha gratuita: PLANILHA: acompanhamento de Indicadores de Desempenho