Indicadores para almoxarifado: 5 exemplos para implementar e melhorar a gestão deste setor

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Indicadores para almoxarifado

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O almoxarifado não é muito lembrado, no entanto, é um importante setor de uma empresa. Diferentemente do estoque, que armazena as mercadorias a serem vendidas, o almoxarifado é onde ficam os produtos de uso interno da organização.

A função deste departamento consiste, basicamente, em manter a empresa abastecida. Assim, o almoxarifado precisa fornecer, sempre que solicitado, todos os materiais necessários para a manutenção das atividades produtivas e administrativas da organização.

Tendo em vista a importância do almoxarifado na cadeia de suprimentos, é necessário que haja uma gestão eficiente do setor. Uma das formas de fazer isso é implementando indicadores-chave de desempenho (KPIs). Dessa forma, será possível acompanhar sua real situação e promover melhorias.

Neste artigo você vai conferir 5 exemplos de indicadores para almoxarifado que você pode implementar na sua empresa.

Continue a leitura e saiba como essas ferramentas podem te ajudar no gerenciamento deste setor.

Veja também: Ferramentas de controle de estoque: 7 dicas para gerenciar a entrada e saída de mercadorias com mais eficiência

5 exemplos de indicadores para almoxarifado

1 – Total de produtos disponíveis

Dando início à nossa lista de indicadores para almoxarifado, temos um que é bem simples, porém de extrema importância para uma gestão adequada.

Saber o total de produtos disponíveis é importante para evitar o desabastecimento. Além disso, esse indicador mostra quais produtos estão sendo mais utilizados e quais apresentam pouca demanda pela empresa.

Assim, nas próximas compras, fica mais fácil saber quando de cada produto comprar, evitando excessos e escassez.

2 – Tempo de abastecimento

Este indicador mostra por quanto tempo o almoxarifado consegue suprir as necessidades da empresa por determinados produtos.

Para calcular o tempo de abastecimento, é necessário encontrar três variáveis:

  • total de unidades de determinado produto;
  • média de retirada do produto;
  • tempo (dias, semanas, meses etc.)

Primeiro, é necessário encontrar o valor da média de retirada do produto. Para isso, basta dividir o total de unidades retiradas pelo tempo que se deseja analisar.

Se, por exemplo, houve a retirada de 100 cartuchos para impressora em 10 dias, então a média diária será de 10 cartuchos por dia.

Com esse resultado em mão, podemos chegar ao tempo de abastecimento aplicando a seguinte fórmula:

  • Total de unidades do produto / média de retirada

Supondo que o total de cartuchos para impressora disponível no estoque seja de 280 unidades, o almoxarifado conseguirá atender a demanda por esse produto durante 28 dias.

3 – Tempo de reposição

Este terceiro exemplo de indicador mostra quanto tempo leva, em média, para que determinado produto seja reabastecido pelo almoxarifado.

O tempo é contado desde a efetuação do pedido junto ao fornecedor até a chegada e registro no sistema.

Voltando ao exemplo do cartucho para impressora, imagine que o fornecedor demore 7 dias para entregar. No entanto, o cadastro deste produto no sistema demorou 72 horas. Logo, o seu tempo de reposição será de 10 dias.

Você pode fazer esse cálculo com todos os produtos e depois descobrir a média de reposição do almoxarifado inteiro.

Acompanhar este indicador é importante para que a empresa possa planejar melhor suas operações.

4 – Ponto de pedido

Este indicador sinaliza quando é necessário fazer um novo pedido de determinado produto junto ao fornecedor. Ou seja, o ponto de pedido mostra a partir de qual quantidade armazenada o responsável por esse setor precisa realizar a compra de novas unidades.

A intenção deste indicador é impedir que ocorra o desabastecimento. Para fazer o cálculo, basta aplicar a seguinte fórmula:

  • consumo médio x tempo de reposição x estoque de segurança

Suponhamos que o consumo médio diário de cartuchos para impressora é de 10 unidades e o tempo de reposição é de 15 dias. Utilizando o fator de estoque de segurança de 1,2 (20% a mais), temos:

  • 10 x 15 x 1,2 = 180

Isso significa que, quando o estoque de cartuchos chegar a 180 unidades, é hora de fazer um novo pedido de compra ao fornecedor. Assim, evita-se que esse produto fique em falta no almoxarifado.

5 – Taxa de avarias

Para encerrar nossa lista de indicadores para almoxarifado, temos a taxa de avarias. Este é um indicador que mostra quantos produtos foram danificados ou tiveram o prazo de validade expirado e que, por isso, não podem mais ser utilizados e precisam ser descartados.

Este KPI é importante para evitar desperdícios. Se determinado produto tem uma taxa de avaria alta, talvez seja preciso diminuir a quantidade comprada.

Gostou dos nossos exemplos de indicadores para almoxarifado? Implemente-os na sua empresa e promova uma gestão mais eficiente deste setor.

Você sabe como fazer a gestão de indicadores em sua empresa? Então, confira este vídeo de nosso canal no YouTube:

Saiba mais: Como fazer uma boa gestão de estoque? Confira 8 dicas que vão fazer toda a diferença

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

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