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Ferramentas de tomada de decisão: como escolher a ideal para o seu negócio?

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ferramentas de tomada de decisão

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(Clique no player para ouvir o nosso conteúdo sobre ferramentas de tomada de decisão!)

Tomar decisões é um grande desafio para muitas pessoas. Trata-se de um processo fundamental tanto para empresas quanto para questões pessoais e que afeta muito a qualidade de vida.

Porém, em um negócio, esta decisão afeta não somente a performance como também o desempenho dos colaboradores envolvidos.

Por isso, ferramentas de tomada de decisão são desenvolvidas com o propósito de otimizar este processo. Por meio delas, é possível compreender todo o panorama no qual a situação se encontra e obter a melhor solução para aquele momento.

Neste post você vai conhecer 5 ferramentas de apoio à tomada de decisão. Assim, você poderá contar com várias delas para usar em seu dia a dia na empresa.

Leia também: O que é tomada de decisão nas organizações e mais 5 dicas de como fazer na prática

Tipos de ferramentas de tomada de decisão

Existem diversas opções para escolher. Porém, definimos as mais relevantes e que proporcionam mais resultados.

Por isso, confira agora cinco ferramentas de tomada de decisão que você pode utilizar no seu negócio e descubra quais as mais indicadas para o seu caso.

1 – Matriz de Eisenhower

Entre as ferramentas de tomada de decisão devemos incluir, também, uma que ajude a estabelecer a prioridade das tarefas a serem realizadas.

Baixe agora a Matriz de Eisenhower da Siteware:

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A Matriz de Eisenhower funciona da seguinte forma:

  • Organize as tarefas em 4 quadrantes em relação à dois eixos: urgência e importância.
  • Cada espaço referente a cada tarefa será definido por ações, como: agendar, fazer agora, eliminar ou delegar.
  • Defina as prioridade das tarefas de acordo com as seguintes regras:
    • A tarefa é urgente e importante: fazer agora
    • A tarefa é importante, mas não é urgente: agendar
    • A tarefa é urgente, mas não é importante: delegar
    • A tarefa não é bem urgente, nem importante: delegar

Veja este vídeo que explica o que é a Matriz de Eisenhower:

2- Matriz GUT

É uma ferramenta que contribui para o gestor estabelecer as prioridades presentes nos processos. Funciona de forma simples, como:

  • Os problemas são classificados em três categorias: urgência, gravidade e tendência.
  • Uma pontuação de 1 a 5, indicando o grau de prioridade, é atribuída ao problema apresentado.

Ficou claro para você como usar a matriz GUT? Então, confira este vídeo em nosso canal no YouTube:

3- Análise de Pareto

Trata-se de um gráfico tipo coluna que é capaz de ordenar a frequência de determinados acontecimentos. Funciona da seguinte maneira:

  • Liste os problemas que a empresa possui e o que causa isso.
  • Organize os problemas em ordem decrescente, ou seja, do mais frequente para o menos frequente.
  • Calcule a porcentagem dos problemas. Em seguida, divida o total das causas de cada item pelo total das causas apresentadas. Depois, o resultado deve ser multiplicado por 100.
  • Para finalizar, elabore um gráfico, tendo a origem do problema no eixo “X” e a frequência no eixo “y”.

Quer saber mais sobre a análise de Pareto e o processo de tomada de decisão? Então confira este infográfico criado pelo HEFLO:

Ferramentas de tomada de decisão

4 – Matriz de Decisão

Funciona a partir de uma análise dos pontos fortes e fracos de cada objetivo. Deve ser feito da seguinte forma:

  • Crie uma tabela com 5 colunas.
  • Liste na primeira coluna as principais ideias.
  • Nas outras colunas, estabeleça critérios de avaliação. Podemos destacar o impacto, visão, esforço e lucro.
  • Toda ideia deve ser pontuada de 1 a 5 baseada nos critérios.
  • Some os critérios visão, lucro e impacto e em seguida subtraia com a pontuação do esforço.
  • A ideia com maior pontuação será a prioridade.

Veja também: O que é Matriz de Risco: passo a passo para implementar essa ferramenta na sua organização

5- Método FCA

É utilizado para destacar as causas relacionadas ao problema. O método, no qual o FCA representa Fato-Causa-Ação, contribui ainda para fazer a prevenção de riscos. Deve ser feito da seguinte forma:

  • Aponte o problema em si. Estabeleça neste primeiro momento no máximo 3.
  • Identifique as causas do problema. Caso não tenha uma compreensão exata, analise dados da sua empresa.
  • Aponte uma ação para solucionar o problema. Deve ser uma resposta do que pode ser feito internamente, ou externamente, para resolver isso.

Saiba mais: Como a metodologia FCA (Fato Causa Ação) auxilia na solução de problemas?

Como escolher entre as ferramentas de tomada de decisão?

As opções que destacamos são as mais utilizadas e as que rendem mais resultados. Mas, afinal de contas, qual é a melhor para o seu tipo de negócio? Para começar, você deve ter em mente que as ferramentas de apoio para tomada de decisão são uma parte da solução. De nada adianta testar uma se não tiver a prática na solução. Além disso, compreenda a situação atual do negócio.

Casa empresa é diferente, ainda que sejam do mesmo segmento. As ferramentas de apoio para tomada de decisão podem ter uma percepção única da performance das mesmas.

Por isso é essencial começar aos poucos, de preferência com questões mais urgentes. Uma dica é começar por setor, definindo uma área e utilizando uma das ferramentas de tomada de decisão.

Não se trata de um processo rápido, pois exige atenção constante. Mas cabe à empresa compreender a melhor maneira de atingir seu objetivo. Teste as ferramentas de tomada de decisão e descubra como alavancar seu negócio pode ser fácil.

Este post de nosso blog também pode interessar você: 3 ferramentas para análise de causa raiz como guia para tomada de decisão

Quer contar com um conjunto de ferramentas de análise para te ajudar na tomada de decisão? Então, baixe nosso KIT gratuito: Kit completo – ferramentas de análise

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