Saiba como medir indicadores de desempenho do seu negócio com 4 dicas fundamentais

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como medir indicadores de desempenho

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Você já deve ter ouvido falar da máxima de Norton e Kaplan, alguns dos maiores especialistas em business:

“Só é possível gerenciar aquilo que se pode medir”.

Eles não poderiam estar mais corretos em sua colocação. Uma empresa que sabe mensurar seus resultados tende a adotar uma gestão mais eficiente de seus recursos em busca de uma performance cada vez melhor.

Nesse sentido, a definição de indicadores de desempenho permite acompanhar a evolução de determinados processos para que, posteriormente, seja possível criar mecanismos para garantir sua otimização.

Acompanhar as atividades do negócio é fundamental para saber se os resultados previstos estão sendo alcançados. Além disso, é possível identificar também qual o percentual de melhoria ou de piora em relação a indicadores passados, revelando se há ou não necessidade de ajustes.

Há vários indicadores que as empresas costumam utilizar para saber a quantas anda a performance dos negócios. A citar:

  • Receita recorrente;
  • Custo de Aquisição de Cliente (CAC);
  • Retorno Sobre Investimento (ROI);
  • Ticket médio;
  • Lifetime value;
  • Taxa de Churn;
  • Taxa de Turnover;
  • Net Promoter Score (NPS).

Há vários outros indicadores para você saber se o seu negócio está indo bem ou mal. Mas você sabe como medir indicadores de desempenho?

Fique com a gente e descubra!

Leia também: Os objetivos do KPI: como criar indicadores de desempenho

4 dicas de como medir indicadores de desempenho

1 – Estabeleça objetivos inteligentes

Para saber como medir indicadores de desempenho, é preciso ter em mente os objetivos que circundam tais indicadores. Assim, se você quer mensurar as suas vendas, por exemplo, talvez não seja muito eficaz colocar “aumento total das vendas” como indicador.

Isso porque, quando colocado dessa forma, o indicador fica muito vago e não consegue traduzir muito bem os resultados que você quer analisar.

Portanto, os seus objetivos precisam ser mais específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes para a realidade do seu negócio e com um prazo bem definido.

São as chamadas metas SMART, veja:

como medir indicadores de desempenho

Assim, em vez de apenas colocar “Aumentar o volume de vendas”, você pode estabelecer seu objetivo da seguinte forma: “Aumentar as vendas totais a uma taxa mensal de 5,5%”.

2 – Defina os fatores críticos de sucesso

Outra dica de como medir indicadores de desempenho de maneira eficiente é estabelecendo parâmetros e definindo quais fatores levam à realização dos objetivos firmados.

Utilizemos o exemplo de vendas citado na dica anterior. Se o objetivo que envolve o seu indicador de desempenho é aumentar as vendas totais a uma taxa mensal de 5,5%, esse aumento percentual não pode ser aleatório; é preciso que ele seja baseado em dados concretos.

  • Quão bem, comparativamente, a concorrência tem aumentado as vendas?
  • Até que ponto o seu negócio conseguiu atender aos objetivos de crescimento de vendas no passado?

Quanto mais informações forem analisadas, mais realistas e realizáveis ​​serão as metas estabelecidas para os seus indicadores de desempenho, o que facilita e otimiza sua mensuração.

3 – Invista em pesquisas

Certos indicadores de desempenho devem ser mensurados por meio de pesquisas, como a satisfação de clientes e funcionários, clima organizacional, brand awarenessetc.

Porém, você só poderá experimentar os benefícios da sua pesquisa se for feita uma análise eficiente dos dados.

Para isso, é preciso coletar tais dados e convertê-los em informação relevante para o seu negócio, tarefa fundamental para tomadas de decisão mais assertivas e identificação de oportunidades para a empresa.

Durante a análise, procure fazer uma leitura completa de cada uma das respostas. Além disso, no caso de uma pesquisa de satisfação, segmente as respostas em positivas, negativas e neutras para, depois, analisar cada grupo separadamente.

Não leve em consideração apenas as respostas positivas. Porque as negativas e as neutras servirão para você saber em que pontos é preciso melhorar.

Veja também: Conheça o modelo de Kano e os 3 atributos essenciais para analisar a satisfação de seus clientes

4 – Automatize o uso de indicadores

E que tal utilizar a tecnologia a seu favor? Com os avanços tecnológicos, é possível utilizar softwares que te ajudarão a como medir indicadores de desempenho. Porém, é importante que você fique atento e saiba escolher a melhor ferramenta.

Um bom software precisa ser confiável, seguro, ágil, prático e com um layout amigável. Pensando nisso, separamos aqui 3 dicas para você escolher.

Reveal Analytics

O Reveal Analytics é muito utilizado por empresas que operam sob o modelo SaaS (Software as a Service). Podendo ser integrado a outros serviços, esse software consegue mensurar indicadores de desempenho em conjunto, como o lifetime value e o CAC – custo de aquisição de clientes, por exemplo.

Google Analytics

Uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas, o Google Analytics é totalmente gratuito e mede indicadores de desempenho relacionados ao tráfego no website da sua marca.

Baremetrics

Também com foco em empresas SaaS, o Baremetrics mensura diferentes indicadores diferentes, como:

  • Faturamento recorrente mensal;
  • Net revenue;
  • Cobranças falhas;
  • Lifetime value;
  • Reembolsos;
  • Churn de usuários.

Quer mais dicas sobre como criar e gerenciar indicadores? Então, acompanhe este vídeo do nosso canal no YouTube:

Mas não existe um software em que eu possa costumizar meus próprios indicadores?

Sim, existe! E trata-se de um dos softwares de acompanhamento de performance corporativa mais usados pela maiores empresas do Brasil.

Com o STRATWs One você pode definir seus indicadores de desempenho. Assim, é possível acompanhar a performance de projetos, pessoas, times e processos em tempo real.

Além disso, ele conta com outros módulos. Tais como gestão de portfólio de projetos e gerenciamento de reuniões.

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

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