O que é CPM e quais as diferenças entre BI (Bussiness Inteligence) e CPM (Corporate Performance Management)

CONTEÚDO

Corporate Performance Management

CONTEÚDO

Se você chegou neste artigo, é bem provável que você esteja se perguntando o que é CPM e BI… Além disso, quais são as diferenças entre um e outro, não é mesmo?

Bem, há muito tempo percebemos o mercado confundir as soluções desenvolvidas pela Siteware como soluções de BI (Bussiness Inteligence).

Sempre que temos a oportunidade, procuramos corrigir essa visão. Isso porque, na verdade, os sistemas de BI (Bussiness Inteligence) e CPM (Corporate Performance Management) são herdeiros diretos dos sistemas chamados de EIS (Executive Information System). Esses surgiram no final da década de 80 do século passado.

Assim, neste post, você vai entender definitivamente o que é CPM, o que é BI e quais as diferenças de BI e CPM.

Continue a leitura e confira!

Contextualizando BI e CPM

Apenas para contextualizar, naquela época (anos 80) os PCs estavam começando a se popularizar junto ao público corporativo.

E, com isso, a alta direção nas empresas passou a demandar o recebimento das informações relativas ao negócio de uma forma mais inteligente e rápida do que os antigos relatórios em formulário contínuo, gerados pelos sistemas baseados em mainframe.

Assim nasceram os sistemas EIS.

sistemas EIS

Portanto, fica clara essa primeira diferença de BI e CPM: os dois são complementares, partes integrantes do Executive Information System.

Mas a história não para por aí. Com o aumento exponencial do volume de informação gerado no decorrer dos anos 90 e os questionamentos que surgiam quando se fazia uma análise mais detalhada sobre estes dados, isso acabou motivando a criação dos sistemas conhecidos como BI (Business Intelligence).

O que é BI?

O BI se caracteriza por ser capaz de se conectar aos diferentes sistemas de uma empresa, permitindo a criação de relatórios e gráficos baseados na informação coletada. E, para os usuários mais avançados, responder a perguntas inusitadas, a partir do momento em que permite a visualização da informação sobre diferentes perspectivas, já que estas ficam armazenadas nos chamados cubos.

Dessa forma, podemos afirmar que o BI é um conjunto de informações inicialmente desconexas, mas que são traduzidas com o objetivo de gerar insights para a gestão. Isso permitirá uma visão muito mais estratégica e uma tomada de decisão focada em acertos.

Além disso, o BI auxilia a organização a estruturar um planejamento estratégico para construir vantagens competitivas sustentáveis que agreguem valor ao negócio e às soluções oferecidas aos clientes.

planejamento estratégico

Leia também: Ferramentas de Business Intelligence: como usar em seu negócio

Implantando o BI

A implantação de uma solução de BI em sua empresa exige uma equipe especializada para a criação dos painéis e dashboards com o objetivo de ter uma análise de dados decisiva. Além disso, são necessários os cubos que normalmente focam em temas específicos como:

  • vendas;
  • marketing;
  • recursos humanos;
  • financeiro.
  • Entre outros.

Qualquer modificação nos painéis e nos cubos existentes pode exigir mais horas de consultoria para a parametrização das novas informações.

Por isso, esse trabalho pode ser bastante árduo e demorado.

A gente tem mais detalhes neste post do nosso blog: Veja como implementar Business Intelligence em 5 passos.

E o que é CPM (Corporate Performance Management)?

O CPM ou Corporate Performance Management é um software de gestão de performance corporativa que fornece recursos em um grande número de áreas funcionais, como orçamento, planejamento, previsão, estratégia, consolidação, relatórios financeiros e divulgação para a gestão.

Em português, Corporate Performance Management pode ser traduzido para: Gestão de Desempenho Empresarial e tem como objetivo permitir que a gestão possa garantir que os objetivos, métricas e indicadores sejam acompanhados e alcançados de forma eficaz e eficiente.

Diferenças BI e CPM: Bussiness Inteligence x Corporate Performance Management)

Os sistemas de BI surgiram para responder a questões inusitadas, mas muitas vezes não se sabe exatamente o que se quer medir.

Utilizando o BI, sua empresa estará sempre olhando para o que já fez, os resultados que já garantiu. Ou seja, olhando para o passado, tentando prever seu futuro.

Já os sistemas de Corporate Performance Management são exatamente o oposto.

Isso porque um software de CPM mostra todo seu valor quando a empresa sabe exatamente o que quer medir e qual a direção a ser tomada para perseguir os objetivos e as metas.

Dessa forma, o Corporate Performance Management sempre está olhando para o futuro, para onde sua empresa quer chegar com os aprendizados do passado.

Diferente também nesse ponto dos sistemas de EIS, que apenas apresentavam o resultado da organização.

Por outro lado, um bom software de CPM deve ter total conexão com o Plano Estratégico da empresa. Assim, independentemente da metodologia adotada para sua criação (BSC-Balanced Scorecard, GPD-Gerenciamento pelas Diretrizes, OKR-Objetives and Key Results, etc.), sempre se estará perseguindo o que foi definido no planejamento estratégico do negócio.

bsc

Quais as características de um bom CPM?

Podemos apontar as quatro das principais características que fazem um bom sistema Corporate Performance Management:

  • a capacidade de se conectar aos diferentes sistemas da empresa;
  • a automatização do processo de alimentação dos indicadores de desempenho;
  • a facilidade na alteração destes indicadores para que reflitam os eventuais ajustes de rumo que naturalmente ocorrem durante a condução do planejamento;
  • a existência de ferramentas de suporte à execução e a colaboração entre os envolvidos.

Essas são outras importantes características recomendáveis e que devem estar presentes em um bom software de CPM.

Apesar de sistemas com estas características existirem desde meados da década de 90, foi somente em 2001 que o Gartner lançou a denominação CPM.

Um outro ponto importante de um bom Corporate Performance Management é que graças a sua visão estratégica de empresa, ele deve ser capaz de apoiar no desenvolvimento dos seus colaboradores por meio da avaliação de desempenho.

Leia mais: CPM: Como utilizar a Gestão de Performance Corporativa

Outras nomenclaturas do BPM

Outros termos criados pelo mercado, mas menos populares para descrever produtos com estas características são o BPM (Business Performance Management) e o EPM (Enterprise Performance Management), mas prefiro descartá-los por serem sinônimos de acrônimos de conceitos mais difundidos como Business Process Management e Enterprise Project Management.

Como usar CPM em seu negócio?

Saber o que é Corporate Performance Management não é suficiente! Você também precisa descobrir como implantar essa poderosa ferramenta em seu negócio.

Dessa forma, é interessante você conhecer alguns modelos para ver qual se aplica melhor à necessidade da sua organização, se contam com funcionalidades como um calendário CPM, por exemplo. Nessa fase, é preciso lembrar que o sistema de gerenciamento escolhido precisa trabalhar bem com outros softwares utilizados pela organização.

1. Defina em quais setores da empresa implementar o CPM

A verdade é que em algumas empresas têm uma visão mais macro e pensam em melhorar todos os seus processos, o negócio como um todo.

No entanto, outras preferem ir aos poucos. Para isso, implementam o CPM em módulos. Dessa forma, começam os estoques, por exemplo. Depois vendas, seguido de Recursos Humanos, finanças, marketing e assim por diante.

E o CPM permite isso, pois é totalmente personalizável às características específicas do negócio.

2. Aponte as prioridades de implantação do BPM

Depois de decidir quais áreas e quais processos devem se valer do CPM, você deve definir em que ordem isso será realizado.

Assim, priorize as áreas que têm mais urgência para trazer melhores resultados.

Digamos que muitos clientes estão se queixando da demora no atendimento. Nesse caso, comece a implantação do CPM por essa área. Por outro lado, pode ser que sua empresa esteja com problemas de entregas, ou mesmo de fluxo de caixa.

Dessa forma, estude seu negócio e descubra quais são as ações prioritárias para que sua empresa melhore de performance rapidamente.

Leia mais: Como utilizar a matriz GUT ou matriz de priorização de processos?

3. Determine quando e o que deve ser feito

Com os processos ou áreas que serão alvo do projeto de CPM escolhidos e definida a ordem de implementação, é hora colocar datas e metas no papel.

Crie um cronograma com as datas de início e término da implementação do CPM em cada área ou processo da empresa. Sem isso, o trabalho pode se estender continuamente, sem que se alcance nenhum resultado.

Se você não estabelecer um horizonte temporal, nunca saberá se os trabalhos estão seguindo dentro do ritmo desejado.

4. Escolho qual software de CPM vai usar

Existem diversos softwares de CPM disponíveis no mercado. Estude cada um deles com cuidado e veja qual se encaixa melhor com as características específicas do seu negócio.

Uma dica é solicitar uma demo do software e poder, assim, avaliar de forma efetiva todas as suas funcionalidades e vantagens.

5. Indique um líder para o projeto CPM em sua empresa

É fundamental que a implementação do software BPM conte com um responsável que irá liderá-lo e prestar contas de seu andamento.

Muitas vezes esse líder é da área de Tecnologia da Informação, na empresa. Mas isso não é uma regra, apenas uma tendência.

Apesar de um executivo de TI dominar diversos aspectos importantes relacionados a um projeto como esse, os objetivos estratégicos da empresa deem ser levados em conta, também.

Assim, digamos que a estratégia de sua empresa tenha um foco muito grande na satisfação dos clientes. Pode ser que a escolha de um líder da área de marketing ou mesmo de controle de qualidade seja mais adequada para seu negócio.

Confira: Quais são os indicadores de qualidade que você deve usar em seu negócio?

6. Conte com a ajuda de profissionais especializados, como consultores

Sua empresa domina plenamente o Corporate Performance Management? Sabe realmente como implementar essa tecnologia em seu negócio?

Para atingir o sucesso em projetos tão específicos como a implementação de um software BPM o mais indicado é contar com ajuda de uma consultoria especializada.

Afinal, o foco de sua empresa é aquilo que ela sabe fazer melhor, na maioria dos casos, não é CPM.

Por isso, procure profissionais que possam prestar uma boa consultoria nessa área.

7. Qual o escopo de seu software CPM?

Software escolhido, consultores a postos, cronograma definido. Mas que funcionalidades e módulos do software CPM você realmente precisa?

Muitas vezes você não necessita do pacote CPM fechado. Escolha com cuidado aquilo que é mais urgente e vá ampliando aos poucos.

Assim, você aprende com seus erros e, no final, os módulos vão sendo implementados cada vez de forma mais ágil e efetiva.

8. Parta para a ação!

Com tudo planejado e definido, é hora de pôr a mão na massa.

Escolha uma unidade ou um departamento e faça um teste de implementação de seu software CPM. Se tudo der certo, continue com o projeto, implementando tudo passo a passo, até que toda a sua empresa esteja integrada ao seu software CPM!

banner plano de ação

Quer saber mais sobre o que é CPM? Então,  baixe o nosso Guia Completo sobre CPM, clique aqui!

Próximos passos

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa. Com ele você pode criar KPIs, monitorá-los e compartilhar com as equipes. Por isso é uma excelente ferramenta para quem faz CPM como BI.

Atualmente mais de 160 mil usuários de mil empresa usam o STRATWS One para se beneficiar de vantagens como estas:

  • Aumentar a produtividade;
  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT.
  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos.
stratws one