Descubra quais são os 3 principais tipos de metas para empresas e como implementá-los no seu modelo de negócio para impulsionar resultados

CONTEÚDO

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Você sabe quais são os principais tipos de metas para empresas e como aplicá-los na prática?

Planejamento estratégico, metas e objetivos são elementos fundamentais na gestão empresarial.

Empresas que sabem planejar, definir e gerenciar suas metas tendem a alcançar melhores resultados de curto, médio e longo prazo.

São as metas que dão o direcionamento para os colaboradores, mostrando o que se espera deles. Além disso, elas possuem um poder motivacional muito grande e que impacta diretamente na produtividade das equipes.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar quais são os 3 principais tipos de metas para empresas:

  1. Metas de resultado
  2. Metas de desempenho
  3. Metas de processo

Continue a leitura e confira também como é possível combiná-los para otimizar a busca por resultados cada vez melhores.

E mais: separamos aqui alguns exemplos de metas para funcionários que vão te ajudar a entender melhor como cada modelo de metas funciona na prática.

Estes materiais gratuitos podem ajudar você a usar melhor todos os tipos de metas:

3 tipos de metas para empresas

Cada tipo de meta tem uma função diferente, por isso, é importante usar mais de um tipo de meta para acompanhar seus resultados.

Entenda cada um deles e escolha os tipos de metas mais indicados para cada processo de seu negócio.

1. Metas de resultado

Iniciando a nossa lista de tipos de metas para empresas, temos as metas de resultado.

Quando nos referimos a esse modelo de metas, falamos daqueles resultados que mais interessam a empresa alcançar. Ou seja, essas metas seriam a “linha de chegada”.

Por exemplo:

Imagine que a sua empresa tenha lançado um novo produto recentemente e deseja aumentar a penetração dele no mercado. Logo, uma meta de resultado que você poderia traçar é:

  •  Aumentar as vendas do produto X em 12% nos próximos 6 meses.

Perceba que esse é o resultado principal e que mais interessa para a equipe de vendas atualmente.

Mas o que deverá ser feito para que essa meta tão importante seja atingida pelo time comercial da sua empresa?

Bom, é aí que entra um outro modelo de metas: as de desempenho.

Leia também: Métricas e indicadores de resultados: entendas as diferenças

2. Metas de desempenho

As metas de desempenho se referem àquelas necessárias para alcançar os resultados principais dos quais falamos no tópico anterior.

Ou seja, após definir a sua meta de resultado, que é o que mais importa nesse momento para a sua empresa ou equipe específica, é preciso estabelecer os “degraus” necessários para atingir o main goal.

Por exemplo:

Ainda tomando como exemplo a meta de resultado que citamos anteriormente, questione-se: em que pontos será preciso ter um bom desempenho para conseguir aumentar as vendas do produto X em 12% no próximo semestre?

Ao responder essa pergunta, novas metas (as de desempenho) surgirão. No caso do nosso exemplo, podemos definir como metas de desempenho:

  • Aumentar a geração de leads qualificados em 33%;
  • Dobrar o envio de propostas e as visitas aos leads.

Como você pode perceber, se a equipe comercial obtiver um bom desempenho nessas metas, a tendência é que se consiga alcançar o resultado principal que é impulsionar as vendas do produto recém-lançado.

Leia mais: 7 cursos de gestão de indicadores de desempenho: comece a estudar agora mesmo!

3. Metas de processo

Por fim, o terceiro tipo de metas para empresas são as de processo. Aqui o foco está nas ações em si que vão levar ao alcance das metas de desempenho e, como em um efeito cadeia, das metas de resultado.

Para definir as metas de processo, ainda tendo como parâmetro os exemplos de metas para funcionários da equipe de vendas que citamos anteriormente, deve ser feito o seguinte questionamento: que ações devem ser colocadas em prática para conseguir alcançar os resultados principais?

Tendo em vista que a meta principal é aumentar as vendas do novo produto em 12% e que uma das metas de desempenho é aumentar em 33% a geração de leads qualificados, é possível definir como metas de processos:

  • Fazer uma campanha nas redes sociais com 5 influenciadores digitais;
  • Treinar toda a equipe de vendas e atendimento;
  • Realizar um evento por mês para divulgar o novo produto.

Veja também: Processos estratégicos: o que são e como estruturá-los utilizando indicadores de desempenho

Conclusão

Bom, ficou claro quais são os principais tipos de metas para empresas? Deu pra entender com os exemplos que citamos aqui?

Lembre-se de que a maneira com que você gerencia, organiza e comunica suas metas faz toda a diferença para o desempenho geral da organização. E, além disso, você deve usar, preferencialmente, os 3 tipos de metas em todos os seus processo de negócio.

Assim, você saberá se os processos estão sendo bem executados corretamente, se as ações estão no caminho certo e se os resultados serão atingidos.

Saiba mais: As 9 melhores dicas para alcançar metas de negócios que você precisa implementar agora

Definir metas para o negócio é importante, mas e metas pessoais? Veja mais sobre isso neste vídeo:

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  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários.

A metodologia OKR utiliza diferentes tipos de metas, objetivos e resultados-chave para levar sua empresa ao sucesso. Veja como usá-la neste materiais gratuitos:

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