O que você imagina que seja a definição de stakeholders? Qual a importância deles dentro das organizações? Embora o termo seja cada vez mais comum no dia a dia das empresas, o conceito de stakeholders é, muitas vezes, pouco explicado.
Se preferir, ouça a narração do conteúdo com o nosso player!
O termo foi cunhado pelo filósofo e professor de administração Robert Edward Freeman, em 1963, mas ainda é bastante útil nos dias atuais. Por isso, é essencial falar um pouco mais sobre o tema. Se você deseja saber mais sobre o que são, te convidamos a continuar a leitura deste conteúdo.
Nas próximas linhas, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre esse tema:
Podemos definir o que são stakeholders como: “grupos e indivíduos que, de uma forma ou de outra, apresentam algum nível de interesse nos projetos, atividades e resultados de uma determinada organização”. Em uma tradução direta, seria algo parecido com todas as partes interessadas de uma empresa.
Dessa forma, o termo de origem inglesa é utilizado para se referir a pessoas que são impactadas pelas decisões que a empresa toma, positiva ou negativamente. Esse grupo de indivíduos pode ser colaboradores, investidores, clientes e fornecedores.
Ou seja, quando falamos de stakeholders, estamos nos referindo a pessoas que são impactadas pelas decisões da empresa. Esses impactos podem ser pequenos, médios ou grandes.
A lógica é que os gestores das organizações possam estar cientes que as decisões e a gestão dos projetos impactam na vida de várias pessoas, que fazem parte dessa cadeia de pessoas.
Para que você possa entender melhor o que são stakeholders, veja a seguir alguns exemplos comuns:
Monitorar o engajamento de alguns de seus stakeholders é fundamental para o sucesso da sua organização. Estas dicas gratuitas podem ajudar:
Clique e baixe agora o nosso material!
Basicamente, existem dois tipos de stakeholders: os internos e os externos à organização.
Ou seja, colaboradores e gestores, por exemplo, são considerados stakeholders internos. Já clientes, fornecedores e a imprensa, por exemplo, são stakeholders externos.
Para além desses dois tipos de stakeholders, há outras subcategorias que dependem do nível de interesse e da legitimidade de cada um. Na prática, podemos definir eles como stakeholders primários e secundários. Nesse caso, os primários são aqueles que exercem influência direta sobre a empresa e os secundários aqueles que influenciam de maneira indireta.
Assim, eles são os:
Saber gerenciar pessoas ajuda a gerenciar stakeholders, veja dicas neste vídeo:
Conhecer quem são os grupos de interesse da sua empresa é algo indispensável para que se alcance o sucesso.
Isso porque desconsiderar os impactos que as decisões do seu modelo de negócio podem ter sobre os stakeholders pode acabar comprometendo os seus resultados e sua gestão financeira, além da imagem da empresa no mercado.
Dessa forma, todas as ações precisam ser pensadas sem perder os stakeholders de vista. Os projetos e as políticas internas e externas, por exemplo, devem considerar os indivíduos e os grupos que serão afetados positiva ou negativamente, direta ou indiretamente, pelas práticas da empresa.
Além disso, identificar e entender quem são os indivíduos com interesse na sua organização, possibilita ter uma visão mais ampla sobre seus processos e sobre o impacto de suas atividades. A partir disso, é possível implementar as melhorias necessárias para que todas as partes envolvidas e interessadas possam ficar satisfeitas.
Agora que você já sabe o conceito de stakeholders, a importância e os diferentes tipos, é hora de descobrir como fazer uma gestão eficiente desses grupos de interesse.
Confira a seguir 5 dicas essenciais:
Conhecer as pessoas com quem trabalha sempre ajuda na gestão, conheça o people analytics:
Bom, acredito que ficou clara qual a definição de stakeholders e sua importância para o bom desempenho do negócio.
Agora que você já sabe o que são, coloque em prática as dicas que citamos aqui e mantenha um bom relacionamento com os grupos de interesse da sua empresa.
O STRATWS One é um software de gestão de performance corporativa que vai ajudar sua empresa a definir indicadores de desempenho e monitorar os resultados de todos os colaboradores, projetos e áreas da empresa. Além disso, você pode compartilhar esses dados com os interessados nesses resultados.
É por isso que o STRATWs One já é usado por mais de mil empresas ao redor do mundo, beneficiando mais 180 mil de seus colaboradores com vantagens como estas:
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
A Siteware
Clientes
Recursos
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.