Mapeamento de stakeholders: o que é e como fazer um para sua empresa a partir de 3 passos simples

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Mapeamento de stakeholders

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Toda organização é rodeada por grupos que, de certa forma, têm interesse ou são impactados pelas atividades que a empresa exerce e pelas decisões que ela toma. Esses grupos são chamados de stakeholders.

Identificar e analisar quem são os stakeholders do seu modelo de negócio é algo determinante para o alcance dos seus objetivos estratégicos.

Tendo isso em vista, elaboramos aqui um guia para explicar o que são os stakeholders e quais os diferentes tipos.

Além disso, você também vai descobrir o que é e como fazer o mapeamento de stakeholders da sua empresa em três passos essenciais e descomplicados:

Identifique quem são os grupos de interesse;

Faça uma análise das expectativas e dos interesses dos seus stakeholders;

Separe os stakeholders em categorias.

Leia também: Gestão de stakeholders: o que é, por que é importante fazer e 4 dicas para implementar na sua empresa

Você sabe como gerenciar pessoas? Isso pode te ajudar muito na gestão de stakeholders:

O que são os stakeholders da organização?

Para que uma empresa possa ser bem sucedida em suas atividades e projetos, é importante que ela seja capaz de entregar algum valor aos indivíduos e grupos interessados. A eles dá-se o nome de stakeholders.

Em livre tradução, o termo “stakeholder” significa “público de interesse” ou “parte interessada”.

Conforme adiantamos na introdução deste conteúdo, os stakeholders de uma empresa são pessoas impactadas, direta ou indiretamente, pelas ações de tal modelo de negócio.

Além disso, os stakeholders possuem certo poder de influência nas decisões da organização.

Por isso, é importante que a empresa adote políticas e ações que contemplem os interesses dos stakeholders.

Stakeholders: exemplo

Você mesmo pode ser considerado um bom exemplo de stakeholders. Pense no seu restaurante favorito ou na academia que você frequenta.

Você é uma parte interessada nas atividades e decisões dessas empresas. Logo, as ações por elas tomadas precisam considerar você e os outros clientes.

Além de você, os funcionários, os investidores e os órgão de fiscalização também são considerados exemplo de stakeholders desses estabelecimentos.

Veja também: Aprenda a usar os indicadores de responsabilidade social nas empresas

Quais são os tipos de stakeholders da organização?

Basicamente, há dois tipos de stakeholders: os stakeholders internos e externos.

Stakeholders internos

Tratam-se das partes interessadas que fazem parte da dinâmica interna da organização. Por exemplo:

  • Colaboradores;
  • Gerentes;
  • Diretores;
  • Acionistas.

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Stakeholders externos

Os stakeholders externos, por sua vez, são os que não fazem parte do ambiente e das rotinas internas da organização. No entanto, eles têm interesse e podem influenciar as decisões da empresa. Por exemplo:

  • Clientes;
  • Fornecedores;
  • Concorrentes;
  • Entidades do poder público;
  • Imprensa;
  • ONGs;
  • Sindicatos.

O que é mapeamento de stakeholders?

O mapeamento de stakeholders é uma prática de extrema importância estratégica para uma organização.

Podemos definir o que é mapeamento de público de interesse como o ato de identificar e categorizar os grupos que podem influenciar as iniciativas da empresa e ser afetados por elas.

Existe uma variedade de pessoas interessadas, em diferentes níveis, nos projetos e resultados da sua empresa. E conseguir mapeá-las e identificar seus interesses facilita o alcance dos objetivos do negócio.

O mapeamento permite compreender melhor como a empresa pode atender às expectativas dos stakeholders. Ele possibilita ter um maior controle sobre o impacto das ações da empresa sobre os stakeholders.

Ao fazer o mapeamento de stakeholders, consegue-se antecipar problemas e identificar oportunidades.

Passo a passo: como criar mapa de stakeholders?

Agora que você já sabe o que é e quais os diferentes tipos de stakeholders (os stakeholders internos e externos) e o que é mapeamento de stakeholders, é hora de conferir um passo a passo de como criar mapa de stakeholders para a sua empresa.

Passo 1 – Identifique quem são os grupos de interesse

O primeiro passo de como criar mapa de stakeholders é identificar quem são as partes interessadas nas atividades do seu negócio. É importante considerar os stakeholders internos e externos.

Passo 2 – Faça uma análise das expectativas e dos interesses dos seus stakeholders

Nesta etapa, você deverá descrever quais são as expectativas e os interesses que os stakeholders identificados anteriormente podem ter em relação à sua empresa.

Essa etapa do mapeamento é importante para que, mais tarde, você possa definir as melhores estratégias para corresponder ao que o público interessado espera da empresa.

Passo 3 – Separe os stakeholders em categorias

Por fim, neste último passo você deverá categorizar os stakeholders da sua empresa a partir do nível de interesse por eles apresentados, do grau de influência que eles têm e do impacto que as suas atividades podem exercer sobre eles.

Bom, ficou claro como funciona o mapeamento de stakeholders? Então que tal fazer um na sua empresa?

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