Gestão Estratégica

Inovação no varejo: 5 tendências para ficar de olho se quiser se manter competitivo no mercado

Inovação no varejo: 5 tendências para ficar de olho se quiser se manter competitivo no mercado

Publicação : 13/07/2020

Por Siteware

8 min

lâmpada em um carrinho de compras simbolizando a inovação no varejo
lâmpada em um carrinho de compras simbolizando a inovação no varejo

(Clique no player para ouvir a narração do nosso artigo sobre inovação no varejo. Faça o download do áudio caso não possa ouvir agora!)


De que maneira você, varejista, tem se adaptado às novas tendências e demandas do mercado? A inovação está intrínseca aos valores da sua empresa?

Os desejos e as necessidades dos consumidores estão sempre em transformação. Para acompanhar essas mudanças, o varejo precisa se reinventar e oferecer algo novo, seja do ponto de vista do produto em si ou na experiência de compra como um todo.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar a importância da inovação no varejo e mostrar estas 5 tendências que você deve ficar de olho:

  • Experiência omnichannel
  • Internet das Coisas
  • Big Data
  • Carteiras digitais
  • Tecnologia e sustentabilidade ambiental

Continue a leitura e saiba como você pode inovar, seja nas vendas de varejo online ou offline.

Leia também: Tecnologia e inovação nas empresas: o aspecto humano no centro da gestão estratégica

Inovação no varejo: por que é importante?

Setores de alta competitividade, como é o caso do setor varejista, precisam estar em busca constante por inovação. Essa é uma forma de conseguir se destacar e ganhar a preferência dos consumidores.

Além disso, a inovação é uma forma de a empresa varejista se manter relevante no mercado, estando atenta a novos métodos, processos e tecnologias.

Muitas vezes, é necessário inovar para conseguir se adaptar às transformações do mercado e às novas necessidades do público.

Empresas do varejo que negligenciam e não valorizam o aspecto inovação tendem a parar no tempo e dificilmente conseguem se manter de pé.

5 dicas para inovação no varejo online e offline

Confira agora 5 dicas de tendências para inovação no varejo que você pode implementar na sua empresa.

1. Experiência omnichannel

Cada vez mais as empresas varejistas estão apostando na experiência omnichannel. Basicamente, consiste em oferecer aos consumidores diferentes canais de interação com a marca e que funcionam de maneira integrada.

Ou seja, o cliente pode, por exemplo, iniciar a sua compra no site da loja e depois buscar o produto na loja física. Ou então começar um atendimento de suporte no chatbot da empresa pelo Facebook e depois dar continuidade pelo telefone, sem precisar repetir todos os dados pessoais e explicar a solicitação novamente.

A integração entre os canais e as informações que circulam entre eles é o ponto-chave da experiência omnichannel.

2 – Internet das Coisas

Outra dica de inovação no varejo é a implementação da Internet das Coisas. Essa tecnologia consiste em fazer com que objetos possam trocar informações entre si.

Para isso, sensores são instalados a esses objetos possibilitando a coleta, o armazenamento e a transmissão de dados.

No varejo, a Internet das Coisas pode ser utilizada, por exemplo, em prateleiras inteligentes. Elas vão informar para o setor de estoque quais itens estão em falta, quais costumam ter saídas maiores e menores, os horários de pico etc.

Se você quer entender melhor a internet das coisas, então dê uma olhada neste vídeo da TecMundo:

3 – Big Data

O Big Data é também uma tendência em ascensão no mundo dos negócios, inclusive no setor varejista.

Essa tecnologia consiste em processar grandes volumes de dados e transformá-los em informações relevantes para as estratégias de negócio.

Com o uso do Big Data, é possível entender melhor o comportamento de consumo do público da empresa, personalizar ofertas, prever demandas, alocar os recursos com mais assertividade e direcionar melhor as ações de marketing para atrair e fidelizar clientes.

O Big Data é uma das tecnologias usadas no Business Intelligence, saiba mais sobre BI neste vídeo:

Este post também pode interessar a você: Indústria 4.0 no Brasil: um parâmetro sobre a aplicação do conceito de indústrias inteligentes no país

4 – Carteiras digitais

As carteiras digitais representam uma nova maneira com que os consumidores lidam com o próprio dinheiro na hora de fazer suas compras.

Com segurança e praticidade, os pagamento podem ser feitos totalmente pelo celular e em poucos cliques.

Você pode oferecer para os seus consumidores a possibilidade de efetuar pagamentos por aproximação do celular à maquininha de cartão (Near Field Communication – NFC) ou por QR Code se a compra for feita pela internet.

5 – Tecnologia e sustentabilidade ambiental

Cada vez mais as pessoas estão cobrando das marcas um compromisso sério com as causas ambientais e de sustentabilidade. Essa cobrança é ainda maior entre o público mais jovem.

Uma maneira de inovar nessa questão é através do uso de tecnologias que ajudem a evitar o desperdício no estoque. Além disso, é possível investir em materiais de origem biodegradável e apoiar instituições que fazem reciclagem.

Veja também: Dicas de sustentabilidade nas empresas: como trabalhar de forma consciente

Agora que você já sabe como é possível inovar no varejo, coloque em prática as nossas dicas e mantenha-se competitivo no mercado.

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que permite acompanhar o desempenho de seu negócio, inclusive o varejo, porque conta com diversas vantagens:

  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Potencializar a governança corporativa.

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