Gestão de Equipe

Reunião de treinamento: 5 dicas de como promover mais engajamento

Reunião de treinamento: 5 dicas de como promover mais engajamento

Publicação : 14/04/2020

Por Siteware

8 min

reunião de treinamento
reunião de treinamento

Manter os colaboradores sempre capacitados para cumprir suas rotinas de trabalho do dia a dia é muito importante.

Tanto isso é verdade que pesquisas mostram que nos últimos exercícios o investimento em treinamento vêm aumentando mais de 30% ao ano nas empresas.

E os treinamentos corporativos são fundamentais, também, para que todos os colaboradores tenham pleno conhecimento sobre novos processos, novas funções, novos recursos tecnológicos adotados pela empresa ou novos métodos de execução de tarefas.

Sempre que a empresa passa por qualquer tipo de mudança ou quando um novo talento passa a fazer parte do quadro de funcionários, é extremamente importante promover treinamentos. Afinal, essa é uma forma de garantir que todos estejam na mesma página.

Tendo isso em vista, elaboramos este artigo com 5 dicas essenciais para fazer uma boa reunião de treinamento.

Continue a leitura e confira nas próximas linhas algumas boas práticas para que esses encontros sejam mais produtivos e que os participantes absorvem bem o conteúdo ensinado.

Leia também: Indicadores de treinamento e desenvolvimento: confira os 10 principais

Por que fazer uma reunião de treinamento?

Antes de elencarmos nossas 5 dicas fundamentais, é importante ressaltar os benefícios que traduzem a importância das reuniões de treinamento.

O capital humano é um dos bens mais valiosos que uma empresa pode ter, sendo essencial para que ela alcance o sucesso. É a partir dos colaboradores que surgem novas ideias e soluções criativas.

Mas, para isso, é necessário que os profissionais da empresa tenham acesso a recursos e a conhecimentos. Só assim eles poderão executar suas tarefas com qualidade e contribuir para os resultados da organização.

E é aí que entram os treinamentos. Por meio dessa importante ferramenta, os colaboradores conseguem desenvolver melhor suas habilidades e passam a entender como determinado processo ou tarefa deve ser executado. Isso impacta diretamente na produtividade das equipes, no empenho e na motivação dos profissionais.

Dentre os principais benefícios que as sessões de treinamento podem trazer, vale a pena destacar:

  • Melhoria no clima organizacional;
  • Maior engajamento entre os colaboradores;
  • Aumento na retenção de talentos;
  • Otimização de esforços;
  • Redução de falhas e de retrabalhos;
  • Maior produtividade;
  • Incentivo à inovação;
  • Análise crítica dos processos.

Antes de conhecer nossas dicas de reuniões de treinamento, confira os 5 Ps das reuniões produtivas:

como fazer uma reuniao produtiva

5 dicas de como fazer uma boa reunião de treinamento

Agora que você já sabe mais sobre a importância de uma reunião de treinamento, veja a seguir 5 boas práticas que você não pode deixar de seguir ao realizar esse tipo de encontro na sua empresa.

1 – Defina o público-alvo do treinamento

A primeira dica para uma reunião de treinamento bem sucedida é definir o público para o qual ela se destina. Ou seja, quem vai participar da reunião? Líderes? Gestores? Colaboradores juniores ou seniores? Equipes de departamentos específicos ou gerais?

Ter em mente o perfil das pessoas que vão receber o treinamento é fundamental para que se possa adaptar o tema, a linguagem, o discurso e as dinâmicas de transmissão de conhecimento.

2 – Estabeleça os objetivos da reunião de treinamento

Sabendo para quem o treinamento é destinado, é necessário estabelecer os objetivos que se pretende alcançar. Com base nas necessidades do grupo ou da empresa, defina para quais resultados específicos a reunião de treinamento deverá contribuir.

Esses objetivos devem ser mensuráveis e relevantes, além de serem alcançáveis e, ao mesmo tempo, desafiadores.

3 – Alinhe a temática do treinamento com antecedência

Após definir os objetivos da reunião, fica mais fácil estabelecer o tema central do treinamento, o qual deverá ser alinhado com antecedência junto aos participantes.

Junto com o tema, são definidos também subtópicos que merecem ser abordados na reunião.

Suponhamos que o tema central seja “Como melhorar a produtividade da equipe de vendas”. Sob esse guarda-chuva, podem ser colocados assuntos como:

  • Boas práticas para evitar retrabalhos;
  • Melhores formas de abordar clientes em potencial;
  • Como utilizar um software de gestão.

Dessa forma, você consegue alinhar também os temas com os objetivos do treinamento.

4 – Defina os métodos a serem utilizados no treinamento

É importante definir também a forma com que o conteúdo da reunião de treinamento será passado para os participantes. Neste momento, leve em consideração as particularidades do público-alvo e os recursos que se tem disponíveis para realização do treinamento.

Você pode optar, por exemplo, em realizar o treinamento presencialmente ou à distância. Ou então se o encontro será dentro da empresa ou ao ar livre.

Além disso, é preciso pensar também nas dinâmicas de grupo, nas atividades práticas, nos materiais fornecidos, nos recursos multimídia, nos profissionais que vão dar o treinamento etc.

5 – Saiba gerenciar o tempo disponível

Para que todo o conteúdo da reunião de treinamento seja passado com sucesso para os participantes, é fundamental saber gerenciar o tempo. Para isso, monte um cronograma com os assuntos e atividades previstas e siga-o atentamente.

Dessa forma, evita-se deixar de tratar tópicos importantes com o devido aprofundamento em detrimento de outros que poderiam ser abordados de maneira mais superficial.

Além disso, não se esquecer de reservar momentos de pausa. Isso contribui para a concentração dos participantes e para a maior absorção do conteúdo que está sendo ensinado.

Dinâmicas de grupo são treinamentos bastante efetivos, por isso, conheça uma que vai ser um sucesso em sua empresa:

Confira em nosso blog: Reunião de alinhamento de equipe: 7 dicas para colocar todos na mesma página

BÔNUS: Mais 4 dicas da HBR!

Para complementar nossas dicas, trazemos mais 4 dicas deste artigo da Harvard Business Review:

  • Crie um ambiente propício para a aprendizagem;
  • Minimize as distrações para que todos se mantenham focados;
  • Comece cada treinamento com 2 minutos de meditação;
  • Certifica-se que os intervalos são usado para relaxar (não para checar e-mails, por exemplo!).

Essas foram algumas dicas essenciais para uma boa reunião de treinamento. Coloque-as em prática e tenha acesso aos benefícios que essa importante prática pode trazer para o seu negócio.

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que, além de diversas outras funcionalidades, conta com um módulo de gestão de reuniões.

Conheça mais vantagens do STRATWs One:

  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT.

Além de treinamentos, usar dados de forma inteligente é uma maneira de melhorar o desempenho de seus colaboradores. Baixe nosso e-book gratuito e conheça o People Analytics: Como implementar o People Analytics no RH da sua empresa

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *