.elementor-element .elementor-swiper .swiper { overflow: hidden; }

Ideias criativas para implantar na empresa: confira 5 dicas valiosas

CONTEÚDO

Ideias criativas para implantar na empresa

CONTEÚDO

Imersas em nichos de mercado cada vez mais competitivos, as empresas que querem se destacar precisam pensar “fora da caixa” e buscar constantemente por soluções criativas de negócio.

Seja para lidar com problemas de absenteísmo, custos operacionais, engajamento, produtividade ou desempenho, a criatividade é um importante capital para fazer a organização evoluir.

As ideias criativas para implantar na empresa vão desde ações motivacionais para os funcionários até o uso inteligente da tecnologia. O objetivo é criar um ambiente de trabalho mais saudável e harmônico; e isso refletirá diretamente nos resultados do negócio.

Pensando nisso, fizemos uma lista com as melhores ideias criativas para você se inspirar e implantar na sua empresa.

Confira!

Confira também: Entenda como funciona a criatividade e inovação nas empresas e o que é preciso para estimular seu time

Começaremos nossa lista de ideias criativas para implantar na empresa com a seguinte pergunta: já pensou em levar o seu cachorro ou gato para trabalhar com você? Se antes essa ideia era inconcebível, hoje as coisas já não são bem assim. Várias empresas acreditam que adotar essa política “pet friendly” pode trazer benefícios ao negócio.

No Brasil, por exemplo, a Mars (organização proprietária da Whiskas e Pedigree) foi uma das primeiras empresas a autorizar que os funcionários levassem seus animais sob tutela ao local de trabalho. Essa ideia começou em 2012 e dura até hoje.

Está comprovado que os animais de estimação ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, melhorando o humor das pessoas. Por isso, talvez essa ideia possa dar certo na sua empresa.

Você pode, por exemplo, reservar um dia do mês para que seus colaboradores levem seus cãezinhos e gatinhos para o escritório, desde que fiquem sob a responsabilidade deles a alimentação e os demais cuidados de higiene.

2- Yoga no expediente

O Yoga é uma técnica de meditação oriental que trabalha corpo e mente. Dentre os benefícios, podemos citar:

  • Consciência e alinhamento da postura corporal;
  • Melhora do sono e do processo digestivo;
  • Capacidade pulmonar expandida;
  • Maior concentração;
  • Controle e combate ao stress e à ansiedade;
  • Desenvolvimento pessoal.

Por isso, separe 20 minutos de uma quarta-feira, por exemplo, para que seus colaboradores possam se dedicar a esse exercício. Sem dúvidas eles voltarão para suas mesas com mais energia e disposição.

Leia mais: 6 truques mentais para aumentar sua criatividade

3- Escritório ao ar livre

E se um dia você chamar toda a sua equipe para fazer uma reunião em uma praça arborizada ou em um parque ecológico? Ou simplesmente sair todo mundo para um passeio ao ar livre?

Essas são formas de fazer o funcionário sair um pouco da rotina e estimular a criatividade dele. Além disso, ao inspirar novos ares, ele pode voltar com ótimas ideias para serem usadas em projetos para a empresa e também para a vida pessoal.

A rotina de trabalho tende a fazer com que a pessoa acabe executando suas atividades no “piloto automático”, fazendo, assim, sempre as mesmas coisas e se esquecendo de que há um mundo inteiro lá fora. Por isso, é importante poder sair da sua zona de conforto e ir além das quatro paredes do escritório.

4- Gamificação

A gamificação nada mais é que o uso de mecânicas de jogos com o objetivo de promover o engajamento e motivar certas ações e comportamentos.

Deslocando essa definição para o mundo corporativo, a gamificação é uma forma de tornar as tarefas mais divertidas e incentivar a competição saudável entre as equipes e colaboradores. Por exemplo: o “vencedor” deverá receber uma recompensa, que pode ser monetária ou não.

Faça dinâmicas em que mais de uma pessoa possa ganhar. Isso porque quando apenas um colaborador é premiado, os outros podem se sentir inferiorizados e desmotivados.

5- Software de gestão empresarial

A última dica de ideias criativas para implantar na empresa tem a ver com o uso da tecnologia a seu favor.

Mesmo que você tenha o seu próprio jeito de controlar as finanças e demais dados da sua empresa, é extremamente importante que você profissionalize e automatize o gerenciamento de tantas informações que vão surgindo à medida que o seu empreendimento se desenvolve.

Saiba mais: Você sabe como conduzir um brainstorming? Confira 9 dicas que funcionam

A Siteware possui o STRATWs ONE. Esse sistema foi desenvolvido para otimizar o tempo gasto em tomadas de decisão, engajar os colaboradores e promover a melhoria da produtividade e da governança organizacional. Assim, garantindo melhores resultados para o seu negócio. 

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

solicitar demonstracao 6 Ideias criativas para implantar na empresa: confira 5 dicas valiosas

assinatura mar 18 daniella 5 Ideias criativas para implantar na empresa: confira 5 dicas valiosas

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Gostou das nossas 5 dicas de ideias criativas para implantar na empresa? Lembre-se que criatividade é chave para conseguir se destacar no mercado.

Quer gerar uma cultura de inovação em sua empresa? Então, confira este infográfico gratuito: 5 perguntas para fugir do senso comum da cultura organizacional