Logo siteware

Como implementar a educação corporativa de forma efetiva nas empresas

CONTEÚDO

Publicação:
Publicação:
educacao-corporativa-nas-empresas

CONTEÚDO

A educação corporativa nas empresas já não é apenas uma ferramenta utilizada para treinar os colaboradores. Atualmente, ela é vista como parte da estratégia da empresa, sendo fundamental para ter resultados positivos e colaboradores mais alinhados. Por ser um conceito relativamente novo, muitos líderes e gestores não sabem ao certo como implementar a educação corporativa dentro de sua empresa. Portanto se você quer saber como implantar a educação corporativa na sua empresas acompanhe nosso post.

Leia também: Gestão do conhecimento e educação corporativa: saiba como aliar.

Aprenda como implantar a educação corporativa nas empresas

Para que uma empresa alcance seus objetivos é necessário que tenha um planejamento bem estruturado de todas as ações que serão realizadas. Isso implica em manter seus colaboradores aptos a realizar suas atividades, bem como motivados e engajados. Esta parte pode parecer difícil de ser colocada em prática, mas é possível a partir do momento em que você atrela a educação corporativa com as estratégias da empresa. Dessa forma, é possível trabalhar desenvolvimento pessoal e resultados positivos e cumprimento de metas, tendo impacto direto nos processos internos da empresa.

Veja as dicas que separamos para você aprender como implantar a educação corporativa nas empresas:

Estruture um planejamento

Para incorporar a educação corporativa no planejamento é necessário entender todos os objetivos da empresa como um todo. Existem algumas perguntas que também facilitam esse processo.

  • Qual é o objetivo a ser alcançado com a educação corporativa?
  • Qual será o público a ser atingido?
  • Qual será o objetivo comportamental a ser alcançado por seus colaboradores?
  • Quais são as dores de cada equipe?
  • Quais são as principais barreiras que a empresa passa que poderia trazer dificuldades no aprendizado dos colaboradores?
  • Qual será o formato de aula utilizado?

Com essas perguntas respondidas é possível entender qual será a função da educação corporativa para sua empresa.

Um projeto de educação corporativa deve estar atrelado às estratégias da empresa, dessa forma, os objetivos devem ser de acordo com as mesmas. Os objetivos também devem contemplar os problemas que os colaboradores e a empresa como um todo passam. Para entendê-los é necessário realizar um diagnóstico e analisá-los para que seja elaborado um plano para solucioná-los.

Para entender os problemas e como solucioná-los, é necessário colocá-los no papel de forma com que a cada etapa da educação corporativa o colaborador obtenha aprendizado e o reproduza no ambiente de trabalho, bem como na vida pessoal.

A cada etapa vai ser possível observar o desenvolvimento comportamental e interpessoal dos colaboradores e assim entender as dificuldades que cada um está tendo. Fazendo com que eles tornem-se mais qualificados para o mercado e, consequentemente, trazendo resultados positivos para a empresa.

Crie o conteúdo das aulas e materiais auxiliares

Depois de tudo planejado é necessário começar a colocar em prática, portanto, é necessário estruturar o conteúdo que será trabalhado com os colaboradores. É importante lembrar de trabalhar os materiais auxiliares de acordo com as aulas.

O conteúdo deverá ser adaptado com a modalidade escolhida. Por exemplo, um quadro de anotações funciona muito bem em aulas presenciais, já dentro da realidade da educação a distância artigos ou documentos em texto se adaptem melhor.

Através da educação corporativa nas empresas você consegue alinhar as habilidades individuais com os interesses da empresa, a médio e longo prazo. Mais do que um investimento, é uma questão estratégica. Transformar o conhecimento adquirido de profissionais em materiais que vão capacitar os demais fará com que a os colaboradores absorvam somente o melhor.

Analise os resultados

Não é necessário esperar um ciclo de ensino para começar a analisar os resultados. A partir da primeira aula é possível começar a analisar o impacto desses treinamentos no cotidiano da empresa.

Crie um cronograma de acompanhamento, dessa forma, ficará mais fácil acompanhar a evolução e progresso que os colaboradores tiveram com a educação corporativa.

É importante lembrar que os resultados das análises devem ser levados em consideração na reestruturação das aulas, melhorias de processos educacionais corporativos. Dessa maneira, as aulas ficam sempre atualizadas e atingindo de forma assertiva nas necessidades dos colaboradores e da empresa, tornando-se lucrativa e positiva para ambos os lados.

A EAD Plataforma é uma ferramenta que pode ajudar nesse momento. Ela possibilita a criação e gestão de cursos online.

O post foi esclarecedor? Deixe um comentário com sua opinião.

[Template Gratuito]
[Template Gratuito]
[E-book Gratuito]
[E-book Gratuito]
[Guia prático]
[Guia prático]
[Template Gratuito]
[Template Gratuito]
[Kit Gratuito]
[Kit Gratuito]
[E-book Gratuito]
[E-book Gratuito]
[Planilha Gratuita]
[Planilha Gratuita]
[Template Gratuito]
[Template Gratuito]
[Kit de produtividade]
[Kit de produtividade]
[Planilha Gratuita]
[Planilha Gratuita]
[Planilha Gratuita]
[Planilha Gratuita]
[Planilha Gratuita]
[Planilha Gratuita]
[Ferramenta Gratuita]
[Ferramenta Gratuita]