Softwares para gestão de projetos: 6 dicas para otimizar os trabalhos e alcançar melhores resultados

CONTEÚDO

softwares para gestão de projetos (1)

CONTEÚDO

Com certeza você já se envolveu em uma grande quantidade de projetos em sua carreira. Mas o que é um projeto, afinal? Quais são os melhores softwares para gestão de projetos?

Projeto nada mais é que o planejamento de tempo, custo e mão de obra para atingir uma meta estipulada inicialmente.

Seja qual for a área, a organização é indispensável para obter um resultado enxuto. Assim, evita-se o dispêndio desnecessário de recursos técnicos, humanos e financeiros.

De acordo com uma pesquisa do Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI), um quinto do PIB mundial é gasto nesse campo todos os anos.

Essa porcentagem representa mais de US$ 12 trilhões utilizados em criação, aprimoramento ou finalização de demandas que a sociedade necessita, como desenvolvimento de produtos, aquisição de serviços e até realização de obras.

Organização e foco são elementos basilares para alcançar qualquer objetivo. Se você não quer perder tempo (e, consequentemente, dinheiro) no seu empreendimento, confira nas próximas linhas os melhores softwares para gestão de projetos que você precisa conhecer.

Eles vão te ajudar a integrar pilares de tecnologia, processos e pessoas no gerenciamento de práticas. Tornando, assim, o trabalho mais ágil e com menor risco de falhas.

Precisando de dicas sobre gestão de projetos? Então, baixe nosso infográfico gratuito: 10 boas práticas para gerenciamento de projetos

O que é um software para gestão de projetos?

Um software para gestão de projetos é uma ferramenta que ajuda a planejar, monitorar e controlar todas as atividades de um projeto, desde o início até a conclusão. Com ele, é possível gerenciar tarefas, recursos, orçamentos e prazos, de forma integrada e colaborativa.

O software para gestão de projetos permite uma gestão mais eficiente e eficaz, além de melhorar a comunicação e o trabalho em equipe. Com ele, é possível minimizar riscos e erros, bem como aumentar a produtividade e a qualidade dos resultados.

Entre as principais funcionalidades de um software para gestão de projetos, estão a definição e acompanhamento de cronogramas, a gestão de recursos humanos e materiais, a análise de riscos, a gestão financeira, o controle de qualidade, entre outros.

Existem diversas ferramentas como essa no mercado. Cada uma delas possui suas particularidades, recursos e funcionalidades, mas todos têm como objetivo principal facilitar a gestão de projetos e garantir o sucesso dos mesmos.

Em suma, um software para gestão de projetos é uma ferramenta essencial para empresas e equipes que desejam alcançar resultados mais eficientes e eficazes em seus projetos, garantindo uma gestão integrada e colaborativa de todas as atividades.

Saiba mais sobre o que é gestão de projetos: Gestão de projetos: o que é + 10 melhores práticas

6 dicas de softwares para gestão de projetos

Dica bônus: STRATWs One para gestão de portfólio de projetos

O STRATWs One é um software avançado para gestão de portfólio de projetos. Com recursos como matriz de risco, priorização de projetos e controle orçamentário, o software oferece uma visão clara dos projetos em andamento, permitindo que as empresas alcancem seus objetivos estratégicos de forma eficiente.

Com o módulo de gestão de portfólio do STRATWs One, as empresas podem simplificar o acompanhamento de seus projetos em um painel intuitivo, priorizar tarefas, controlar o orçamento e ter uma visão clara dos cronogramas e responsáveis. Essa abordagem fornece informações consolidadas, facilitando a identificação de oportunidades de melhoria e possibilitando a tomada de decisões embasadas.

Solicite agora uma demonstração 100% gratuita:

stratws one

1 – Google Sheets

Dando início a nossa lista de softwares para gestão de projetos, temos uma das ferramentas mais simples e acessíveis.

O Google Sheets foi desenvolvido pela gigante da web. Ela permite criar, editar e colaborar online a qualquer hora e em qualquer lugar.

Oferecido de maneira integrada ao Google Drive, a planilha eletrônica também permite edição offline, além de suportar e converter os mais diversos formatos de arquivos externos.

Por isso, é um dos softwares para gestão de projetos mais usadas no mundo!

2 – Trello

Um dos mais conhecidos e versáteis softwares para gestão de projetos, o Trello é disponibilizado em versão gratuita. Também conta com uma mais completa para quem precisa de recursos mais elaborados.

Baseada na metodologia kanban, a plataforma é colaborativa por meio de “cartões” e se molda às metas do usuário. Além disso, pode ser acessada por qualquer navegador, dispensando instalação.

Um dos pontos altos é a opção de delimitação de prazos e a visualização do progresso do trabalho em níveis de porcentagem.

A empresa disponibiliza ainda um vídeo tutorial bem didático explicado como usar o Trello. Quer dar uma olhada? Então, confira:

3 – Asana

Desenvolvido com o propósito de simplificar as ações diminuindo o uso de e-mails, a Asana traz quadros e colunas que dividem as etapas do seu projeto de maneira dinâmica e prática.

Ela permite atribuir trabalho a colegas de equipe, limitar prazos e comunicar tarefas finalizadas.

A plataforma também disponibiliza um vídeo-tutorial (em inglês) e tem uma versão paga com mais recursos, mas para utilizar o básico não é preciso gastar nada. Esse é um dos softwares para gestão de projetos mais usados em todo o mundo.

4 – Basecamp

O Basecamp é um dos softwares para gestão de projetos que consegue produzir relatórios e cronometrar atividades a serem desenvolvidas.

Traz um bate-papo para integração entre os membros e um calendário para visualização de compromissos. Além disso, o editor de texto integrado mostra o histórico de modificações feitas no arquivo. 

Disponível na versão, o Basecamp permite o free trial por 30 dias.

Leia também: Dicas para gestão de projetos: o que fazer para alcançar melhores resultados?

Para conhecer melhor o Basecamp, vale conferir este vídeo, em inglês:

5 – JIRA

O diferencial do JIRA é a criação de um “workflow”, sequência de passos necessários para automatizar as etapas do projeto segundo o conjunto de regras demarcadas no início.

Ele gerencia projetos dando tarefas para cada participante e acompanha o progresso e outros itens de modo parecido com alguns dos citados anteriormente.

O Jira só está disponível se o usuário topar desembolsar a partir de US$ 7 por mês, mas justifica o investimento com vantagens como opção em português e instalação local, que dispensa a internet.

Um sistema para prevenção de desastres está incluído para o caso de eventual interrupção do serviço, como uma queda de energia.

softwares para gestao de projetos Softwares para gestão de projetos: 6 dicas para otimizar os trabalhos e alcançar melhores resultados
JIRA

6 – Artia

O Artia possui versão gratuita que disponibiliza atividades e projetos ilimitados para até três pessoas, comentários em tempo real dos participantes e 300mb de armazenamento. Recursos pagos vão desde mais espaço até nuvem privada com suporte prioritário.

Este software promete visão de prazo e rentabilidade dos projetos e controlar o desempenho particular dos colaboradores através de um apontamento de horas trabalhadas.

Agora que você já conhece os melhores softwares para gestão de projetos disponíveis no mercado, já pode escolher qual atende melhor às suas necessidades.  

A importância de usar softwares para gestão de projetos

Um software de gestão de projetos é uma ferramenta de gerenciamento fundamental para empresas que buscam otimizar o fluxo de trabalho e a produtividade das equipes. Além disso, ele permite uma melhor visualização da linha do tempo do projeto e ajuda a manter uma lista de tarefas atualizada e organizada.

No caso de desenvolvimento de software, a utilização de um software de gestão de projetos é ainda mais relevante. Isso porque, nesse tipo de projeto, é comum trabalhar com prazos apertados e diversas etapas a serem cumpridas. A falta de organização e planejamento pode acarretar em atrasos, retrabalhos e até mesmo falhas no produto final.

Com um dos softwares para gestão de projetos, é possível manter o controle de cada etapa do desenvolvimento de software, desde o planejamento até a entrega. A visualização da linha do tempo permite que se tenha uma noção clara dos prazos e etapas a serem cumpridos, evitando atrasos e retrabalhos.

Além disso, a lista de tarefas e a organização do fluxo de trabalho ajuda a manter todos os membros da equipe alinhados e cientes de suas responsabilidades. Isso melhora a comunicação e evita mal-entendidos que podem prejudicar o andamento do projeto.

Leia também: Conheça os 4 segredos de como ter sucesso em gestão de projetos