Projetos

5 ferramentas para gestão de projetos para facilitar o seu dia a dia e alcançar grandes resultados

5 ferramentas para gestão de projetos para facilitar o seu dia a dia e alcançar grandes resultados

Publicação : 31/10/2018

Por Siteware

8 min

ferramentas para gestão de projetos
ferramentas para gestão de projetos

Ao encarar o desafio de fazer a gestão de projetos, muitos profissionais se perdem no meio do caminho por não conseguir colocar em prática as ações necessárias para que tudo possa acontecer como o planejado.

E pensando nesse ponto, as ferramentas para gestão de projetos se tornam essenciais para quem quer se destacar como gestor de iniciativas que trazem resultados.

Mas você já conhece as principais ferramentas para gestão de projetos? Sabe as características de cada uma delas?

Se você tem uma equipe enxuta, com um orçamento apertado e está disposto a usar novos recursos de gestão, existe uma série de soluções que podem ser a escolha certa para você.

Neste conteúdo, você vai conhecer uma lista de 5 ferramentas para gestão de projetos diferentes, cada uma com uma função específica!

As 5 ferramentas para gestão e projetos em destaque:

  1. Slack: comunicação ágil de equipes;
  2. Tello: gestão eficiente de fluxo de tarefas;
  3. Google Drive: troca eficiente de arquivos e informações;
  4. Google Agenda: compromissos e datas em sincronia;
  5. STRATWs ONE: acompanhamento de KPIs em tempo real.

Fazer a gestão de indicadores de desempenho é um dos pontos mais importantes na gestão de projetos, veja mais neste vídeo:

 

Por que utilizar ferramentas para gestão de projetos?

As ferramentas para fazer o gerenciamento de projetos precisam ter uma combinação de funcionalidades com recursos intuitivos e uma interface de usuário bem clara.

Mas por que utilizá-las? A verdade é que durante a execução de projetos, é preciso cumprir com várias ações diferentes ao mesmo tempo. Algumas delas são:

  • Estruturar o processo;
  • Aumentar a produtividade;
  • Alinhar todas as metas;
  • Simplificar a comunicação de qualidade;
  • Garantir a execução de todos os passos;
  • Alertar para o uso das melhores práticas;
  • Guardar todos os dados e informações geradas.

Todos esses são pontos que qualquer projeto precisa contemplar, na prática, para sair do papel. E isso torna praticamente impossível para qualquer pessoa gerenciar projetos com alta qualidade sem o auxílio de ferramentas ou softwares específicos.

Felizmente, existe uma grande variedade de aplicativos para gerentes de projetos que ajudam a cumprir com esses requisitos específicos.

Agora, prepare-se para conhecer quais são as principais ferramentas para gestão de projetos que vão te ajudar a cumprir com todas as etapas e objetivos traçados.

Veja também: Conheça 3 das principais ferramentas de gestão empresarial para planejar e monitorar seu negócio

5 melhores ferramentas para gestão de projetos

1- Slack

Pensando no quesito comunicação de qualidade, o ideal é ter um canal conjunto onde todos os times e integrantes possam manter contato de forma organizada e focada nas atividades que precisam ser entregues.

E com esse foco, o Slack é uma das melhores ferramentas para gestão de projetos. Esse sistema, que pode ser usado gratuitamente e de forma online, tem o objetivo de criar oportunidades para indivíduos ou grupos interagirem com colegas sobre questões relacionadas a projetos.

Este é um aplicativo fácil de usar, com uma interface de usuário muito simples e intuitiva. Cada usuário pode criar um perfil, enviar arquivos e ler mensagens.

Há a possibilidade de criar grupos privados que são chamados de “canais” e as mensagens enviadas dentro do canal são visíveis apenas para os participantes específicos.

Então, se você precisa de colaboração no trabalho equipe, comece a usar o quanto antes o Slack e colha resultados rapidamente.

2- Trello

Para fazer um bom trabalho na gestão de projetos, é importante manter uma sequência lógica de tarefas e ter visibilidade de quais são as etapas seguintes ou o que acabou ficando atrasado em relação ao planejamento.

E para isso, o Trello é uma das ferramentas para gestão de projetos ideal para você. Usando a metodologia Kanban, você pode criar sua conta gratuita, conectar todos os envolvidos e criar colunas de acordo com as atividades que precisa seguir.

Em cada uma dessas colunas é possível inserir cartões que representam cada atividade, sendo possível ainda inserir a data de entrega, a pessoa responsável, observações importantes e comentários para dar mais visibilidade a tudo que precisa ser entregue.

3- Google Drive

Fazer o gerenciamento de projetos requer o uso de vários documentos e processos diferentes. E nesse ponto, o Google Drive é a ferramenta perfeita, não só para armazenamento de informações, planilhas e apresentações.

Ao usar o Google Drive, seu time pode compartilhar arquivos online e fazer acompanhamentos, edições simultâneas e sugestões ou comentários de melhorias. Tudo para que exista esse compartilhamento visando os resultados esperados.

4- Google Agenda

A rotina de atividades durante o processo de gestão de projetos é realmente intensa. Por esse motivo, o Google Agenda também é uma das principais ferramentas para gestão de projetos.

Esse é o melhor sistema para ter visibilidade da sua rotina de trabalho e também de todo o seu time. É importante implementar uma rotina onde todos possam indicar na agenda qual atividade ou reunião será executada em cada momento.

Dessa forma, fica bem mais fácil avaliar como está o volume de ações a cada dia e facilita o trabalho na hora de escolher um horário livre para incluir alguma outra atividade.

5- STRATWs One

Acompanhar a performance e medir o desempenho dos times é fundamental durante a implementação de um projeto.

E uma das melhores ferramentas para gestão de projetos do mercado é o STRATWs One, ideal para transformar sua equipe em um verdadeiro time de alta performance.

A ferramenta possui vários módulos diferenciados que vão ajudar a conduzir qualquer projeto de forma estratégica, como, por exemplo:

  • Performance corporativa;
  • Performance individual;
  • Apresentação de relatórios;
  • Gestão de reuniões;
  • Oportunidades de melhoria.

Utilizar cada uma dessas ferramentas para gestão de projetos permite que os gerentes de projeto e as equipes entendam se estão tendo sucesso e quais ajustes são necessários para alcançar os resultados no futuro.

É possível usar mais de uma dessas ferramentas, usando-as adequadamente, cada uma para sua função específica.

O STRATWs One é um software de gestão corporativa usado por grandes corporações com enorme sucesso, saiba mais sobre ele e sobre a Siteware, empresa que o criou:

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Baixe também nosso infográfico gratuito com ótimas dicas: 10 boas práticas para gerenciamento de projetos