Cumprimento de metas no trabalho: 5 dicas para superar a pressão e atingir resultados

CONTEÚDO

cumprimento de metas no trabalho

CONTEÚDO

A maioria dos profissionais estão sujeitos a ter que cumprir metas no trabalho. Essa pressão faz parte do dia a dia: perseguir resultados individuais e coletivos estabelecidos pelos líderes da empresa que o contratou.

No entanto, o cumprimento de metas no trabalho nem sempre é uma tarefa fácil. Essa pressão dos gestores, a falta de organização das tarefas cotidianas, prazos apertados e pouca cooperação dos colegas são algumas das barreiras que precisam ser transpostas para cumprir metas no trabalho com eficiência.

Por isso, elaboramos esse conteúdo com 5 dicas essenciais que vão te ajudar no cumprimento de metas no trabalho, superando a pressão e os demais desafios:

  1. Estabeleça suas prioridades
  2. Tenha um plano de ação bem estruturado
  3. Evite deixar as coisas para última hora
  4. Não aceite a pressão abusiva imposta pelos seus líderes
  5. Aprenda a descansar

Continue a leitura e saiba que boas práticas seguir para melhorar o seu desempenho.

Leia também: Gestão de metas à distância: 6 dicas para manter os bons resultados da equipe mesmo durante a pandemia de covid-19

5 dicas de como melhorar o cumprimento de metas no trabalho

Não se deixe levar pela pressão de atingir suas  metas! Se você seguir as instruções, você as alcançará naturalmente.

Não pense no futuro, foque no presente. O foco no futuro traz ansiedade e estresse. Isso não significa não se planejar, mas sim focar no trabalho que está fazendo naquele momento: se está planejando o que fazer, não interrompa seu raciocínio com dúvidas sobre o futuro, seja confiante. É preciso estar bem para produzir mais!

E siga o mesmo procedimento para todas as etapas dos processo de atingimento de metas: foco na tarefa que está realizando!

Leia também: Aprenda a escolher o melhor sistema para controle de metas para sua empresa

1. Estabeleça suas prioridades

A primeira dica para o cumprimento de metas no trabalho é estabelecer as suas prioridades. Isso significa que você deve elencar todas as suas metas de acordo com critérios que você considera mais relevantes.

Se o critério escolhido for o prazo, por exemplo, você deverá priorizar as metas mais urgentes. Mas você pode também organizar suas metas dando prioridade para aquelas cujos resultados vão representar maior valor para a equipe.

Colocar as metas em ordem de prioridade é essencial para que você não se perca no meio do caminho.

Uma boa forma de colocar as tarefas em ordem de prioridade, atendendo a dois critérios básicos (urgência e importância) é com a Matriz de Eisenhower!

A Siteware preparou uma Matriz de Eisenhower completa e 100% gratuita para você:

Banner matriz de eisenhower


Para saber o que é a Matriz de Eisenhower e como fazer uma do zero, veja este vídeo preparado pela Siteware:


2. Tenha um plano de ação bem estruturado

Para o cumprimento de metas no trabalho, é muito importante saber que ações deverão ser colocadas em prática para atingir os resultados pretendidos.

Nesse sentido, tenha sempre em mente o quê, quando e como você precisa executar determinadas tarefas para que as metas sejam alcançadas. É importante, também, definir as metas individuais e da equipe. Para isso, você pode consultar o plano de ação que provavelmente o seu gestor elaborou para a equipe.

A outra opção é você mesmo criar o seu próprio plano de ação com base nos resultados que os seus líderes esperam que você alcance. O processo é simples, e a Siteware preparou uma planilha completa e gratuita para você:

Planilha Grátis: FERRAMENTA – Planilha de plano de ação

E não deixe de conferir nosso vídeo:

3. Evite deixar as coisas para última hora

A procrastinação é o pior inimigo que um profissional pode ter. Aqueles que costumam deixar para fazer suas tarefas de última hora acabam entregando tudo às pressas (quando conseguem entregar).

Dificilmente esses profissionais conseguem bater as metas estabelecidas, além de apresentarem um desempenho muito inferior.

Tendo isso em vista, evite o famigerado “empurrar com a barriga”. Se você pode concluir suas tarefas agora, não as deixe para depois.

Organize seus afazeres diários logo no começo do expediente e se comprometa concluí-los. Essa é a melhor hora de definir todas as suas tarefas e organizar de acordo com suas prioridades. Assim, a qualidade das suas entregas tende a melhorar bastante, o que contribui para o cumprimento das metas.

Veja também: 5 passos para acabar com a procrastinação – por Erico Rocha

4. Não aceite a pressão abusiva imposta pelos seus líderes

Quando falamos em cumprimento de metas no trabalho e entrega de resultados, é praticamente impossível que o colaborador não tenha que lidar com a pressão imposta por seus líderes.

Por um lado, pressionar os funcionários em direção às metas estabelecidas é necessário para evitar que eles fiquem acomodados em suas funções. No entanto, essa pressão não pode ser abusiva.

A pressão desmedida imposta no ambiente de trabalho é extremamente prejudicial para a saúde dos colaboradores e é apontada como uma das principais causas de afastamento médico. A longo prazo, ela pode causar problemas como, por exemplo, o burnout.

Portanto, para preservar a sua saúde e o seu bom desempenho no cumprimento de metas no trabalho, não aceite que o seu líder exerça uma pressão abusiva sobre você.

Se esse for o caso, tenha uma conversa franca com ele e explique o seu desconforto.

Veja mais: Como saber dizer não no trabalho: 6 dicas que funcionam

5. Aprenda a descansar

O descanso físico e mental é determinante para o cumprimento de metas no trabalho. Quando o corpo e a mente estão bem descansados, a produtividade e o desempenho geral do profissional melhora de maneira significativa.

Sendo assim, procure fazer pausas curtas durante o seu expediente para arejar as ideias. E o mais importante: não leve trabalho para a casa.

Depois da sua jornada de trabalho, faça alguma atividade de lazer, veja um filme ou uma série ou então simplesmente durma. Aliás, boas noites de sono são essenciais e valiosas.

Acha que dormir 8 horas por dia pode ser excessivo? Então, você precisa aprender a gerenciar melhor seu tempo, veja como:

Leia mais: Como tirar férias no trabalho e aliviar o estresse antes, durante e depois do descanso

Bom, o que você das nossas dicas para cumprimento de metas no trabalho? Implemente-as no seu dia a dia e melhore a sua performance.

O STRATWS One é um software de gestão de performance corporativa que ajuda você a estabelecer metas e indicadores de desempenho, acompanhá-los e compartilhar com equipes e líderes.

Ele já conquistou mais de mil empresas, porque oferece vantagens como estas:

  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar.
stratws one

Baixe nosso e-book gratuito e melhore sua performance: E-BOOK: Fatores de produtividade: um manual para implementar