PDCA x DMAIC: O que são e quais as diferenças?

CONTEÚDO

pdca x dmaic

CONTEÚDO

PDCA x DMAIC | Toda empresa com uma gestão bem consolidada utiliza ferramentas de melhoria contínua para guiar os seus processos. Dentre elas, o Ciclo PDCA e o Ciclo DMAIC são metodologias amplamente conhecidas. 

Mas você sabe quais são as diferenças e semelhanças entre as duas?  

Neste texto falaremos mais sobre cada uma dessas ferramentas de gestão e como elas podem ajudar a sua empresa na resolução de problemas e otimização de processos

O que é PDCA? 

Para falar sobre as diferenças entre uma e outra metodologia, precisamos, primeiro, entender sobre cada uma. Vamos começar com o Ciclo PDCA.

O ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão dividida em 4 etapas: 

  • Plan
  • Do
  • Check
  • Act

O seu objetivo é atuar na melhoria contínua de processos e resolução de problemas. 

Assim, na primeira etapa (Plan), você deve identificar os problemas, planejar as melhorias e criar o plano de ação. 

A segunda etapa (Do) é o momento onde o plano de ação sai do papel e é executado. 

O terceiro passo (Check) é onde tudo que foi executado é checado. Assim, é possível analisar se foram atingidos os resultados esperados. 

Já o último passo (Act) é onde há duas alternativas: se o plano deu certo, replique o processo e padronize para toda a empresa. Se não deu certo, a equipe deve refletir e identificar onde foi o erro e rodar o PDCA novamente. 

Durante todo o Ciclo PDCA, podem ser utilizadas diferentes metodologias e ferramentas de gestão, como: 

Baixe o nosso material 100% gratuito de Ciclo PDCA:

ciclo de pdca

O que é o Ciclo DMAIC? 

Agora você já entendeu o que é o Ciclo PDCA. Mas e o DMAIC? 

Antes de tudo, é importante frisar que o objetivo das duas metodologias é bem parecido: implementar uma melhoria contínua e atuar na resolução de problemas dentro de uma empresa. 

E é por esse motivo que os dois são constantemente colocados lado a lado! 

No entanto, diferentemente do PDCA, o DMAIC é dividido em 5 etapas: 

  • Define
  • Measure
  • Analyze
  • Improve
  • Control

Na primeira etapa (Define), você seleciona os problemas que serão resolvidos e a equipe que irá trabalhar no projeto. Além disso, esse é o momento de pensar sobre as melhorias que podem ser feitas. 

Na segunda (Measure), devem ser levantados dados sobre o problema e definidos indicadores de performance, que darão uma visualização quantitativa da melhoria realizada após o término do projeto. 

Em um terceiro momento (Analyze), a causa-raiz do problema deve ser identificada e, a partir disso, devem ser pensadas formas de contra-atacar as causas. 

Na quarta etapa (Improve), as primeiras ações devem ser pensadas e implementadas. Isso deve ser feito de forma gradual, para não afetar todo o funcionamento de um processo. 

O último passo é o de controlar (Control). Nele, devem ser definidos checklists, controle de estatísticas e indicadores para monitorar as ações que estão sendo realizadas. Além disso, é feita uma análise dos resultados já obtidos, tudo a partir de dados quantitativos e dos indicadores previamente estabelecidos. 

Baixe o material 100% gratuito do Ciclo DMAIC:

banner ciclo dmaic

Diferenças entre PDCA x DMAIC

Como visto acima, tanto o PDCA x DMAIC são ferramentas de gestão com objetivos parecidos. 

Mas, afinal, quais são as diferenças cruciais entre eles?

Primeiramente, o mais óbvio: enquanto no PDCA trabalhamos com 4 etapas, no DMAIC temos 5. Cada uma é diferente entre si e, embora o resultado esperado seja o mesmo, o caminho até ele é bem diferente. 

Para facilitar o entendimento, veja este infográfico que preparamos: 

pdca x dmaic

As diferenças, no entanto, não param por aí. Vejam mais alguns pontos distintos entre as duas metodologias:

  • PDCA é uma ferramenta mais simples e, por isso, mais fácil de aplicar: 

O PDCA é uma metodologia de gestão consideravelmente mais simples e, geralmente, com um menor número de pessoas envolvidas. 

Para a sua execução, geralmente são utilizadas outras ferramentas de gestão (Ishikawa, 5 Porquês, 5w2h, etc). Já o DMAIC, que possui mais etapas, demanda plataformas de indicadores, mais pessoas e, por esse motivo, é mais complexo. 

  • O DMAIC, obrigatoriamente, utiliza ferramentas estatísticas: 

Se a sua empresa tem experiências com ferramentas estatísticas, o Ciclo DMAIC pode ser a solução ideal. 

Toda a sua ideação é baseada em dados quantitativos, acompanhamento de indicadores, utilização de plataformas BI. 

  • DMAIC é mais aprofundado: 

O Ciclo DMAIC, em comparação com o PDCA, é mais aprofundado. Por ter mais etapas e mais pessoas envolvidas, além de contar com dados e plataformas estatísticas, utilizá-lo fará com que a sua empresa investigue o problema mais a fundo e resolva de uma vez por todas. 

No entanto, isso não faz com que o PDCA seja pior: na verdade, os dois são alternativas viáveis para qualquer empresa, mas em momentos diferentes. 

Qual metodologia usar: PDCA x DMAIC? 

Agora você já sabe quais são as principais diferenças entre PDCA x DMAIC. Mas, afinal, qual é a ideal para utilizar na sua empresa? 

Como a grande maioria das respostas no mundo da gestão, depende. 

Em primeiro lugar, você deve se perguntar qual é a ferramenta que melhor domina. Como as duas têm um objetivo parecido, sempre opte pela alternativa que você tem maior conhecimento. 

Além disso, como falado anteriormente, o ciclo DMAIC exige conhecimentos estatísticos e utilização de ferramentas de dados. Se essa não é uma realidade na sua empresa, provavelmente existirá dificuldade em aplicá-lo. 

Por último, mas não menos importante: a equipe já sabe a causa-raiz do problema? Se sim, o ciclo PDCA pode ser a melhor alternativa, pois é mais simples e os desafios serão resolvidos mais rapidamente.

Se a equipe ainda não tem conhecimento da causa-raiz e tem experiências em estatísticas, o ciclo DMAIC pode ser a melhor solução. 

A tecnologia na melhoria contínua de processos 

O Ciclo PDCA e o Ciclo DMAIC são ferramentas de melhoria contínua que buscam otimizar os processos dentro de uma organização. 

Os dois são ferramentas utilizadas há décadas e comprovadamente eficazes. Mas elas podem ser ainda melhores! 

Com a ajuda da tecnologia e de um software de gestão estratégica como o STRATWs One, todo o processo é otimizado. 

No caso do Ciclo PDCA, por exemplo, é possível rodar a metodologia dentro da plataforma, além de dar visualização para toda a equipe com os relatórios em tempo real! 

Já no Ciclo DMAIC, o STRATWs One simplifica toda a visualização. Plataformas de dados e estatísticas, geralmente, não são visuais, o que dificulta o engajamento da equipe.

Com o STRATWs One é possível criar relatórios personalizados, além de indicadores de performance que podem ser acompanhados diariamente. 

Solicite agora uma demonstração 100% gratuita do STRATWs One: 

stratws one