Metodologias de Gestão

Melhore sua gestão imediatamente: aprenda como fazer PDCA passo a passo + ferramenta gratuita

Melhore sua gestão imediatamente: aprenda como fazer PDCA passo a passo + ferramenta gratuita

Publicação : 12/12/2017

Por Siteware

8 min

Como fazer PDCA passo a passo
Como fazer PDCA passo a passo

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre como fazer PDCA passo a passo! Deixe nos comentários o que achou.)

O PDCA é uma metodologia de aprimoramento da gestão, assim como metodologias como o OKR e o FCA. Sua utilização consiste no aprimoramento de atividades (como projetos e processos essenciais para o funcionamento da organização) e na solução de problemas, grandes ou pequenos, que atingem essas atividades.

Você pode encontrar referências a essa metodologia como Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart, nomes respectivos aos seus criadores.

Mas todas essas denominações se referem ao mesmo método, criado nos anos 20, que consiste no ciclo básico Plan, Do, Check, Act. Traduzindo, os passos são, respectivamente:

  1. Planejar
  2. Fazer
  3. Checar
  4. Agir

Quer saber tudo sobre PDCA e como essa metodologia pode ser facilmente implementada na sua organização para trazer melhorias nos processos que já são executados?

Você também pode gostar:

Tudo sobre PDCA

Por que utilizar o Ciclo PDCA?

Como já falamos anteriormente, o conceito do ciclo PDCA ajuda no desenvolvimento da qualidade dos processos e é aliada na solução de problemas.

A aplicação da ferramenta é, inclusive, recomendada pela ISO 9001:2015 – grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral.

O PDCA traz benefícios como:

  • Aceleração e aperfeiçoamento de atividades;
  • Identificação de problemas e suas causas-raiz;
  • Otimização de diretrizes de controle;
  • Integração de etapas produtivas;
  • Envolvimento da equipe (gestores e colaboradores);
  • Aprimoramento contínuo de processos.

Para ajudar na implementação em sua empresa, confira como fazer PDCA passo a passo e inicie esta evolução nos processos de seus negócios o quanto antes.

Como fazer PDCA passo a passo? [Baixe nossa ferramenta ciclo PDCA gratuitamente]

O atributo alt desta imagem está vazio

1- P: Planejar

Vem do inglês PLAN. No primeiro passo do ciclo, você irá criar uma estratégia que solucione os problemas previamente encontrados nas atividades.

Para isso, é preciso ter uma equipe de projetos competente responsável por essa análise, que desenvolva o planejamento de acordo com um caminho que seja viável para a empresa.

No planejamento, você escolhe quais pessoas são mais capacitadas para desenvolverem o ciclo, além de selecionar quais métodos complementares serão utilizados e quais objetivos precisam de foco naquele momento.

Assim, você poderá identificar os problemas, hierarquiza-los e criar planos de ação para soluciona-los da melhor forma possível.

2- D: Fazer

Vem do inglês DO. No segundo passo do ciclo, você vai executar o plano de ação que foi criado no passo anterior. Essa parte é crucial para o bom desenvolvimento da metodologia. Por isso, deve ser feita e analisada cautelosamente para evitar falhas e aumentar o sucesso das ações.

É importante que o Planejamento tenha sido feito detalhadamente e com calma para que não ocorram falhas no resto do processo. O Fazer é a execução do plano criado, e é também onde a equipe é treinada para que o método funcione.

É importante anotar todos os resultados (bons ou ruins) e a data de quando ocorreram, além de comunicar e treinar os colaboradores selecionados para as ações e seus prazos, podendo ser utilizadas técnicas de treinamento. Sem isso, não há como fazer PDCA passo a passo com o sucesso desejado.

3- C: Checar

Vem do inglês check. É o passo no qual a equipe checa e analisa o que foi executado e os resultados obtidos de acordo com o plano de ação.

Essa análise também pode ser desenvolvida durante todo o ciclo do plano, já que serve para a constante verificação do trabalho (se ele está sendo executado de forma correta) e também para seus resultados (quando se verifica estatisticamente seus dados, como falhas e erros.)

É importante verificar se o que foi planejado já está sendo implantado, além de comparar os resultados entre o antes e o depois e o desenvolvimento do atingimento da meta proposta.

Se os resultados colhidos na verificação não forem satisfatórios, é recomendado voltar à fase de Planejamento.

4- A: Agir

Vem do inglês act. É o último passo do ciclo, que consiste em colocar em práticas as ações corretivas dos problemas. No passo anterior (checagem), serão identificados problemas e falhas que serão corrigidos neste passo.

Quem realmente quer entender como fazer PDCA passo a passo, precisa ter em mente que esta é a hora de padronizar o processo, compartilhar o aprendizado com todos os envolvidos, refletir sobre o que pode ser alterado e fazer o PDCA girar novamente!

Conclusão

Agora que você sabe como fazer PDCA passo a passo, é importante ter em mente que assim que ele termina, deve ser recomeçado para garantir a melhoria contínua dos processos da empresa.

Para se aproveitar ao máximo as vantagens do ciclo PDCA, esse processo pode ser refeito quantas vezes for necessário, já que seus conhecimentos são cumulativos.

Não se esqueça que o ciclo é um processo contínuo! Suas fases devem estar em constante desenvolvimento e não devem ser abandonadas. Só dessa forma as melhorias dos processos e das atividades serão cumulativas e visíveis para todos.

Quer saber ainda mais sobre essa metodologia? Leia nosso material complementar sobre o Ciclo PDCA!

Você também pode baixar nossos templates prontos para usar sobre essas e outras metodologias:

Com a solução STRATWs One da Siteware você pode executar sua estratégia e aprofundar nas análises por meio de metodologias como o PDCA. Com o STRATWs, é possível conduzir a análise e a solução de problemas de maneira simples e interativa.

Além do PDCA, nosso sistema conta com metodologias como o FCA, Ciclo DMAIC, Ver e Agir e outras.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Luiza AndradeJornalista, analista de SEO e produtora de conteúdo para a Siteware. Fotógrafa nas horas vagas e completamente viciada em música e internet.