Metodologias de Gestão

Aprenda a usar a metodologia Ver e Agir para a solução imediata de problemas

Aprenda a usar a metodologia Ver e Agir para a solução imediata de problemas

Publicação : 26/09/2017

Por Siteware

5 min

Método Ver e Agir
Método Ver e Agir

Ao falar de gestão de qualidade, podemos enumerar diversas ferramentas que auxiliam na solução de problemas, como o FCA e o Ciclo PDCA . Hoje vamos falar de um método muito eficaz para solução imediata de problemas de baixa complexidade, mas que interferem muito na gestão do negócio: a metodologia Ver e Agir.

O que fazer quando a empresa se depara com problemas que são de fácil resolução e cujas causas são conhecidas pela equipe? A resposta é muito simples, é apenas agir! É exatamente isso que o método Ver e Agir se propõe.

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Quando as ações que precisam ser tomadas para solucionar um problema já são conhecidas, a equipe consegue solucioná-lo rapidamente, sem o uso de métodos muito complexos. Mas como definir quais são esses problemas e como agir corretamente? Siga nosso passo a passo!

Passo a passo da metodologia Ver e Agir:

  • 1. Defina. Primeiro, é importante fazer um levantamento dos problemas que a empresa tem. Para chegar nessa seleção, podem ser feitas reuniões de Brainstorming. Elas ajudam a definir quais problemas estão atrapalhando os processos e auxiliam a equipe no desenvolvimento de possíveis soluções para eles.
  • 2. Priorize. Após definir quais problemas serão analisados e quais são suas possíveis soluções, é hora de colocá-los em ordem de prioridade com a Matriz de Priorização. Com ela, a gravidade e a complexidade dos problemas serão definidas e as questões mais simples serão solucionadas com o método Ver e Agir, enquanto as mais complexas poderão evoluir para uma análise do Ciclo PDCA.
  • 3. Descreva. Quando você e sua equipe já tiverem definido quais problemas serão resolvidos, é hora de analisar suas causas e pensar nas possíveis ações que podem melhorar a situação. Analisar os recursos financeiros que estão disponíveis para a solução de problemas também é importante para que o plano de ação seja alcançável.
  • 4. Execute. Após chegar em um consenso com a equipe de quais ações tomar para solucionar o problema, apresente as ações para todos os colaboradores envolvidos e coloque-as em prática!
  • 5. Monitore e recolha dados. Durante a implantação das soluções, não se esqueça de acompanhar a evolução do plano de ação. Colete dados e informações que serão usados em futuras análises de problemas parecidos. Além disso, não se esqueça de descrever os resultados, incluindo o desempenho da equipe durante o processo.

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Essa metodologia é uma das formas de executar melhor o plano estratégico da empresa. Com ela é possível eliminar problemas que, mesmo podendo ser facilmente resolvidos na teoria, continuam interferindo na gestão por não serem o foco da solução de problemas na prática.

Ao contra-atacá-los, a eficácia dos resultados dos processos aumenta e, consequentemente, o desempenho da empresa também. Dessa forma, a gestão se aproxima cada vez mais de suas metas e objetivos e o plano estratégico da organização consegue tomar forma, se livrando de problemas que impedem as ações de saírem do papel!

 

 

Luiza AndradeEstudante de Jornalismo e estagiária de marketing na Siteware. Amante de fotografia, artes e aspirante à redatora.