Aprenda a usar a metodologia Ver e Agir para a solução imediata de problemas

CONTEÚDO

Método Ver e Agir

CONTEÚDO

Sempre que falamos sobre a gestão de qualidade, podemos enumerar diversas ferramentas que auxiliam na solução de problemas, como o FCA e o Ciclo PDCA. Dessa forma, neste artigo, falaremos de um método que auxilia na solução imediata de problemas de baixa complexidade e que interferem muito na gestão do negócio: a metodologia Ver e Agir.

Isso porque essa metodologia, embora ela seja super simples, é capaz de resolver diversos problemas complexos encontrados e sem precisar de ações muito elaboradas.

Dessa forma, em cenários em que a empresa se depara com problemas que são de fácil resolução e cujas causas são conhecidas pela equipe, a resposta é muito simples, é apenas agir! É exatamente isso que o método Ver e Agir se propõe.

Continue a leitura e saiba mais!

Se preferir, baixe agora mesmo o seu template para a metodologia ver e agir e aproveite! Faça o donwloand!

O que é a metodologia Ver e Agir: qualidade na resolução de problemas

Normalmente, quando as ações que precisam ser tomadas para solucionar um problema já estão mapeadas, a equipe consegue solucioná-lo rapidamente, sem o uso de métodos muito complexos.

Dessa forma, a metodologia Ver e Agir busca analisar e criar um plano de ação, com base na experiência do responsável e sua intuição para solucionar o problema. Assim, é possível agilizar a correção de problemas não priorizados pela administração e sem a necessidade de grandes esforços ou investimentos.

Ou seja, embora a metodologia Ver e Agir seja focada em resolver problemas, não significa necessariamente que ela poderá resolver todos. Isso porque ela deve ser aplicada quando o problema em questão tem a sua causa conhecida.

Por isso, normalmente ela é bastante aplicada em parceria com a última fase do PDCA, que se refere ao momento de corrigir e padronizar. Afinal, quando as ações não saírem conforme o planejado, será necessário uma rápida correção.

Mas como definir quais são esses problemas e como agir corretamente? Siga nosso passo a passo!

Passo a passo da metodologia Ver e Agir:

  • 1. Defina: primeiro, é importante fazer um levantamento dos problemas que a empresa tem. Para chegar nessa seleção, podem ser feitas reuniões de Brainstorming, por exemplo. Elas ajudam a definir quais problemas estão atrapalhando os processos e auxiliam a equipe no desenvolvimento de possíveis soluções para eles.
  • 2. Priorize: após definir quais problemas serão analisados e quais são suas possíveis soluções, é hora de colocá-los em ordem de prioridade com a Matriz de Priorização. Nesse ponto, existem várias ferramentas de priorização, como a Matriz de Einsenhower ou Matriz GUT, por exemplo. Com elas, a gravidade e a complexidade dos problemas serão definidas e as questões mais simples serão solucionadas com o método Ver e Agir, enquanto as mais complexas poderão evoluir para uma análise do Ciclo PDCA.
Banner matriz de eisenhower

  • 3. Descreva: quando você e sua equipe já tiverem definido quais problemas serão resolvidos, é hora de analisar suas causas e pensar nas possíveis ações que podem melhorar a situação. Analisar os recursos financeiros que estão disponíveis para a solução de problemas também é importante para que o plano de ação seja alcançável. Uma metodologia muito utilizada nesta etapa é a 5W2H, que ajuda a criar planos de ação práticos e eficazes.
banner 5w2h

  • 4. Execute: após chegar em um consenso com a equipe de quais ações tomar para solucionar o problema, apresente as ações para todos os colaboradores envolvidos e coloque-as em prática!
  • 5. Monitore e recolha dados: durante a implantação das soluções, não se esqueça de acompanhar a evolução do plano de ação e os resultados alcançados. Colete dados e informações que serão usados em futuras análises de problemas parecidos. Além disso, não se esqueça de descrever os resultados, incluindo o desempenho da equipe durante o processo.

Próximos passos

Essa metodologia é uma das formas de executar melhor o plano estratégico da empresa. Com ela é possível eliminar problemas que, mesmo podendo ser facilmente resolvidos na teoria, continuam interferindo na gestão por não serem o foco da solução na prática.

Ao contra-atacá-los, a eficácia dos resultados dos processos aumenta e, consequentemente, o desempenho da empresa também.

Dessa forma, a gestão se aproxima cada vez mais de suas metas e objetivos e o plano estratégico da organização consegue tomar corpo, se livrando de problemas que impedem as ações de saírem do papel.

Nesse sentido, o ideal é contar com um sistema de planejamento estratégico que ajuda a aumentar, engajar e turbinar os seus resultados, com recursos visuais que melhoram o desdobramento estratégico da empresa.

Esse sistema de gestão empresarial, permite o acompanhamento integrado do desempenho corporativo, e o monitoramento e centralização de todos os indicadores, com foco na tomada de decisão.

E no mercado, um software que possui todas essas características é o STRATWs One, que permite aos gestores organizarem sua rotina de trabalho com melhor gerenciamento e engajamento de todo o time.

Com a nossa ferramenta, você tem acesso a todas essas metodologias de maneira otimizada e facilitada, além de realizar o acompanhamento de indicadores e descobrir oportunidades de melhoria.

stratws one