Liderança

Gestão de metas à distância: 6 dicas para manter os bons resultados da equipe mesmo durante a pandemia de covid-19

Gestão de metas à distância: 6 dicas para manter os bons resultados da equipe mesmo durante a pandemia de covid-19

Publicação : 27/05/2020

Por Siteware

8 min

ilustração de peças de madeira representando a gestão de metas à distância
ilustração de peças de madeira representando a gestão de metas à distância

A pandemia de covid-19 forçou muitas empresas a adotarem o trabalho remoto, com os colaboradores trabalhando em casa. Se esse é o seu caso, então você precisa continuar a leitura deste artigo.

Separamos aqui 6 dicas valiosas para promover uma eficiente gestão de metas à distância. Porque, para gerenciar uma equipe remota, umas das tarefas mais importantes é fazer o controle e acompanhamento das metas da equipe.

Por isso, saiba o que você pode fazer para se adaptar à realidade imposta pelo novo coronavírus e quais ferramentas podem ser grandes aliadas da sua gestão de metas trabalhando remoto.

Leia também: Como fazer gestão à distância e manter a produtividade?

Você precisa tomar providências em relação à pandemia, mas não se deixa levar pelo pessimismo. Esse meme que se espalhou pela internet pode ajudar você a se motivar, nesta hora:

meme sobre o que motivou a gestão de metas à distância nas empresas

Gestão de metas à distância: 6 dicas de como fazer

Gerenciar metas é fundamental em qualquer empresa. Sem isso, não há como avaliar o andamento do negócio, tomar decisões e fazer ajustes.

Mas e quando se está operando a empresas de forma remota? Isso pode prejudicar essa atividade tão importante?

Veja como supera esse desafio!

1 – Tenha bastante clareza ao (re)definir as metas da equipe

As mudanças nas rotinas de trabalho de várias empresas devido à pandemia fez com que os gestores modificassem suas expectativas sobre o cumprimento de metas e objetivos.

Nesse sentido, a gestão de metas à distância deve começar com a redefinição dos resultados que se espera alcançar. Caso o gestor não sinta necessidade desse tipo de mudança, é essencial que ele reforce as metas já estabelecidas e seja o mais claro possível ao fazer isso.

Lembre que este ainda é um momento de muitas incertezas e angústias. E, para que o desempenho dos colaboradores não fique a desejar, é importante que eles se sintam seguros quanto àquilo que se espera deles.

Portanto, na gestão de metas trabalhando remoto, tenha clareza e objetividade ao estabelecer ou reforçar as metas da sua equipe. Assim, todos estarão na mesma página e devidamente alinhados.

Uma maneira consagrada de definir metas é usando a regra SMART. Você conhece? Então, confira este vídeo:

2 – Estabeleça os indicadores de desempenho

Na gestão de metas trabalhando remoto, os indicadores de desempenho se fazem mais do que necessários. Afinal, é a partir dessas ferramentas que o gestor consegue acompanhar a performance dos colaboradores e o progresso das estratégias para, então, fazer os ajustes necessários.

Para uma eficiente gestão de KPIs à distância, escolha aqueles que fazem mais sentido para as atividades da sua equipe. Evite escolher muitos indicadores; foque nos mais importantes e dialoguem mais com seus objetivos.

Confira mais este video e descubra como criar os indicadores de desempenho ideais para o seu negócio:

Leia mais: Como criar indicadores de desempenho e alinhar esses KPIs à estratégia da empresa?

3 – Determine os canais de comunicação com a equipe

Também faz parte de uma boa gestão de KPIs à distância compartilhar a os resultados do indicadores e o atingimento das metas com a equipe. Por isso, é fundamental saber escolher os canais de comunicação entre o líder e seus colaboradores.

Existem diferentes ferramentas disponíveis no mercado e que atendem bem a essa necessidade de comunicação remota.

Veja algumas delas:

  • Na suíte de aplicativos do Google, por exemplo, você tem acesso ao Drive, no qual é possível armazenar (na nuvem) e compartilhar arquivos, além de poder fazer edições de forma colaborativa.
  • Há também o Google Groups, que permite a criação de grupos de discussão. O equivalente na Microsoft seria o Teams.
  • O aplicativo Slack, por sua vez, é uma plataforma de comunicação interna e serve como uma opção ao e-mail. Lá é possível trocar mensagens instantâneas, enviar arquivos e criar grupos de conversa.
  • O Hangouts é a ferramenta semelhante do Google.

Contar com processos e canais de comunicação bem definidos é fundamental não só para repassar as metas e fazer a gestão de KPIs à distância, mas também para esclarecer dúvidas quanto à execução de tarefas e manter os colaboradores motivados.

É de extrema importância que os colaboradores saibam como entrar em contato com seu líder e onde fazer a documentação do trabalho realizado.

Veja mais: Chat interno para empresas: 12 dicas para promover uma comunicação mais eficaz entre colaboradores

4 – Realize encontros periódicos com a equipe

Estar trabalhando remotamente não é motivo para dispensar as reuniões com a equipe. Para uma gestão de KPIs à distância com qualidade, é importante que o líder realize encontros periódicos com seus liderados.

Aplicativos como o Skype e o Hangouts Meet são boas opções para fazer videochamadas individuais e coletivas. Esses encontros servirão para passar feedbacks sobre as metas e fazer certos alinhamentos semanais e mensais.

Além disso, as reuniões são também oportunidades para motivar mais os colaboradores a alcançar os resultados propostos e mostrar que eles têm sim uma liderança a seguir.

Confira em nosso blog: Home office: como evitar a solidão quando você trabalha em casa?

5 – Evite o microgerenciamento

Agora, mais do que nunca, você precisa confiar no potencial dos seus colaboradores. Na gestão de metas à distância, é de extrema importância que você evite o microgerenciamento.

Tentar controlar todos os mínimos detalhes do trabalho da equipe fará com que você acabe desperdiçando um tempo que poderia ser empregado em tarefas mais importantes. Portanto, dê autonomia e confie no seu time.

6 – Utilize um software de gestão especializado

Para a gestão remota, é importante poder contar com um software especializado. O STRATWs ONE é uma ferramenta que te ajuda a alcançar suas metas e objetivos. Dentre algumas de suas funções, podemos destacar a criação, acompanhamento e compartilhamento de KPIs, automatização do processo de gestão à vista e a gestão de reuniões.

Conheça mais sobre a solução da Siteware no vídeo abaixo:

E aí? O que achou das nossas dicas para gestão de metas à distância?

Coloque as nossas recomendações em prática e mantenha os bons resultados mesmo durante a pandemia e o distanciamento social.

Saiba mais: Gestão remota: 5 dicas infalíveis para impulsionar os resultados das equipes que operam à distância

request demo

Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *