7 dicas valiosas de líderes da política e do mercado sobre como liderar na crise

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homem com mão no queixo se pergunta como liderar na crise

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As crises são um período de teste, e esse desafio se torna ainda maior para quem precisa ser um porto seguro para outras pessoas durante a turbulência. Por isso, muitos líderes de vários setores estão, agora, se perguntando como liderar na crise.

Se, por um lado, o futuro é desconhecido, por outro, sempre podemos contar com as experiências do passado para nos darem indicativos de como proceder. Assim, preparamos um artigo com algumas dicas práticas de como liderar em momentos de crise, com base nos exemplos de líderes de sucesso.

Também preparamos alguns materiais para você desenvolver as suas soft skills relacionadas à liderança. Você pode baixá-los gratuitamente nos links a seguir:

Mantenha a calma, respire fundo e vamos entender juntos como sair de um momento de crise fortalecidos e prontos para voltar a prosperar.

Liderar em tempos de crise, segundo John F. Kennedy

John F. Kennedy, um dos presidentes mais carismáticos dos Estados Unidos, teve um enorme desafio durante a sua gestão. Em 1962, no auge da Guerra Fria, o então presidente JFK recebeu evidências fotográficas de que a União Soviética havia implantado mísseis nucleares em Cuba, a menos de 150 km da costa norte-americana.

O fato colocava em ameaça não apenas os Estados Unidos, mas todo o modelo social como o conhecíamos até aquela época. As consequências da detonação desses mísseis seriam incalculáveis. Mas JFK foi um líder exemplar, e conseguiu conduzir os EUA através da crise de forma a evitar um colapso.

Apesar das diferenças entre a crise política da década de 1960 e a crise global sanitária e econômica do século XXI, algumas lições podem ser aproveitadas.

Informe-se sobre a situação

Depois de ter acesso às fotos, Kennedy passou um tempo antes de ir a público coletando mais dados e informações importantes sobre a situação. Isso garantiu que ele tivesse segurança, não só para falar sobre o momento que o país estava vivendo, mas principalmente para tomar decisões.

Confie nos seus interlocutores

Quando chegou o momento de se pronunciar, JFK passou uma mensagem clara, transparente e madura. Ele confiou que a população teria a maturidade e a responsabilidade necessárias para compreender a situação e para agir em colaboração com o governo.

Apresente um plano

Uma crise é um momento em que todas as coisas fogem do script. Nesse tipo de cenário, o pânico é muito comum. Mas o líder precisa ser um porto seguro para as demais pessoas, por isso, ele precisa passar segurança.

Uma boa forma de alcançar isso é apresentando um plano para a sua equipe, assim como JFK apresentou à população na época da Guerra Fria. Além de dar mais segurança, o plano também tornará mais fácil das pessoas agirem em colaboração. Afinal, elas saberão com clareza o que é esperado delas nesse momento.

Toda conduta de Kennedy na ocasião da ameaça nuclear soviética em 1962 pode ser lida no livro “Thirteen days: A Memoir of the Cuban Missile Crisis”, escrito por Robert Kennedy, ex-procurador-chefe dos EUA e irmão de John F. Kennedy.

A liderança em momentos de crise, por Franklin D. Roosevelt

O também ex-presidente dos Estados Unidos Franklin D. Roosevelt liderou o país nos anos 1930, logo depois da Grande Recessão que quebrou o sistema econômico norte-americano, começando em 1929. A sua experiência também pode nos ensinar algumas coisas sobre como liderar na crise.

Mantenha o otimismo

Não podemos dizer que Roosevelt não estivesse preocupado. Afinal, ele era o presidente da maior potência mundial, em um cenário de desemprego a 25%. Apesar disso, ele sempre passou uma imagem confiante e otimista.

Em seu discurso de posse, uma frase passou para a história: “A única coisa que precisamos temer… é o próprio medo”. Depois, continuou afirmando que o país tinha todas as ferramentas necessárias para encontrar as soluções e superar aquele momento. Esse tom confiante deu às pessoas a força necessária para trabalhar e construir a mudança.

Confie nos especialistas

Depois de declarar feriado bancário no país, Roosevelt reuniu um time de especialistas e solicitou que eles sugerissem soluções — e precisava ser rápido! O então presidente montou seu time com pessoas de ambos os partidos, Republicanos e Democratas, confiando que esses profissionais deixariam de lado as divergências políticas para pensar em um plano que fosse positivo para todo o país.

Agir rápido também foi um dos grandes fatores de sucesso de Roosevelt, mas ter eficiência durante a crise não é assim tão fácil. Por isso, nós elaboramos um kit que vai ajudar você a ter mais produtividade para liderar na crise. Baixe gratuitamente:

A história de como Franklin D. Roosevelt implementou o New Deal está descrita no livro “The Coming of the New Deal”, de Arthur Schlesinger Jr. O livro faz parte de uma trilogia do autor sobre o governo do 32º presidente dos EUA.

“Enquanto eles choram, eu vendo lenços”

Essa frase tornou-se famosa entre empreendedores, mas pouca gente sabe a sua origem. O autor dessa máxima é Nizan Guanaes, fundador da agência de publicidade DM9. O contexto da fala foi o ano de 1990, pouco depois que o então presidente do Brasil Fernando Collor de Mello havia congelado todos os investimentos das empresas (e as poupanças dos cidadãos).

O empresário conseguiu evitar o fechamento da empresa e, de quebra, conseguiu ajudar vários clientes a saírem da crise. Dessa experiência, ficaram algumas lições.

Seja criativo

Guanaes lançou um convite de coletiva para a imprensa e os clientes, que seria feita em um McDonalds. Na ocasião, ele apresentaria uma proposta para ajudar todos a ultrapassarem juntos a crise. No convite, ele explicava porque um restaurante fast food: “o nosso dinheiro também sumiu”.

Essa solução criativa teve dois papéis importantes. O primeiro foi ajudar a manter o bom humor, sempre importante em momentos de tensão. O segundo motivo foi mostrar que, algumas vezes, as soluções estão mais próximas do que acreditamos.

Foque na resolução do problema

Ficar chateado e lamentar-se em um momento de crise é completamente normal. O que não pode acontecer é deixar-se ficar paralisado nas queixas. Um bom líder deve conseguir ultrapassar essa fase e passar o seu foco para a solução do problema.

Foi o que fez Guanaes em 1990. Ele encontrou planos e soluções que atendessem os seus clientes e, ao mesmo tempo, impediram a DM9 de abrir falência, demitindo dezenas de colaboradores. No fim, foi um arranjo positivo para todos os lados.

Inspire-se com frases sobre liderança

Se a energia estiver em baixa, encontrar inspiração em frases sobre liderança é sempre válido. Separamos algumas para alimentar a sua motivação.

“A mudança não acontecerá se nós esperarmos por outra pessoa ou se esperarmos por algum outro momento. Nós somos as pessoas pelas quais esperávamos. Nós somos a mudança que buscamos”, Barack Obama, ex-presidente dos EUA.

“Encare a realidade como ela é hoje, não como foi um dia ou como você deseja que seja”, Jack Welch, escritor e empresário norte-americano.

“A coisa mais difícil é a decisão de agir, o resto é apenas tenacidade”, Amelia Earhart, pioneira na aviação.

Agora que você já sabe como liderar na crise, que tal entender um pouco mais sobre como aumentar o engajamento da sua equipe? Nós preparamos um infográfico com informações sobre como ter um time de sucesso e alavancar os resultados do negócio, as situações que desmotivam os seus colaboradores e mais. Faça o download gratuito:

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