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7 hábitos de empreendedores de startup incrivelmente bem sucedidos

7 hábitos de empreendedores de startup incrivelmente bem sucedidos

Publicação : 08/06/2015

Por Siteware

5 min

empreendedores de startup
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Os empreendedores de startup são diferentes uns dos outros – mas não em alguns pontos chave. Superficialmente, empreendedores de sucesso parecem pessoas normais. Mas, se olhar de perto, você pode ver que, em alguns pontos, eles são muito diferentes. Assim como o modo como criam e regem seus negócios.

Conheça os 7 hábitos de empreendedores de startup incrivelmente bem sucedidos e faça com ele:

1 – Eles sempre preferem agir a planejar

Um plano detalhado é ótimo, mas as coisas acontecem e a maioria dos empreendedores não passa dos três primeiros itens do plano de ação antes de “cair na real”. (Eu comecei uma empresa pensando que faria capas de livro para editoras; acabei sendo “ghostwriter” dos livros).

2 – Eles vêm dinheiro como a raiz de todo mal

Eu sei que uma startup de capital intensivo pode requerer quantias significativas, mas a maioria dos negócios requer pouco investimento para começar.

E, muitas vezes, capital limitado é uma benção disfarçada; há a crença de que existe uma relação inversamente proporcional entre o investimento e o sucesso em longo prazo de uma startup: viver com capital apertado ensina lições que uma conta abastecida nunca ensinaria.

3 – Eles gastam somente no que toca seu consumidor

Deixar uma posição corporativa por uma startup pensando que as acomodações serão iguais? Sinto muito.

Antes de gastar, sempre se pergunte “Isso toca o meu consumidor?”. Se a resposta for não, não compre. Se você é um advogado, seu escritório deve reforçar seu profissionalismo; se você é um varejista, seu cliente nem deveria saber que seu escritório existe.

Gaste o dinheiro que for preciso em coisas que fazem diferença real para seus clientes. Quanto mais você der aos seus clientes o que eles querem, mais você terá o que quer em retorno (E, no final, todos ganham).

Lembre-se, sucesso não é medido por um escritório elegante e sim por lucro.

4 – Eles nunca sedem em locação

Exemplo clássico: restaurantes. Com pouco investimento, um restaurante escolhe uma locação mais barata e ruim na esperança de que a boa comida e serviço impecável sejam suficientes para atrair a clientela. Normalmente, somente os credores frequentam esses lugares.

Se você realmente não tem competidores – o que nunca é o caso – e realmente há um mercado para você, os clientes virão. Caso contrário, você perde.

5 – Eles passam a maior parte do seu tempo atrás do que traz retorno

Quase toda startup sonha em achar aquele cliente que te proporciona todas as chances, mas esses são difíceis de encontrar. Foque em prospectar onde há chances razoáveis de sucesso.

Depois você pode aumentar sua base de clientes – usando o que foi aprendido até o momento – para caçar com mais sucesso os clientes maiores.

6 – Eles não enxergam trabalho como um direito

Não importa o quão duro você trabalhe ninguém é obrigado a comprar o que você vende. “Justo” se aplica a como você lida com seus clientes, fornecedores, vendedores, etc. Justiça não se aplica ao fato de você merecer sucesso ou fracasso.

Se você se pega pensando que a vida não é justa e que você deveria obter algum sucesso com seu trabalho, pare. O direito de obter lucro é conquistado, não ganhado.

Ninguém além de você é responsável por garantir seu lucro.

7 – Eles não fazem nada que não gera receita

Tudo o que você faz deve gerar receita. Pare de criar planilhas esotéricas. Não imprima relatórios que só você verá. Não perca seu tempo achando que networking resulta em clientes. Minimize suas tarefas administrativas e foque seus esforços em gerar receita.

Claro que você pode fazer o que ama que o dinheiro segue, mas somente se o que você ama for gerar receita. Se não paga, não faça.

Texto adaptado daqui.

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