Gestão Estratégica

Dashboard de indicadores de desempenho: o que é, benefícios e como fazer

Dashboard de indicadores de desempenho: o que é, benefícios e como fazer

Publicação : 23/04/2019

Por Siteware

11 min

Dashboard de indicadores de desempenho
Dashboard de indicadores de desempenho

(Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre dashboard de indicadores de desempenho. Deixe para nós o que achou nos comentários!) 

Já pensou poder abrir uma tela em seu computador e saber como está o desempenho das principais áreas de sua empresa, em tempo real?

Dashboards de indicadores de desempenho fazem exatamente isso!

Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são importantes métricas de negócios. Com eles, é possível estabelecer onde a sua empresa precisa chegar e avaliar se ela está no caminho certo para alcançar os objetivos estratégicos.

Nesse sentido, um dashboard de indicadores de desempenho leva esse conceito a um nível acima. Isso porque ele reúne todos os seus KPIs em um só lugar. Permitindo, assim, que você visualize a evolução de diferentes processos lado a lado.

Ficou interessado? Então, continue com a gente e descubra o que é um dashboard de indicadores de desempenho. Confira também seus principais benefícios e como criar um para o seu negócio.

Veja também: Conheça seis indicadores para startup que vão ampliar sua visão de negócio e te ajudar a crescer de forma sustentável

Está na dúvida se deve optar por um software que conte com um dashboard de performance? Dê uma olhada neste vídeo.  Ele mostra essa e diversas outras funcionalidades que o STRATWs One pode oferecer para a gestão do seu negócio. Que tal encontrar oportunidades de melhoria?

O que é o dashboard de indicadores de desempenho?

O dashboard de indicadores de desempenho é uma ferramenta que permite monitorar, em tempo real, o andamento e a evolução de diferentes demandas e projetos.

Com ele, líderes e colaboradores passam a ter acesso, de maneira clara e objetiva, a dados e informações relacionadas à gestão e à performance da empresa.

O dashboard de indicadores de desempenho pode ser um mural, um quadro, uma TV ou qualquer outro formato. O importante é que seja em um local em que todos possam visualizar facilmente.

Assim, é possível que os colaboradores saibam o que está dando certo e o que não está. E, a partir disso, fazer as modificações necessárias para atingir objetivos pré-estabelecidos.

A ideia do dashboard de KPIs é compartilhar os indicadores que medem o sucesso de diferentes processos, deixando claro o que realmente importa para a gestão.

Além disso, essa ferramenta é capaz de promover o engajamento entre os colaboradores. E mais, leva a também a otimização de tempo e recursos, mantendo todos focados em alcançar performances cada vez melhores.

Confira: Prestando atenção nos KPIs: indicadores de desempenho de processo

Conheça um pouco mais sobre nosso dashboard de produtividade e gestão, além de outras funcionalidades do STRATWs One:

Benefícios do dashboard

Sabe qual é das principais vantagens de ter as informações sobre o desempenho da empresa em um único painel?  É que você pode ver como os objetivos menores contribuem para os maiores.

Com um dashboard de indicadores de desempenho, você consegue saber como o desempenho de uma área específica exerce impacto no desempenho geral da organização.

Isso pode ajudar, por exemplo, a identificar onde determinados problemas estão se formando. Além de fornecer insights sobre como aprimorar suas metas e estratégias de negócios para atingir um desempenho de alto nível.

Imagine, por exemplo, que sua empresa deseja aumentar seus lucros anuais em 20%. Enquanto isso, você disse a sua equipe de vendas que espera que ela faça 30 vendas de um novo produto por mês.

A maioria de sua equipe está atingindo suas metas, mas os lucros estão estagnados. Ao dar uma olhada no dashboard de indicadores, você percebe que as taxas de clientes que compram novamente estão caindo, afetando seus lucros.

Você, então, conclui que sua equipe está concentrada demais em novas vendas, às custas de cultivar relacionamentos com os clientes existentes. Nesse caso, talvez seja interessante adotar estratégias de fidelização.

Saiba mais: Os objetivos do KPI: como criar indicadores de desempenho

Ficou interessado em contar com um dashboard de resultados em sua empresa? Então, veja mais algumas das funcionalidades do STRATWs One:

Como criar um dashboard de indicadores de desempenho?

Não sabe como fazer um dashboard de indicadores? Com um pouco de dedicação e usando as ferramentas certas, você conseguirá criar seu painel de indicadores de desempenho sem grandes dificuldades. 

Por isso, siga o passo a passo e crie agora mesmo o seu dashboard de acompanhamento de metas.

1 – Defina os indicadores que serão utilizados

Dashboard indicadores de desempenho

O primeiro passo para criar um dashboard é selecionar os indicadores que você considera relevantes para estarem no seu painel. Você pode, por exemplo, colocar no dashboard indicadores relacionados à satisfação dos clientes, ao faturamento, à lucratividade etc.

O ideal é que você saiba escolher bem os KPIs. Evite aqueles que são muito complexos ou muito difíceis de monitorar. Além disso, eles precisam estar alinhados aos objetivos da organização.

2 – Escolha o tipo do seu dashboard

Com os KPIs em mãos, é hora de definir qual vai ser o tipo do seu dashboard. São 3:

Operacional

Esse tipo de dashboard trata do desempenho das atividades operacionais do negócio. Ou seja, aquelas que mantêm o negócio em funcionamento no dia a dia.

O dashboard operacional pode ser utilizado, por exemplo, para coletar dados como números de reclamações e pedidos de suporte técnico ou até mesmo índice de absenteísmo dos funcionários.

Estratégico

Os dashboards de KPIs estratégicos mostram indicadores de desempenho geral de um negócio.

Geralmente, esse tipo de dashboard inclui dados e informações relevantes para a equipe executiva, como volume de vendas anuais e a média de satisfação dos clientes em um período mais longo.

Analítico

O dashboard analítico possibilita uma visão mais ampla dos dados coletados a fim de identificar padrões e tendências específicas.

No caso de um banco, por exemplo, um dashboard operacional pode mostrar que 80% das faturas de cartão de crédito são pagas dentro do prazo, enquanto os outros 20% encontram-se atrasadas. Com o dashboard analítico, o banco consegue identificar fatores em comum e entender as causas do atraso desses pagamentos.

Por meio desse tipo de dashboard, é possível, então, analisar grandes volumes de dados para investigar certas tendências, prever resultados e obter valiosos insights.

Você sabia que também existem tipos de KPIs? Então, confira quais são eles nesta ilustração:

Dashboard indicadores de desempenho
Fonte: HEFLO

Leia também: Saiba como medir indicadores de desempenho do seu negócio com 4 dicas fundamentais

3 – Utilize gráficos adequados

A maneira com que você representa os dados de determinado indicador interfere diretamente em sua interpretação.

Por isso, avalie quais aspectos devem ser apresentados em quais modalidades de gráficos criadas a partir de seu dashboard de KPIs.

Se, por exemplo, você estiver comparando dois indicadores com base no histórico de cada um, talvez seja mais adequado utilizar gráficos de barras ou de linhas em vez daqueles de “pizza”.

4 – Atente-se à escolha das cores

Preste muita atenção nas cores que você vai utilizar no seu dashboard de KPIs. Cores fortes demais e muito chamativas podem cansar quem estiver vendo e o dashboard de metas acaba sendo deixado de lado.

O ideal é encontrar tonalidades não tão agressivas e com um bom nível de contraste. Dessa forma, é possível visualizar o limite de cada informação presente nos gráficos sem se perder em tantas cores extravagantes.

Opte sempre por um visual mais “clean” e menos carregado de elementos desnecessários em seu dashboard de gestão.

5 –  Inclua alertas no seu dashboard

Ao construir o seu dashboard, configure-o para que ele sinalize quando algum indicador estiver muito distante do esperado ou quando alguma meta for alcançada.

Esse recurso é interessante para que você seja notificado quando houver algum problema no percurso ou para indicar você está indo na direção certa.

O uso de alertas em seu painel de indicadores de desempenho sinalizará a necessidade de tomar alguma atitude mais emergencial, mesmo quando você ou algum outro colaborador estiver menos atento.

Agora que você já sabe como criar dashboard de indicadores de desempenho, confira este vídeo de nosso canal no YouTube que mostra como gerenciá-los:

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que permite criar indicadores e dashboards de KPIs para que você monitore o desempenho de equipes e de seus projetos em tempo real.

Assim, você tem acesso a um painel de indicadores de desempenho completo, além de outras funcionalidades, como gerenciamento de reuniões e do seu portfólio de projetos.

Por esse e outros motivos, o STRATWs One já conquistou mais de mil empresas! E você, quando vai se juntar a eles?

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Quer aprender a criar dashboards rapidamente? Então, baixe nosso e-book gratuito: Como criar o seu dashboard de indicadores de desempenho em 3 dias