Gestão de Equipe

6 aplicativos para gestão de equipes: de simples planilhas até softwares completos

6 aplicativos para gestão de equipes: de simples planilhas até softwares completos

Publicação : 16/11/2020

Por Viviane Rodrigues

8 min

aplicativo para gestão de equipes
aplicativo para gestão de equipes

Aplicativo para gestão de equipe, você usa um em sua empresa?

Talvez você até use e nem se deu conta disso. Afinal, ferramentas de colaboração no trabalho já estão incorporadas em nosso dia a dia, inclusive, já vem instaladas em nossos smartphones e computadores.

Atualmente, apps pata gestão de equipe existem das mais variadas formas e modelos. Alguns inspirados na método Kanban, outros são semelhantes a chats, há também aqueles que usam um esquema de timeline, como nas mídias sociais. E, vamos confessar, planilhas online são um dos mais mais usados aplicativos para trabalho em equipe.

E você, quais destes é o aplicativo para gestão de equipes que usa em seu negócio?

Neste posts, vamos mostrar uma série de apps para gestão de equipes que podem ajudar sua empresa a trabalhar de forma mais colaborativa, atingindo melhores resultados e se tornando mais produtiva:

  1. Planilhas eletrônicas online;
  2. Slack;
  3. Basecamp;
  4. Pipefy;
  5. Trello;
  6. STRATWs One.

Confira os detalhes de como cada um deles funciona e escolha os aplicativos para trabalho em equipe mais indicados para usar em sua empresa.

Leia também: Otimize processos com a metodologia Kanban

o que é kanban

Aplicativo para gestão de equipe: conheça 6

Se você ainda não pode arcar com um software completo, existem alternativas gratuitas.

Veja nossas dicas de aplicativos para gestão de equipe e evolua gradualmente até uma ferramenta que vai te dar tudo que precisa para sua empresa crescer de forma sustentável.

1. Planilhas eletrônicas online

Começando pelo mais simples dos aplicativos para trabalho em equipe, as planilhas eletrônicas online são um clássico presente em praticamente todas as empresas.

Versáteis, são uma ferramenta coringa que pode ser usada para diversas atividades do negócio, do controle de fluxo de caixa ao cadastro de clientes, passando por controle de tarefas, montagem de orçamentos e até atividades mais complexas, com CRM, se tiver alguém que entende mesmo como programar as células da planilhas.

Apesar dessa versatilidade e do fato da maioria das pessoas saber como usar as planilhas (nem sempre a programá-las!), elas têm uma capacidade computacional limitada e, além disso, podem ser pouco confiáveis.

Afinal, um mero erro de digitação em uma fórmula pode alterar os resultados de cálculos importantes.

Por falar em planilhas, que tal baixar algumas gratuitas, prontinhas pata usar?

2. Slack

Muitas empresas usam o WhatsApp no seu dia a dia para se comunicar com as equipes.

Mas por que não usar um chat corporativo especialmente criado como um app para gestão de equipes?

O Slack funciona dessa forma e conta com diversas outras funcionalidades, como a criação de canais por departamentos ou projetos, conversas individuais e em grupo, compartilhamento de tela e de arquivos e muito mais.

Além disso, só pode ser usado por integrantes convidados pelo administrador da ferramenta, o que o torna bem mais seguro que um chat aberto convencional.

A Pluga tem um excelente vídeo explicando o que é Slack, este incrível aplicativo para gestão de equipe:

3. Basecamp

Basecamp é uma tradicional aplicativo para gestão de equipe, com 3 milhões e 300 mil usuários, atualmente.

Ele usa uma interface semelhante à timeline de uma mídia social para que cada integrante do grupo receba atualizações de status de tarefas recebidas, feedbacks de colegas e novos trabalhos para fazer, entre outras comunicações.

Você pode usá-lo de diferentes formas, por meio de um calendário com suas tarefa, por exemplo, ou como uma lista de atividades que precisam ser feitas. E, é claro, tem um chat para conversas e uma área para armazenamento e troca de arquivos.

4. Pipefy

O Pipefy é um dos aplicativos para gestão de equipe que usa a metodologia Kanban. Mas o foco do Pipefy não é tanto o fluxo das atividades ao longo do quadro Kanban, mais utilizado para organizar as tarefas, neste caso.

Ele conta com outras funcionalidades que permitem um controle rígido das entregas dos colaboradores, fornece estatísticas de produtividade e também permite a otimização de processos.

Dê uma olhada nestas dicas de como usar o Pipefy:

5. Trello;

O Trello é uma ferramenta bastante admirada por sua simplicidade e interatividade, o que não a impede de proporcionar recursos incríveis para quem precisa gerenciar equipes e projetos.

Usado por empresas como Google, Pinterest e Costco, esse app para gestão de equipes realmente incorpora todas as vantagens  da metodologia Kanban e, além disso, oferece uma série de outros recursos, como calendário de atividade e estatísticas de performance.

Mas o destaque do Trello é sua capacidade de se integrar com outras ferramentas. Ele estimula os desenvolvedores a criarem integrações com outros aplicativos e, assim, ganha enorme versatilidade.

6. STRATWs One.

E se você pudesse usar um software que além de fazer a gestão de equipes, trouxesse todos os dados de performance de sua empresa rapidamente para você analisar e compartilhar?

E mais: com ferramentas de gestão de reuniões, análise de performance individual, gestão de projetos e outras.

Com o STRATWs One você consegue alinhar estratégia e execução, engajando a equipe e trazendo resultados concretos para o negócio.

Isso acontece porque os dados que você precisa são encontrados de forma ágil, facilitando a tomada de decisão e a definição do que precisa ser feito.

Assim, comunica-se rapidamente a equipe sobre as tarefas que precisam ser realizadas e, depois disso, acompanha-se sua performance com ajuda dos KPIs.

Dessa forma, caso as coisas não estejam no caminho certo, mudanças podem ser realizadas rapidamente.

Veja mais sobre o STRATWs One neste vídeo:

Leia também: CASE: Como o STRATWs One foi peça-chave para a obtenção de certificações e creditações na Unimed-BH?

Veja algumas dicas importantes de gestão de equipes neste webinar gratuito e exclusivo: Inteligência Emocional para líderes: Dicas para manter a equipe engajada

Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *