Qualidade

Quais são os indicadores de qualidade e que você deve usar em seu negócio?

Quais são os indicadores de qualidade e que você deve usar em seu negócio?

Publicação : 05/06/2018

Por Siteware

9 min

Quais são os indicadores de qualidade
Quais são os indicadores de qualidade

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre quais são os indicadores de qualidade! Deixe nos comentários o que achou.)

Indicadores de qualidade são ferramentas utilizadas para medir e acompanhar o desempenho de uma empresa e estão entre os principais tipos de indicadores de desempenho de processos, os famosos KPIs (Key Performance Indicators).

No processo de gestão, os indicadores são os melhores companheiros dos gestores, pois medem a diferença entre a situação pretendida (meta) e a situação atual (resultado).

Eles apontam o caminho e são um indispensável referencial.

Os indicadores de qualidade podem ser diversificados e possuem a função de, por meio de padrões preestabelecidos pela empresa e clientes, mensurar o resultado final.

Exemplo: Uma empresa garantiu 100% das entregas dentro do prazo. Então esse é um indicador de qualidade.

Ao utilizar indicadores de qualidade, é extremamente importante acessar regularmente dados precisos, confiáveis e de boa qualidade.

Abaixo, vamos apresentar quais são os indicadores de qualidade ideais para o seu negócio progredir.

O que são indicadores de qualidade?

Indicadores de qualidade são aqueles indicadores que mostram tanto se há produtos ou serviços entregues com inconformidades, defeitos ou descumprindo os procedimentos determinados, assim como indicando se, mesmo dentro desses limites aceitáveis, estão suprindo as necessidades e desejos dos clientes e até se conseguem superar suas expectativas.

Quais as vantagens dos indicadores de desempenho de qualidade?

Antes de falarmos quais são os indicadores de qualidade, veja o que é possível fazer com ao usá-los para direcionar os resultados desejados pela empresa para satisfazer seus clientes:

  • Produzir melhorias;
  • Realizar planejamentos apropriados;
  • Obter informações que auxiliem as tomadas de decisão;
  • Reagir rapidamente à criticidade;
  • Fazer um melhor uso dos recursos;
  • Melhorar a qualidade do serviço prestado.

Quais são os indicadores de qualidade mais usados?

Depois de tantos benefícios apresentados, você deve estar curioso para saber quais são os indicadores de qualidade.

Vamos destacar os 5 principais indicadores de desempenho da qualidade:

Veja agora mais informações e exemplos de indicadores de qualidade.

1. Indicador de Eficiência — Produtividade

É responsável por medir quantos recursos são necessários para a realização da produção.

Com esse diagnóstico, é possível identificar desperdícios que devem ser evitados e vão permitir uma maior produtividade.

É importante saber o número de vezes que algo precisa ser refeito ou um recurso usado durante um processo, por exemplo. Isso impacta diretamente nas revisões de orçamento e de calendário de entregas.

Como calcular? Através da adoção de um software de gestão de produção (com módulos de compra de matéria-prima, custos, prazo de entrega etc.).

Saiba mais: Aprenda a usar os indicadores OEE na sua indústria

Este vídeo também pode ajudar você:

2. Indicador de Eficácia — Satisfação e Fidelidade do Cliente

Elaborar uma pesquisa para saber se o cliente está satisfeito, se voltaria a comprar e se recomendaria o seu serviço é imprescindível para o sucesso do seu negócio.

Estes são alguns dos indicadores de desempenho da qualidade e produtividade mais importantes.

Como calcular? Ir direto à fonte é o ideal.

Faça uma boa pesquisa com os seus clientes para estudar a força do seu produto ou serviço no mercado.

O mais recomendável é enviar por e-mail uma pesquisa de satisfação (rápida, objetiva e concisa), ou usar plataformas de pesquisa automatizada que fazem isso usando a metodologia NPS, por exemplo.

Veja mais: 3 exemplos de indicadores de eficiência e eficácia para otimizar o uso dos seus recursos

3. Indicador de Efetividade — Valor

Como saber se o seu produto ou serviço funciona de fato? Esse indicador vai te ajudar a compreender a influência e a relevância que o que você oferece tem na rotina dos clientes.

Como calcular? Pesquisa de satisfação e pesquisa de mercado são boas opções para definir indicadores. Fique atento às novidades da sua área de atuação e também dos concorrentes.

4. Indicador de Atendimento — Reclamações dos clientes

Os clientes são o termômetro do negócio. Se eles estão reclamando muito, é sinal de que as coisas não vão nada bem. Por isso, indicadores de desempenho da qualidade e produtividade são fundamentais para que você tenha controle da organização interna.

Por quê?

Porque isso reflete externamente.

Verifique se a “engrenagem” da empresa está funcionando de maneira correta, se os funcionários estão realizando suas tarefas com êxito e se empenhando para prestar o melhor atendimento.

Como calcular? Se atentar ao pós-venda.

Crie uma relação amigável e se preocupe com o seu cliente mesmo depois do fechamento do negócio.

Assim, você ganhará a lealdade dele e sua empresa terá boa reputação no mercado.

Outro ponto importante e cada vez mais falado é a experiência do cliente (customer experience).

Você precisa conhecer o comportamento do consumidor ou cliente para criar uma experiência memorável para ele, isso tornou-se uma prioridade, afinal, quanto mais feliz seu cliente estiver com a marca, mais fiel ele será.

Confira também em nosso blog:

5. Indicador de Segurança — Qualidade

Esse indicador de desempenho da qualidade é essencial para não causar danos à saúde ou integridade física do cliente.

Como calcular? Faça testes antes do lançamento do produto.

Verifique se ele atende a todas as medidas de segurança e exigências de certificações e normas nacionais e internacionais.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre quais são os indicadores de qualidade, que tal começar a usá-los para garantir que a sua empresa siga sempre o caminho certo?

Confira em nosso blog outros artigos que poderá ajudar muito você:

DICA EXTRA: FTQ qualidade

É muito importante conhecer quais são os indicadores de qualidade. Por isso trouxemos mais um.

FTQ significa First Time Quality, isto poderia ser traduzido como “qualidade desde o primeiro momento”. Trata-se da apuração da porcentagem de peças produzidas sem inconformidades logo no início de sua produção.

Agora que você conhece os tipos de indicadores da qualidade e produtividade, veja mais dicas de como implantar um sistema de qualidade em sua empresa e também de como criar indicadores de qualidade:

Com o STRATWs One você pode criar, acompanhar e compartilhar KPIS de desempenho da qualidade (e tantos outros) com muito mais facilidade.

Veja mais vantagens do STRATWs One:

  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários.

E se você quiser usar KPIs em seu negócio da maneira correta, baixe nosso e-book gratuito: Como usar KPIs para acompanhar os resultados e engajar seu time?

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!