Como calcular o índice de lucratividade: passo a passo sem segredos desses indicadores

CONTEÚDO

Como calcular o índice de lucratividade

CONTEÚDO

Você sabe realmente quanto sua empresa gera de lucro?

Ter uma noção desse valor ou saber o que sobra na conta corrente ao final e cada mês é bem diferente de conhecer os índices de lucratividade de seu negócio.

Mas como calcular a lucratividade de uma empresa? Você sabe que fórmulas de índice de lucratividade usar? Sabe mesmo fazer a análise de lucratividade de seu negócio?

Ora, é fundamental para qualquer gestor conhecer os principais indicadores financeiros de sua empresa.

Por isso, antes de aprender como calcular o índice de lucratividade, é importante termos uma ideia dos vários tipos de índices existentes.

Neste post, você vai conhecer o conceito de índice de lucratividade, além de indicadores de rentabilidade, e também como calcular a lucratividade da empresa.

Leia também: Tudo sobre gestão de capital de giro: o que é e como medir

Antes de se aprofundar na questão e entender definitivamente o que é índice de lucratividade, então confira este vídeo de nosso canal no YouTube. Ele mestra outras importantes indicadores financeiros para seu negócio:

Introdução aos índices de rentabilidade e de lucratividade

Pode parecer uma questão supérflua em alguns aspectos, mas, na realidade da rotina de trabalho da empresa, você precisa saber quais são os principais índices de lucratividade e de rentabilidade e como são medidos.

Os índices de rentabilidade estão entre as ferramentas mais úteis para uma boa gestão de negócios. Eles têm a função de verificar a capacidade da empresa de gerar renda. Isto é: de ser capaz de remunerar o capital investido.

já o conceito de índice de lucratividade é um pouco diferente. Ele ajuda a perceber se a empresa está conseguindo lucro com a atividade que exerce Isto é: se o seu lucro em relação ao que a empresa fatura é adequado.

Assim, a taxa de lucratividade é calculada em função da receita total da empresa, enquanto a rentabilidade operacional leva em conta o investimento.

Calcular a rentabilidade de uma empresa por meio da taxa de lucratividade e de outros indicadores é crucial para a condução adequada dos negócios e para convencer os investidores a financiar novos investimentos.

É muito importante conhecer esses índices e ganhar confiança na maneira como são calculados. Pois, especialmente nas relações com os bancos, eles são usados com muita frequência e analisados com todo cuidado.

Confira alguns exemplos de indicadores de lucratividade e de rentabilidade:

  • Rentabilidade do capital investido na empresa, denominado ROI (Return on Investment);
  • Rentabilidade do capital próprio do empreendedor, denominado ROE (Return On Equity);
  • Lucratividade das vendas, chamado de indicador ROS (Return on Sales), ou mais popularmente conhecido como índice de lucratividade.

Para calcular índice de rentabilidade e índice de lucratividade a famosa HP12C, calculadora financeira preferida dos economistas, é muito útil.

Confira este tutorial da Caeli Cursos (e os vídeos seguintes) e aprenda como calcular índice de lucratividade na HP12C e outros indicadores:

Saiba mais: Entenda o que são indicadores não financeiros e conheça 4 exemplos para medir o desempenho da sua organização

O que é índice de lucratividade, afinal

O índice de lucratividade mede a rentabilidade média das vendas  Assim, é um indicador muito importante, sobretudo para fazer comparações com empresas que operam no mesmo setor.

Vamos aguardar ainda mais um pouquinho antes de mostrar como calcular o índice de lucratividade.

Primeiro, é bom saber direitinho o que é índice de lucratividade. Sem isso, não há como administrar o financeiro de uma empresa com eficiência.

E se o significado do índice de lucratividade ainda não ficou claro para você mesmo depois de ler o conceito no primeiro parágrafo deste tópico, veja mais detalhes a seguir.

Esse índice se destaca, pois expressa uma síntese imediata e direta de quanto ganho percentualmente há em cada venda. Por isso é tão importante saber como calcular a lucratividade de uma empresa.

Se no meu setor a rentabilidade das vendas é de 10% e minha empresa tem um ROS de 3%, o que isso significa?

Significa que na minha empresa há questões críticas a serem abordadas para melhorara essa relação. Podem se relacionar, por exemplo, a precificação de produtos ou custos de produção.

Assim, podemos usar a seguinte definição do que é índice de lucratividade:

O índice de lucratividade é a relação simples entre o resultado operacional e as receitas líquidas obtidas em um determinado período de tempo.

Portanto, não expressa outra coisa senão a rentabilidade operacional da empresa em relação às vendas feitas.

Veja também em nosso blog: Indicadores financeiros para tomada de decisão: 5 dicas para ser mais assertivo na hora de bater o martelo

Como calcular o índice de lucratividade

Especificamente, o índice de lucratividade é calculado fazendo a relação entre o resultado operacional e a receita líquida de um determinado período de tempo. Ele é chamado de indicador ROS ou índice de lucratividade ROS, que significa Return on Sales, em inglês. Isto é: Retorno sobre Vendas, em nosso idioma.

O retorno sobre vendas (índice de lucratividade ROS) pode ser calculado com bastante facilidade, usando as informações que podem ser deduzidas das demonstrações financeiras.

O índice de lucratividade é obtido pela divisão do lucro líquido anual em relação à receita total do ano e multiplicado por 100.

Veja a fórmula do índice de lucratividade:

Índice de lucratividade = (lucro líquido anual/receita total do ano) X 100

O indicador de lucratividade ROS também pode ser chamado de Índice de Lucratividade Líquida, porque usa o Lucro Líquido em seu cálculo.

Leia mais: Gestão de riscos financeiros: 7 passos para evitar prejuízos e alcançar melhores resultados

Exemplo prático de como calcular o índice de lucratividade

Para chegar até o resultado final do índice de lucratividade, é preciso que você tenha total conhecimento dos números de sua empresa, como recomendam as boas práticas da gestão de performance corporativa.

Você tem que saber qual é o seu faturamento anual, ou seja, tudo aquilo que a sua empresa recebeu durante o ano. Também tem que saber todos os custos operacionais e fiscais deste mesmo ano.

Imagine que você possui uma empresa com faturamento anual de R$ 200.000,00 e os custos operacionais são de R$ 120.000,00.

Isso significa que essa é uma empresa que possui um lucro bruto de R$ 80.000,00 por ano. No entanto, esse valor ainda não é o que precisamos.

Para chegarmos ao lucro líquido, teremos que pegar esse valor do lucro bruto e subtrair os custos fiscais anuais. Continuando no nosso exemplo, vamos imaginar que os tributos sejam de R$ 40.000,00.

Pois bem, temos então uma empresa com faturamento anual de R$ 200.000,00 e com o lucro líquido de R$ 40.000,00 (80.000 do lucro bruto – 40.000 de custos fiscais).

Assim, teríamos o seguinte Índice de lucratividade: (40.000/200.000) x 100

Índice de lucratividade = 20% ao ano

Isso significa que, no ano estudado, a cada R$ 100,00 de venda a empresa lucrou R$ 20,00. Trata-se de um número importante para saber como está a eficiência de sua empresa em relação à concorrência.

DICA: Como ser um bom gestor financeiro: 8 habilidades indispensáveis que você precisa conhecer

Como calcular indicadores de rentabilidade

Para calcular indicadores de rentabilidade é preciso calcular os índices de rentabilidade ROI (Return on Investment) e ROE (Return on Equity0).

Dissemos mais acima que, enquanto a lucratividade leva em consideração o a receita de vendas, a rentabilidade olha para o investimento no negócio.

Assim, você precisa aprender, também, como calcular um indicador de rentabilidade. E um dos mais conhecidos e usados indicadores de rentabilidade é o ROI.

Como calcular ROI

ROI é uma sigla em inglês para a expressão Return on Investment. Isto é: Retorno sobre o Investimento, em português. Quando se trata de uma empresa, o cálculo desse indicador de rentabilidade pode ser feito usando a seguinte fórmula:

Rentabilidade = (lucro líquido / investimento) x 100

Mas, no cado se projetos, quando não existe um lucro líquido para ser consultado em um balanço, usa-se a seguinte fórmula:

ROI = [(recitas – custos) / custos] x 100

Veja um exemplo de cálculo de ROI em um projeto

A inauguração de uma nova loja de uma franquia de alimentos teve investimento de 1 milhão de reais.

Os executivos de finanças da empresa estimavam, na época da inauguração, que a loja pagaria o investimento realizado em 3 anos.

A loja tem um faturamento médio mensal de 100 mil reais. E suas despesas anuais são avaliadas em 840 mil reais.

Será que o departamento financeiro da empresa realmente acertou? Qual foi a rentabilidade da loja, em 3 anos?

Assim, vejamos:

  • A unidade da franquia faturou em 3 anos: 3 x 12 x 100.000 = 3.600.000
  • Os custos em 3 anos foram de: 3 x 840.000 = 2.520.000
  • O investimento inicial foi de: 1.000.000
  • Portanto, o custos totais foram de 1.000.000 + 2.520.000 = 3.520.000

Dessa forma, substituindo na fórmula de rentabilidade:

ROI = [(3.600.000 – 3.520.000) / 3.520.000] x 100

ROI = (80.000 / 3.520.0000 x 100

ROI = 0,0227 x 100 = 2,27

portanto, sim, apesar da rentabilidade ainda ser muito baixa, pouco acima de 2%, a unidade da franquia pagou o investimento nesses 3 primeiros anos de operação.

Agora, com o investimento inicial pago, a tendência é que sua rentabilidade cresça continuamente.

Como calcular o índice ROE

ROR é outro indicador de Lucratividade. ROE é a sigla para as palavras Return on Equity, em inglês. Em português, podemos traduzir como Retorno sobre o Patrimônio Líquido. A fórmula do ROR é a seguinte:

ROE = (lucro líquido / patrimônio líquido) x 100

Portanto, para calcular este índice de rentabilidade, basta consultar o balanço patrimonial ou a DRE de uma empresa e fazer as contas.

Veja um exemplo.

Digamos que um empresa tem patrimônio líquido de 1 milhão e 500 mil reias e realizou um lucro de 300 mil reais.

Substituindo na fórmula, teremos:

ROE = (300.000 / 1.500.0000) x 100

ROE = 0,2 x 100

ROE = 20%

Esse é um índice de rentabilidade fantástico para qualquer empresa!

Agora ficou claro para você o que é lucratividade e o que é rentabilidade? Ótimo, então, passe a usar esse indicadores em sua empresa!

Veja também: Planejamento Financeiro Empresarial: 8 dicas para ter grandes resultados! 

Você sabe como criar indicadores para seu negócio, sejam financeiros ou de outro tipo? Então, confira mais este vídeo de nosso canal no YouTube:

Outra ferramenta financeira importante é o orçamento anual empresarial. Você sabe como fazer um? Então, baixe nossa planilha gratuito, pronta para usar: Planilha Completa – Orçamento Empresarial Anual

A Siteware criou o STRATWs ONE, um software que ajuda sua empresa a acompanhar diversos indicadores de desempenho, não apenas financeiros e de análise de lucratividade, mas abrange também outros fatores, como:

  • performance operacional e de colaboradores;
  • oportunidades de melhoria;
  • gestão de portfólio de projetos.

Mais de mil empresas e 160 mil funcionários usam o STRATWs One.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

solicitar demonstracao 3 Como calcular o índice de lucratividade: passo a passo sem segredos desses indicadores

Baixe nosso e-book gratuito e conheça outros pontos importantes para tornar sua empresa mais produtiva: Fatores de Produtividade