Saiba o que é acreditação ONA e como se enquadrar nessa certificação hospitalar

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O que é acreditação ONA

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Na área da saúde, a avaliação da qualidade dos serviços é fundamental, especialmente como referência para os pacientes, que buscam as melhores opções de tratamento e cuidados. E, quanto a isso, uma das metodologias de acreditação nacional de maior respeito é a certificação para acreditação ONA.

Então, quer saber o que é acreditação ONA e o que ela representa no mercado da gestão hospitalar? Acompanhe nosso artigo e conheça quais são os critérios estabelecidos para definir a excelência dos hospitais no Brasil!

O que é certificação ONA?

ONA significa Organização Nacional de Acreditação. Definindo basicamente, a certificação ONA para hospitais trata-se de uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil.

E o que é acreditação ONA?

O que se entende por acreditação é uma metodologia de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde. Esses serviços podem ser: hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios odontológicos ou mesmo laboratórios de exames.

Para entender o que é acreditação ONA, tenha em mente que ela tem um caráter, acima de tudo, educativo, direcionado para a melhoria contínua e sem objetivo de fiscalização ou controle oficial ou governamental.

Nesse sentido, como toda certificação, não deve ser confundida com as avaliações para licenciamento e funcionamento, que cabem ao Estado.

O processo de acreditação é baseado em três princípios fundamentais:

  • É voluntário, solicitado pela própria organização de saúde;
  • É periódico, com prazo de validade do certificado, necessitando nova avaliação após o vencimento;
  • É sigiloso, ou seja, as informações obtidas em cada organização de saúde durante a avaliação não são divulgadas.

Quais são os objetivos da acreditação ONA?

Agora que você sabe o que é acreditação ONA, é importante entender seus objetivos.

Com a acreditação, a ONA tem por objetivo geral estimular o desenvolvimento de um processo permanente de avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde. Possibilitando, assim, a melhoria contínua da atenção e a garantia da qualidade na assistência à saúde dos pacientes, em todas as Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS) do Brasil.

Como foi desenvolvida a acreditação ONA?

A metodologia de acreditação da ONA foi desenvolvida em 1999, a partir de métodos de certificação regionais e dos manuais da América Latina e de outros países, como Estados Unidos, Canadá, Espanha e Inglaterra.

Para abranger todo o território nacional, ela foi testada em instituições de saúde nas cinco regiões do Brasil.

Desde que surgiu, a ONA coordena o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA), que reúne organizações e serviços de saúde, entidades e instituições acreditadoras em benefício do cuidado do paciente e da qualidade no atendimento.

Quais são as principais vantagens de ter uma certificação ONA?

Dentre as principais vantagens da certificação hospitalar pela ONA, podemos citar:

  • Segurança para os pacientes e profissionais;
  • Busca voluntária da qualidade;
  • Educação dos profissionais;
  • Maior qualidade da assistência;
  • Processo de construção de equipe e melhoria contínua;
  • Melhoria do gerenciamento da unidade.

Qual é a importância dos hospitais serem acreditados pela ONA?

De fato, a Organização Nacional de Acreditação já tem uma atuação longa no mercado da gestão hospitalar, e é reconhecida por qualificar padrões no campo da saúde, de acordo com os valores de credibilidade, legitimidade, qualidade, ética e resultado.

Além de toda essa experiência, a certificação é uma ferramenta que ajuda a instituição acreditada a melhorar o seu o serviço de saúde, desde a assistência até a gestão.

Quais são os níveis de acreditação hospitalar ONA?

O processo de avaliação para a acreditação da ONA é de responsabilidade das Instituições Acreditadoras Credenciadas, que têm como referências as Normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação ONA específico.

Dessa maneira, é necessário que a instituição solicitante prepare a sua candidata para a acreditação dentro dos requisitos da ONA, considerando os seguintes níveis:

  • Acreditação Ona Nível 1 — Acreditado: princípio segurança,
  • Acreditação Ona Nível 2 — Acreditado Pleno: princípio gestão, e
  • Acreditação Ona Nível 3 — Acreditado com Excelência: princípio excelência em gestão.

E vale ressaltar que, para poder garantir um nível superior na acreditação, todos os requisitos do nível anterior deverão estar previamente atendidos.

Acreditação Ona Nível 1

O nível ONA 1 estabelece:

  • Identificação dos requisitos legais e técnicos mínimos para a existência no negócio;
  • Identificação da cadeia de valor e processos-chave;
  • Mapeamento e padronização dos processos primários e de apoio;
  • Identificação dos riscos e definição de mecanismos de controle;
  • Elaboração do Plano de Objetivos e Metas Organizacionais;
  • Avaliação e implantação da Gestão por Competências;
  • Ficha de indicadores básicos de qualidade e segurança;
  • Protocolos clínicos conforme perfil.

Acreditação Ona Nível 2

Já o nível ONA 2 estabelece:

  • Mecanismos de controle para os processos-chave e de apoio;
  • Programa de educação continuada;
  • Grupos de melhoria de processos;
  • Sistemática de análise crítica implantada.

Acreditação Ona Nível 3 

Por fim, o nível ONA 3 estabelece:

  • Gerenciamento do desempenho para toda a organização;
  • Cronograma para Benchmarking dos processos/atividades críticas;
  • Cronograma para Análise Crítica dos Processos;
  • Programa para condução de projetos e melhoria de processos.

Qual é a periodicidade para a nova certificação da ONA?

Para os níveis 1 e 2, a acreditação tem validade de dois anos, com visitas de manutenção nesse intervalo. Já no nível 3, a validade é de três anos, com uma visita anual.

Para manter esses padrões, portanto, a instituição acreditada fica subordinada à estrutura de controle da ONA para a manutenção do desempenho conquistado no processo de certificação.

Assim, a proposta dessa avaliação de acreditação hospitalar é promover a qualidade de vida dos pacientes atendidos por meio da implantação e desenvolvimento de sistemas de gestão em organizações de saúde, de forma a garantir o bom funcionamento do negócio e a satisfação dos pacientes.

E, como vimos, garantir essa qualidade demanda esforço para identificar e resolver problemas com eficiência. Logo, é necessário levar em conta o ponto de vista das várias partes interessadas e envolvidas na avaliação, como os funcionários, os prestadores de serviço, os governos e os pacientes.

Enfim, esperamos que com este conteúdo você tenha compreendido o que é acreditação ONA e quais são as suas vantagens, além da importância da acreditação hospitalar ONA para a gestão e o serviço na área da saúde.

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