Como a maturidade de gestão pode impactar o funcionamento da sua empresa

CONTEÚDO

maturidade de gestão

CONTEÚDO

Vamos começar esse texto com uma pergunta: você sabe em qual estágio de maturidade de gestão está a sua empresa? Não? Não se desespere, você não é o único. 

A verdade é que muitas empresas não sabem quão desenvolvida ela está diante a concorrência. Mas assumir que a sua gestão ainda não está no auge do amadurecimento não é um problema – desde que você esteja disposto a aperfeiçoá-la.

O Brasil, por exemplo, está despontando como o celeiro de startups inovadoras, que a cada ano ganham mais investimentos. Porém, isso não significa que essas corporações sejam organizadas e não passe, por dificuldades – afinal elas ainda estão sendo formadas.

Confira como descobrir em qual estágio da maturidade de gestão a sua empresa se encontra e qual o impacto da maturidade de gestão no funcionamento da empresa.

O que é maturidade de gestão?

Para entender o que é a maturidade de gestão, precisamos focar primeiro na maturidade em si. Ela significa o último estágio do desenvolvimento em algo ou um estado de pleno conhecimento adquirido a ser aplicado

No ramo empresarial, a maturidade é entendida como a condição onde empresas passam por adversidades facilmente e correm poucos riscos quanto às mudanças do mercado.

Ou seja, a maturidade de gestão diz respeito a um setor gerencial que tem o seu desenvolvimento consolidado e dinâmicas bem instituídas. Essa maturidade é fácil de observar em empresas que estão há anos no mercado e se mantém inovando, sem deixar as suas vendas caírem. 

Por outro lado, temos também empresas relativamente novas que já atingiram um estágio de maturidade. Isso porque o negócio está focado em realizar constantes melhorias internas, acelerando o seu processo de maturação

Quais são os níveis de maturidade da empresa?

Agora que você já sabe o que é a maturidade de gestão, confira quais são os níveis de maturidade da empresa. Mas vale lembrar que dependendo da organização e investimento disponível, um negócio pode passar de um nível para o outro rapidamente. 

Startups

Focadas em conseguir dinheiro para se sustentar, as startups são empresas com pouco tempo de formação, onde a gestão ainda se mistura às finanças.

Baseada normalmente em uma ideia ou conceito a ser implementado e desenvolvido, esse formato de negócio procura profissionais alinhados com os seus objetivos e capazes de agregar no crescimento da marca.

Empresas emergentes

Após passarem pelas provações do estágio inicial e sustentarem sua ideia, as empresas podem ser consideradas emergentes se forem bem recebidas pelo mercado.

Entretanto, o pensamento continua sendo imediatista, precisando que todo o negócio funcione perfeitamente para que os lucros, assim como a sobrevivência da empresa, estejam garantidos.

Empresas em expansão 

Priorizando a padronização de processos, as empresas em expansão estão a um passo da maturidade. Sua visão é no futuro e deixa de ter seu fundador como peça principal. Isso significa, por exemplo, a contratação de um novo CEO (Chief Executive Officer).

Nesse momento, os investimentos param de atuar apenas como força motriz para que o produto seja entregue, mas também passam a ser direcionados para setores como inovação ou marketing.

Empresas maduras

O próximo estágio dos níveis de maturidade pertence às empresas que já estão consolidadas em seu mercado. Nessa fase, a preocupação maior é em manter a competitividade, criando produtos com o objetivo de atingir os consumidores.

Quanto ao trabalho interno da gestão, negócios maduros tendem a ter uma relação mais duradoura com os seus colaboradores, priorizando uma cultura interna forte junto a processos bem definidos.

Curva de maturidade da empresa: a maturidade ainda não o último estágio

Engana-se quem pensa que os níveis de maturidade terminam quando a empresa alcança justamente ela. O declínio também pode ocorrer, representado pela curva de maturidade da empresa.

Cada nível apresentado anteriormente representa um grau de ascensão. Porém, a maturidade não é o final do caminho.

Nela a empresa encontrará seu trabalho mais difícil: manter a marca equilibrada e com relevância no mercado e evitar exemplos como o da Kodak, famosa marca ligada a fotografia que ignorou a chegada das novas tecnologias e entrou em declínio.

Como realizar o diagnóstico de maturidade de gestão?

Para descobrir em qual nível de maturidade sua empresa está, é necessário realizar o diagnóstico de maturidade de gestão, analisando 3 pilares da empresa:

Gestão

Nessa etapa serão analisadas as métricas que se relacionam a gestão. Caso elas não existam ou não sejam acompanhadas, já é um bom indicador da maturidade da empresa.

Alguns negócios costumam aplicar uma gestão informal em seus primeiros anos, priorizando os resultados rápidos, mas se esquecendo de estruturar os padrões que serão aplicados para que o gerenciamento seja facilitado.

Pessoas

O segundo pilar analisado é composto pelas pessoas que compõem o negócio. Além da análise de dados da área de RH, como a taxa de saídas de funcionários e a facilidade ou não de realizar suas atribuições, também é interessante conhecer a percepção dos colaboradores sobre a empresa.

Enquanto negócios em crescimento servem de trampolim para aqueles que almejam maior destaque no mercado, empreendimentos com maior maturidade de gestão tendem a atrair profissionais interessados em formar uma carreira.

Processos

Startups e negócios emergentes costumam ter dificuldade de estabelecer processos, por conta da necessidade de se reinventar diariamente e do ambiente propício à inovação. Ou seja, quanto mais respeitados e institucionalizados os processos, maior o grau de maturidade da empresa.

A Siteware preparou um material completo, que faz o Diagnóstico da maturidade do seu planejamento estratégico. É simples, basta responder algumas perguntas e receberá recursos baseados em seus resultados.

Você pode fazer o diagnóstico gratuitamente e em apenas alguns minutos. Basta clicar aqui!

Suba para o próximo nível, consolide informações em um único local

Para garantir a passagem de níveis até atingir a maturidade de gestão, um processo é fundamental: o armazenamento de informações em um único local.

E para assegurar que a sua empresa, seja ela emergente ou madura, consiga consolidar essas informações de maneira unificada, a melhor opção é o STRATWs One

Esse software, perfeito para quem deseja coletar, analisar e armazenar dados de maneira automatizada, é o investimento ideal para sua organização crescer e se destacar diante a concorrência. Clique aqui para saber mais sobre o STRATWs One.